Selecione o dia...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Desmatamento em agosto avançou em áreas protegidas, aponta Imazon

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212113.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em agosto, a Amazônia perdeu 125 quilômetros quadrados (km²) de floresta em áreas em que as derrubadas não deveriam acontecer. De acordo com os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgados no último dia 14 pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), dos 273 km² de desmate registrados em agosto, 48% ocorreram em unidades de conservação ou terras indígenas, consideradas áreas protegidas.

Restituições do quinto lote do IR 2009 estão à disposição nos bancos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212114.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Receita Federal liberou ontem (15/10) o pagamento do quinto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2009. Também foi liberado o pagamento de um lote residual do Imposto de Renda de 2008.

Ativistas do Greenpeace fazem manifestação contra consumo de alimentos transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212112.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um grupo de ativistas do Greenpeace interrompeu ontem (15/10) a reunião da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) que apresentava, no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), os processos para liberar a produção de arroz transgênico. Eles são contrários ao consumo desses alimentos.

Dia de Campo na TV mostra a sala hospital para suínos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212098.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Hoje, dia 16 de outubro, o Dia de Campo na TV discute o tema Sala hospital: medida reduz mortalidade de suínos. O programa irá ao ar pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no dia 18, às 7h pela TV NBR (Canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). A produção deste programa é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), em parceria com a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Transgênicos: A questão da bonificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212111.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Com a proliferação das culturas transgênicas, interessante questão contratual surgiu: a valorização econômica da soja convencional. O chamado prêmio ou bônus é a diferença - a maior - paga por determinados países importadores aos produtores que lhes forneçam soja tradicional. Tal bonificação representaria verdadeiro incentivo à manutenção das culturas não "transgênicas" e ao desenvolvimento de mecanismos de segregação e rastreabilidade dos grãos. Toda uma nova complexidade se instaura na comercialização da soja e seus subprodutos, vez que ao lado das necessidades logísticas -- colheita, transporte e armazenagem diferenciados - é indispensável a adoção de instrumentos de certificação.

A ameaça ao povo da floresta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212110.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Sete de setembro de 2009. Quarenta anos depois do primeiro contato com o homem branco, pouco temos a comemorar. A nação Suruí vive um momento dramático. Nosso povo está dividido entre os que defendem o meio ambiente e a cultura e aqueles que cobiçam o ganho fácil e estão nas mãos dos madeireiros vivendo uma situação de medo. Centenas de madeireiros agem impunemente no interior da reserva. Quem não concorda, corre risco de vida. As ameaças são constantes.

O incentivo agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212109.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] São Paulo possui um número de habitantes que ultrapassa os 40 milhões. Segundo o último levantamento do Laboratório Urbano de Pesquisa e Análise (Lupa), atualmente existem no Estado 324.601 unidades de produção agrícola, com 20 milhões de hectares assim distribuídos: 3,9% em pastagens, 32,8% com culturas temporárias, 6,0% de culturas perenes, 11,9% em vegetação natural, 5,0% em reflorestamento e 4,9% com brejos e várzeas.

Tudo pronto para o maior evento da cafeicultura do Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212108.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A segunda edição da FICAFE - Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná acontece entre 5 e 6 de novembro de 2009, no Pavilhão de Convenções do Centro de Eventos de Jacarezinho. É um evento de negócios que visa a comercialização, facilitando a aproximação entre produtores e compradores de cafés especiais.

Congresso Abraves: Painel de Sanidade destaca circovírus e micoplasma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212106.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Em uma época em que as barreiras sanitárias tomam o espaço das barreiras econômicas, a sanidade virou a palavra de ordem. Por isso, os gargalos e as oportunidades de estratégias sanitárias serão discutidos por especialistas em sanidade em granjas de suínos em países como Estados Unidos, Brasil e Bélgica durante o Painel de Sanidade do 14º Congresso Brasileiro de Veterinários Especialistas em Suínos - Abraves 2009, que vai acontecer entre os dias 26 e 29 de outubro, no Center Convention, em Uberlândia, Minas Gerais.

Projeto da FEI que gera energia elétrica com roda d?água ganha prêmio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212105.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Levar energia elétrica para residências rurais de pequeno porte de forma sustentável foi um dos objetivos propostos para o desenvolvimento de um gerador para roda d?água, idealizado pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI). O dispositivo foi premiado na categoria Incentivo à Pesquisa na Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural (Agrifam), realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, em Agudos, no interior de São Paulo. O projeto de iniciação científica recebeu placa e menção honrosa.

Pesquisar este blog