Selecione o dia...

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Quebra na safra de milho dos EUA poderá favorecer produtor brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222150.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil pode lucrar com a quebra na safra de milho nos Estados Unidos. Informações obtidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam para uma possibilidade real de essa quebra ocorrer. Caso seja confirmada, ela poderá resultar em mais mercado para o milho brasileiro que tem, para a próxima safra, expectativa de bater o recorde histórico, com uma produção superior a 34,5 milhões de toneladas.

Reutilização da água melhora vida de agricultores do semiárido nordestino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222145.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O agricultor Wlisses Dantas dos Santos sabe o que é conviver com a escassez de água desde que nasceu, há 29 anos. Sabe também que é preciso encontrar formas de convivência com o semiárido nordestino e para o aproveitamento da pouca água que vem da cisterna. Wlisses mora com os pais, dois irmãos e um sobrinho na comunidade de São Geraldo, no município de Olho D Água do Borges, no Território Sertão do Apodi, a 320 quilômetros de Natal (RN). Dentro desta lógica de conviver em harmonia com o clima seco da região, há três anos, foi implantado o sistema bioágua na propriedade da família. A técnica reutiliza a água usada no banho, para lavar a roupa e a louça na irrigação e fertilização de verduras, frutas e plantas medicinais.

Carta da Bahia propõe a criação da Aliança dos Países Produtores de Cacau da América Latina e Caribe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222144.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A elaboração da "Carta da Bahia" propondo a criação da Aliança dos Países Produtores de Cacau da América Latina e Caribe foi o ponto marcante do I Fórum Internacional do Cacau e Chocolate, encerrado ontem (05/07/12), no Palácio Rio Branco, em Salvador (BA). O evento, que fez parte do Salon du Chocolat da Bahia, reuniu durante dois dias, no Palácio Rio Branco, mais de 150 chocolateiros e especialistas do mundo inteiro para discutir a cadeia produtiva do cacau a nível mundial, focalizando o futuro do cacau e do chocolate.

Instituto de Laticínios Cândido Tostes abre inscrições para exame de seleção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222142.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] A partir do dia 9 de julho de 2012 estarão abertas as inscrições para o exame de seleção para o Curso Técnico em Leite e Derivados do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora (MG). São oferecidas 30 vagas para o segundo semestre letivo, às quais podem concorrer candidatos com o ensino médio completo ou equivalente e ainda os matriculados na 2ª ou 3ª série do ensino médio. As provas serão realizadas no dia 21 de julho, nas dependências do ILCT, durante todo o dia.

Comissão aprova parecer sobre MP que suspende execução de dívidas agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222149.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A comissão mista do Congresso Nacional aprovou, na noite do dia 4 de julho de 2012, o parecer do senador Walter Pinheiro (PT-BA), à Medida Provisória (MP) 565 que autoriza o Executivo a instituir linhas de crédito especiais para atender aos setores produtivos rural, industrial, comercial e de serviços dos municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública reconhecidos pelo Executivo federal.

Comissão da Câmara rejeita isenção para cooperativas de eletrificação rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222148.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados rejeitou no dia 4 de julho de 2012 proposta que dá incentivos fiscais para as cooperativas de eletrificação rural que produzem energia a partir de fonte renovável, com fins de comercialização.

Consulta ao segundo lote de restituições do IR será liberada no dia 9 de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222147.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Receita Federal liberará no dia 9 de julho a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. O dinheiro será depositado no banco no dia 16 de julho. O calendário de pagamento dos lotes regulares de restituições começou no dia 15 de junho e vai até 17 de dezembro.

Safra deve consolidar novo recorde, mesmo com seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222146.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A safra de grãos em 2011/12 deve superar a barreira de 162,9 milhões de toneladas registrados no ciclo passado e quando foi considerada uma supersafra. Isso significa que pelo segundo período consecutivo a produção de grãos será recorde no país, apesar da estiagem em algumas regiões. Os dados são do décimo levantamento de safra divulgado ontem (05/07/12) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília (DF).

Toxina produzida por carrapato pode retardar o avanço de tumores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222143.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores isolaram pela primeira vez uma toxina produzida pelo carrapato Ornithodoros brasiliensis que possui efeito antiangiogênico - capaz de inibir o processo de cicatrização da pele. Segundo o estudo,realizado no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), a substância tem uma perspectiva de uso biotecnológico, pois os compostos antiangiogênicos são promissores agentes que podem ajudar no combate ao câncer.

Você sabe o que é o Ciclo do Carbono?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222141.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com criatividade, muito estudo e inúmeras horas de trabalho de campo, cientistas de Mato Grosso e do exterior conseguiram desvendar a dinâmica do ciclo do carbono nos pequenos rios da Amazônia. Veja os detalhes desta saga e descubra a importância desses estudos para o nosso planeta no vídeo abaixo.

Pesquisar este blog