Selecione o dia...

sexta-feira, 5 de março de 2010

Brasil deve ter 44,5% do mercado internacional de carnes até 2020

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213545.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em dez anos, o Brasil deverá ser responsável por 44,5% das exportações mundiais de carne bovina, suína e de frango. A conclusão está no documento Projeções do Agronegócio ? Brasil 2009/10 a 2019/20, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e divulgado onte (4/3). A participação brasileira no mercado mundial de carnes em 2010 será de 37,4%, de acordo com a pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica do ministério.

Pesquisadores da Embrapa participam do livro Agrometeorologia dos Cultivos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213549.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Lançado no final de 2009, o livro Agrometeorologia dos Cultivos: o fator meteorológico na produção agrícola, editado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), reúne uma ampla base de informações sobre os trinta e dois principais cultivos da agricultura brasileira, com um capítulo para cada tema, entre eles o café. A edição conta com a colaboração da pesquisadora da Embrapa Café da área de agrometeorologia, Elza Jacqueline Leite Meireles.

Hillary diz que EUA tentarão compensar o Brasil para evitar retaliações comerciais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213547.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou que o governo do Estados Unidos inicia negociações para um acordo com o Brasil para evitar a retaliação brasileira por causa dos subsídios dados aos produtores de algodão de seu país. É a primeira vez que os norte-americanos se dispõem a apresentar compensações ao Brasil. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que haverá um mês para encerrar o impasse.

Produção de grãos deve aumentar em quase 50 milhões de toneladas até 2020

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213546.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisa realizada pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) mostra que a produção brasileira dos principais grãos ? soja, milho, trigo, arroz e feijão ? deve crescer 36,7% até 2020. Conforme a pesquisa, que foi divulgada ontem (4/3), serão 47,7 milhões de toneladas a mais desses alimentos, que passarão de 129,8 milhões de toneladas colhidas na safra 2008/2009 para 177,5 milhões de toneladas na 2019/2020.

Projeto da EBDA é modelo de produção orgânica de leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213554.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Intensificar o modelo de produção orgânica de leite para bubalinos e bovinos com foco nos princípios agroecológicos, através do uso de tecnologias limpas que preservem a saúde humana e a real possibilidade de sustentabilidade econômica das unidades familiares. Esta é uma das metas traçadas este ano pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), cujo objetivo é otimizar a produção leiteira estadual e colaborar com o aumento da renda dos agricultores familiares sem comprometer a biodiversidade do ecossistema.

ProUni abre segunda etapa de seleção com 85 mil bolsas de estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213553.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem participar da segunda etapa de seleção que começou ontem (4/3) e vai até o próximo dia 7. No total, estão sendo oferecidas 85 mil bolsas: 50.495 parciais e 34.661 integrais.

Minas Gerais recebe missão da União Europeia para discutir questões sanitárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213552.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma nova missão da União Europeia (UE) está no Brasil para dar continuidade aos entendimentos entre o Brasil e o continente europeu sobre questões sanitárias. A missão chega a Minas Gerais no dia 10 de março para auditar propriedades rurais e frigoríficos habilitados a exportar carne bovina in natura para o bloco europeu.

Novo Sisbov é tema de seminário em Belo Horizonte no próximo dia 22

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213551.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No dia 22 de março acontece o seminário técnico para discutir mudanças no Serviço de Rastreabilidade da cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). O evento, que será na escola de veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) das 13h às 18h, tem o objetivo de despertar discussão sobre a nova instrução normativa que trata da rastreabilidade.

Fevereiro de 2010 foi o mais quente de 31 anos na região de Dourados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213550.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Boletim Agrometeorológico da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) registrou o mês de fevereiro deste ano como o mais quente dos últimos 31 anos na região de Dourados. A temperatura média foi 26,4 graus, quase um grau e meio superior à média histórica da região, 25,1 graus. A média das temperaturas mínimas, 20,7 graus, também foi a maior registrada num mês de fevereiro em Dourados.

PAC 2 terá investimentos de R$ 3 bilhões para armazenagem de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213548.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, confirmou que a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a ser lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 26 de março, prevê investimentos de R$ 3 bilhões apenas na área de armazenamento de grãos. Segundo ele, nos países desenvolvidos, mais de 50% dos armazéns são particulares, enquanto no país esse índice é de apenas 15%.

Pesquisar este blog