Selecione o dia...

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Política de comércio exterior precisa de adequação diante da crise mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102566.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Benedicto Fonseca Moreira, avaliou ontem (25/9) que a política de comércio exterior "não está adequada para uma competição internacional aberta, como é hoje. E muito menos numa fase de crise". Para ele, é preciso reorganizar a forma como se conduz essa política. Moreira disse que é preciso que política de produção seja mais voltada para a produtividade, além da adoção de novas políticas cambial e tributária.

Petrobras anuncia a descoberta de nova jazida de petróleo e gás no pré-sal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102562.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Petrobras encontrou uma grande jazida de gás natural e óleo leve na camada do pré-sal ao concluir a perfuração do poço, conhecido como Júpiter, na Bacia de Santos. A informação foi divulgada em nota oficial pela estatal. Confirma, assim, a descoberta destas reserva anunciada em 21 de janeiro deste ano.

Protocolo de intenções vai viabilizar monitoramento por satélite do cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102561.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, visitou ontem (25/9) a Universidade Federal de Goiás (UFG), onde firmou Protocolo de Intenções que envolve o ministério, a universidade, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e organizações não-governamentais. O objetivo do protocolo é viabilizar a realização do Programa de Monitoramento por Satélite do Bioma Cerrado.

Produto inédito reduz o uso de fertilizantes na produção de cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102535.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cientistas da Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) desenvolveram um inoculante a base de bactérias fixadoras de nitrogênio, que aplicado na cana-de-açúcar promove o crescimento da planta sem o uso de fertilizante nitrogenado. O produto pode significar além de uma redução de custos, um ganho ambiental, já que deixarão de ser aplicados de pelo menos 30 quilos de nitrogênio por hectare ano por planta. Segundo os pesquisadores que trabalharam no desenvolvimento do inoculante, o produto deve estar disponível no mercado dentro de dois anos.

Inscrições de animais para participar da 96ª Expofeira de Bagé já podem ser efetuadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102575.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Já estão abertas as inscrições para a 96ª Expofeira, que será realizada de 9 a 19 de outubro, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. Até o dia 30 de setembro os produtores rurais podem efetivar as inscrições de seus animais via núcleo ou associação rural.

Débora Dias é a nova presidente do Núcleo de Criadores de Brangus de Bagé

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102574.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produtora rural Débora Dilélio Dias é a nova presidente do Núcleo de Criadores de Brangus de Bagé. Após seis anos à frente da presidência, Ricardo Willer ressalta a satisfação em ter dado continuidade a um trabalho iniciado na região pelo produtor Belchior Dias por alguns anos. A posse aconteceu na sede da Rural de Bagé no último dia 22.

FertBio 2008 encerra debate sobre solo com mais de 1.650 participantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102573.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A FertBio 2008 encerrou os debates sobre os desafios para uso do solo com eficiência e qualidade ambiental, com conferências sobre a relação entre o uso de fertilizantes nitrogenados e a emissão de gases que provocam o efeito estufa e debate acerca do papel da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) na produção e publicação de conhecimentos da área.

Curso Básico sobre a Cultura da Soja termina hoje

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102572.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Embrapa Soja promoveu, durante essa semana, na sede da Unidade, em Londrina (PR), a segunda edição do Curso Básico sobre a Cultura da Soja. O evento reuniu 50 participantes de todo o país, entre produtores, técnicos agrícolas e profissionais vinculados à cultura da oleaginosa. O principal objetivo é repassar informações sobre as novas tecnologias para a produção da soja, a fim de garantir competitividade e rentabilidade ao produtor.

Nos dias 2 e 3 de outubro será realizado o 4º Workshop em Melhoramento Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102571.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Técnicas inovadoras de melhoramento para florestas cultivadas serão apresentadas no 4º Workshop em Melhoramento Florestal, que será realizado nos dias 2 e 3 de outubro, na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu (SP).

Prorrogado prazo para envio de trabalhos para o V SNPA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102570.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O prazo para envio dos trabalhos para o V Congresso da Sociedade Nordestina de Produção Animal (V SNPA) foi prorrogado para 30 de setembro. As normas de elaboração dos resumos podem ser acessadas no site do evento, onde também estão disponíveis a programação e outras informações. O SNPA será realizado de 24 a 27 de novembro no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju.

