Selecione o dia...

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pesquisa mostra que um terço das marcas de feijão está sem condições de consumo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212247.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) pesquisou 33 marcas de feijão vendidas em diversas partes do país e constatou que quase um terço, nove delas, não poderia ser comercializada. Os produtos apresentavam impurezas acima dos padrões tolerados. Em sete foram encontrados insetos ou larvas vivas misturados aos grãos.

Câmara dos Deputados aprova projeto sobre mudança do clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212246.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que trata das políticas de mudanças climáticas. Os parlamentares aprovaram o texto apresentado pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), relator da proposta na comissão especial que analisou o projeto de autoria do deputado Sarney Filho (PV-MA).

Exportações mineiras de ovos para incubação teve aumento de 1.786%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212243.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A receita das exportações mineiras de ovos de galinha para incubação teve um aumento de 1.786% entre janeiro e setembro de 2009, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) mostram que a cifra gerada pela comercialização internacional do produto, nos nove meses deste ano, foi de US$ 2,7 milhões.

Pesquisa inédita no Brasil irá levantar dados sobre a brusone

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212242.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Velha conhecida do arroz, a brusone é uma doença relativamente recente nos trigais brasileiros, um dos poucos lugares no mundo onde o problema apareceu e tem sido um desafio aos pesquisadores pela falta de conhecimentos para controlar o fungo. Levantar informações da brusone a campo é o objetivo dos viveiros que a Embrapa Trigo começa a instalar na próxima semana em três pontos do país.

Aprovado subsídio na conta telefônica de consumidores com baixa renda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212245.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As contas de telefone fixo dos consumidores de baixa renda poderão ser reduzidas, graças a subsídios previstos no Projeto de Lei do Senado 283/09, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que foi aprovado ontem (28/10), em decisão terminativa, pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal. Os subsídios, segundo a proposta, serão financiados com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

Senadora assume Subcomissão da Água e cobra regras para gestão dos rios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212244.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A necessidade de definição de regras mais claras para a gestão dos rios brasileiros e transfronteiriços foi destacada pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), eleita por aclamação, na manhã de ontem (28/10), como presidente da Subcomissão Permanente da Água. Como vice-presidente da subcomissão, ligada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal, foi eleito o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Indústria está mais confiante na economia e grau de otimismo atinge recorde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212241.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice de Confiança na Indústria (ICI), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 2,7%, em outubro, sobre o mês anterior. Numa escala de zero a 200, passou de 109,2 para 112,2 pontos, o maior nível desde setembro do ano passado, quando foi deflagrada a crise financeira internacional. Naquele período, o levantamento havia constatado 115 pontos.

Pesquisa revela que 69% das estradas brasileiras estão em más condições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212240.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A maior parte das rodovias brasileiras está em más condições de tráfego, segundo pesquisa divulgada ontem (28/10) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Segundo o levantamento, 69% das estradas são ruins, e 31% estão em boas condições.

Cultivares de batata vão aumentar produtividade de agricultores familiares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212238.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Associação Brasileira da Batata (ABBA), a Embrapa estima que haja no Brasil cerca de 30 mil hectares sendo cultivados com batata por agricultores familiares. Para reposicionar suas cultivares junto ao segmento, a Embrapa Transferência de Tecnologia promoveu em Canoinhas (SC), nos dias 27 e 28 de outubro, o treinamento de técnicos e extensionistas de Santa Catarina e Paraná. A ação integra a agenda de transferência de Tecnologia da Empresa no Programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cujo objetivo é aumentar a produção da agricultura familiar.

Compensação por serviços ambientais e uso do fogo na Amazônia brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212237.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O uso do fogo como ferramenta para limpeza de áreas na Amazônia tem gerado intenso debate sobre suas implicações e alternativas. Uma possível origem cultural do uso do fogo é a sua utilização para liberação de nutrientes para cultivos de interesse humano, resultante da percepção empírica dos ancestrais do homem moderno sobre o aumento da fertilidade química do solo após o uso do fogo. Além de fertilizar o solo, o fogo reduz a mão de obra para a limpeza das áreas para cultivo, embora parte do carbono da matéria orgânica seja perdido para a atmosfera como dióxido de carbono (CO2) ou metano (CH4), dois importantes gases de efeito estufa.

Pesquisar este blog