Selecione o dia...

sexta-feira, 16 de maio de 2008

CNA: sem política de governo não há como atender à demanda de alimentos mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100888.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Aumentar o volume de recursos para R$ 110 bilhões para o financiamento da safra 2008/09, facilitar o acesso ao crédito, reduzir os juros do crédito rural de 6,75% para 5% para o custeio e reduzir os spreads bancários são algumas das medidas solicitadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em reunião sobre o Plano Agrícola e Pecuário.

Fazenda gaúcha aumenta em 60% a produtividade do gado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100895.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Fazenda Paraíso, em Herval, município distante 393 quilômetros de Porto Alegre (RS), será a primeira unidade de difusão de tecnologia e gestão pecuária de corte no Estado a apresentar os resultados do projeto Redes de Referência. Uma das quatro propriedades atendidas pela iniciativa, a fazenda aumentou sua produtividade em cerca de 60%, gerando, conseqüentemente, maior receita com as ações de melhoria implementadas na propriedade.

Embrapa lança em SP seus dois primeiros programas de parceria de inovações tecnológicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100892.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), lança hoje (16/5) seus dois primeiros programas de parceria de inovações tecnológicas (ParcInTec): o ParcInTec Ituverava e o ParcInTec Franca. O intuito é conhecer e atender às necessidades em termos de tecnologias e informações agropecuárias de regiões onde a empresa não tem unidades de pesquisa. O foco é a geração, adaptação e transferência de tecnologias inovadoras.

Sem Marina Silva, credibilidade ambiental do governo fica abalada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100891.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra Marina Silva, à frente do Ministério do Meio Ambiente por cinco anos, enviou sua carta de demissão no último dia 13, ao Palácio do Planalto. As razões alegadas por ela foram as dificuldades e resistências encontradas para levar adiante a agenda ambiental federal. O movimento ambientalista lamenta sua saída. Seu substituto será o secretário estadual de Meio Ambiente do Rio e Janeiro, Carlos Minc.

Livro de Gestão Ambiental na Agropecuária é lançado na Bienal do Livro de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100911.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Na noite do dia 17, a partir das 19h, haverá o lançamento do livro Gestão Ambiental na Agropecuária (foto ao lado), na Bienal do Livro de Minas, com a presença dos editores-técnicos Luciano Gebler, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves - RS) e Júlio César Pascale Palhares, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia -SC). Na oportunidade, está previsto um coquetel com sessão de autógrafos e um bate-papo informal com os pesquisadores sobre o tema gestão ambiental na zona rural, considerado um dos maiores desafios para quem lida com a atividade agropecuária no País.

Ministério da Agricultura cria Programa Nacional de Educação Sanitária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100909.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) instituiu hoje (16/5) o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária. A finalidade da proposta é promover a sanidade e a qualidade dos produtos agropecuários brasileiros e de seus derivados, por meio de ações educativas, em toda a cadeia de produção.

Projeto de melhoramento genético de peixe será implantado em Rondônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100905.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Embrapa Pantanal e da Embrapa Meio-Norte, Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estiveram reunidos no final do mês de abril, em Porto Velho/RO, apresentando o projeto Bases Tecnológicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura, mais conhecido como Aquabrasil.

Formação de capineira será mostrada em Dia de Campo da Emater de Rondônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100904.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Com objetivo de orientar produtores sobre as práticas de formação e manejo de capineira, será montada estação com palestra e visita a área dentro do Dia de Campo de Manejo de Pastagem. Além desta, os participantes do evento também visitarão as estações de Manejo e os sistemas de pastagens, nutrição e alimentação, controle da cigarrinha e meio ambiente e o destino das embalagens.

Comissão discute TAC referente à demarcação de terras indígenas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100902.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] A Comissão de Assuntos Fundiários da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), se reunirá amanhã (17/5), no sindicato Rural de Antônio João, com produtores rurais da área afetada e representantes da ONG Recovê para discutir assuntos relativos à situação fundiária no Estado. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que determinou estudo antropológico em 36 áreas indígenas, será o principal tema do debate.

Novo ministro do Meio Ambiente quer mudar lei para reduzir burocracia de licenciamentos ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100896.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu ontem (15/5), em Paris, a elaboração de uma nova lei de licenciamento ambiental para o Brasil, ?com exigências mais rigorosas, mas que diminua ao mesmo tempo a burocracia". As informações são da BBC Brasil. Durante sua gestão como secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Minc reduziu pela metade o tempo para aprovar certificações e licenças de instalação e operação no estado.

Físico da Embrapa é o primeiro latino-americano eleito presidente da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100886.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O físico Ladislau Martin Neto, formado pela Unesp de Bauru, com mestrado e doutorado em Física Aplicada pela USP, no Instituto de Física de São Carlos e com pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, é o novo presidente da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (IHSS). O resultado da eleição, com participação de membros da IHSS em mais de 40 países, foi anunciado na semana passada.

John Deere inaugura no Rio Grande do Sul sua terceira fábrica no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100885.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A nova fábrica de tratores da John Deere, localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul, município a 50 quilômetros de Porto Alegre, será inaugurada no dia 15 de maio. Com capacidade de produção de 15 mil tratores por ano, a unidade conta com 715 funcionários e criou cerca de 1.500 empregos indiretos. O investimento na expansão da capacidade de produção representada pela nova fábrica foi de 250 milhões de dólares, sendo 80 milhões em prédios e equipamentos, 140 milhões em capital de giro e mais 30 milhões destinados a mudanças na fábrica de Horizontina, também no Rio Grande do Sul.

Educação Financeira e Empreendedorismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28152.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos tem como objetivo treinar e capacitar professores de Educação Infantil para desenvolver, nos alunos, habilidades para que saibam como administrar suas finanças de forma consciente, sem prejudicar o meio ambiente, e aprendendo a ter ética ao ganhar e gastar dinheiro. Objetiva incentivar, também, a desenvolver o espírito empreendedor e estimular modos inovadores de raciocínio, o que é fundamental à preparação de nossas crianças para o futuro.

Educação Ambiental na Educação Infantil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28151.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos para auxiliar professores neste assunto extremamente importante. Aborda: o que é Educação Ambiental; Educação Infantil versus Educação Ambiental; pedagogia de projetos; atividades para o professor; atividades de contato com elementos, lúdicas, de artes e de lixo.

500 Perguntas - 500 Respostas: Mamona - 1ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27702.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A mamona é um oleaginosa com destacada importância no Brasil e no mundo, como fornecedora de matéria-prima industrial de inúmeros produtos. A possibilidade do uso do óleo de mamona na produção de biodiesel vem aguçando o interesse do mercado por sua cadeia produtiva. O crescimento da produção nacional de mamona cria uma grande demanda da sociedade por informações atualizadas, que permitem o planejamento e a compreensão do funcionamento dessa cadeia produtiva.

Animais do descobrimento: raças domésticas da história do Brasil - segunda edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27701.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Como parte do esforço de conservação das raças "locais" a Embrapa criou o programa de pesquisa denominado Conservação e Uso de Recursos Genéticos, o qual inclui um forte segmento que contempla as espécies de animais domésticos. A conservação dos recursos genéticos vem sendo realizada pelos seus centros de pesquisa, universidades e empresas estaduais, assim como por produtores privados, sob a coordenação nacional da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Pesquisar este blog