Embrapa e empresas apresentam desempenho de híbrido de milho em Sergipe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102569.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em Sergipe, o milho deve atingir uma área plantada de 220 mil hectares neste ano, cerca de 50 mil a mais do que a cultivada em 2007. A estimativa, da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), mostra a abrangência da cultura no estado, mas revela também a preocupação que o produtor deve ter na hora de escolher a semente correta para o plantio.

Alunos de Sergipe avaliam alimentos biofortificados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102568.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Depois de cinco anos de pesquisas para obter alimentos biofortificados (variedades melhoradas que apresentam um conteúdo maior de minerais e vitaminas) chegou o momento de ver qual a aceitação de alguns deles. Cerca de 100 crianças de duas escolas estaduais do povoado Santana dos Frades, em Pacatuba, Sergipe, estão opinando sobre variedades de feijão ricas em ferro e zinco (BRS Pontal) e de macaxeira-amarela com altos teores de
betacaroteno.

Congresso dos Estados Unidos anuncia acordo para solucionar crise financeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102563.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os líderes democratas e republicanos do Congresso dos Estados Unidos anunciaram ontem, dia 25, que chegaram a um acordo sobre os princípios básicos do plano de resgate solicitado pelo governo americano para combater a crise financeira. "Tenho confiança em que podemos agir rapidamente para ratificar o programa, avaliado em US$ 700 bilhões", disse em entrevista coletiva o presidente do Comitê dos Bancos do Senado, Christopher Dodd.

Programa quer incentivar organização de mulheres no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102559.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo quer incentivar as ações feministas no campo e para isso instituiu o Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais. De acordo com a Portaria Interministerial nº 2, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) publicada ontem (25/9) no Diário Oficial da União, o programa pretende "fortalecer as organizações produtivas de trabalhadoras rurais, incentivando a troca de informações, conhecimentos técnicos, de gestão e de comercialização, valorizando os princípios da econômica solidária e feminista, a fim de promover a autonomia econômica das mulheres e a garantia do seu protagonismo na economia rural".

Pimentas e pimentões são temas de nova publicação da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102534.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Quem visita um campo de produção de pimentas dificilmente imagina que está diante de um negócio transnacional, que existe desde o século XVI. Originárias do continente americano, as pimentas do gênero Capsicum foram levadas para o resto do mundo por navegantes portugueses e espanhóis, que buscavam rotas para as especiarias do oriente. Esses desbravadores queriam a pimenta-do-reino ou pimenta-negra, do gênero Piper, mas encontraram um novo tipo de fruto mais pungente (picante), cultivado por indígenas e utilizado na culinária, em rituais, como medicamento e até como instrumento de defesa.

Embrapa promove V Curso sobre Cultura de Tecidos de Plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102567.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] No período de 30 de setembro a 3 de outubro, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju - SE) e o Sergipe Parque Tecnológico (Sergipe Tec) realizam o V Curso sobre Cultura de Tecidos de Plantas. O objetivo do curso é difundir conceitos básicos e técnicas de culturas de tecidos in vitro para profissionais e estudantes das áreas de ciências biológicas, agrárias, botânica e engenharia, além de empresários e produtores.

Seleção de Espécies Forrageiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28414.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Nas últimas décadas, têm sido formados anualmente no Brasil cerca de quatro milhões de hectares de novas pastagens. Uma parcela considerável desta área formada tem se perdido por causa do mau manejo. Mas existe um fator de importância para que uma pastagem seja produtiva: a espécie forrageira escolhida deve ser adequada para as condições de clima, solo e topografia da propriedade. O objetivo deste curso é estudar os fatores que devem ser considerados na seleção de uma forrageira para formação de pastagens.

Segurança Patrimonial para Empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28413.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] ESte vídeo curso aborda os seguintes assuntos: proteção perimetral; serviços de vigilância; organização da segurança; identificação e controle interno; incêndios e emergências; proteção contra furtos e assaltos; iluminação e energia elétrica; planejamento da segurança patrimonial; administração da segurança patrimonial; e, princípios básicos da segurança patrimonial.

Pesquisar este blog