Selecione o dia...

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Instituições se unem para elaborar relatório de recursos genéticos vegetais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102121.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Meio Ambiente e Relações Exteriores, além de instituições de pesquisa e universidades brasileiras estiveram reunidos na sede da Embrapa, em Brasília (DF), nos dias 21 e 22 de agosto, com o objetivo de discutir estratégias para elaboração do 2º Relatório Nacional sobre os Recursos Genéticos Vegetais.

Ministro do Meio Ambiente desmente plantio de cana no Pantanal Matogrossense

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102137.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, negou ontem (25/8) que o governo esteja estudando alguma proposta para permitir o avanço da cultura da cana-de-açúcar no Pantanal Matogrossense. Ele negou que sejam verdadeiras as informações veiculadas no jornal O Globo, na edição dia 23 de agosto, quanto à exploração de canaviais e a instalação de usinas no bioma.

Encontro Econômico debate parceria Brasil-Alemanha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102120.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mobilidade, segurança energética e proteção ao clima são os temas centrais do 26º Encontro Econômico Brasil-Alemanha. O evento reunirá cerca de 500 empresários alemães e brasileiros em Colônia, Alemanha, durante três dias.

Inscrições para o Prêmio Embrapa de Reportagem terminam dia 1º de setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102119.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As inscrições para a 12ª edição do Prêmio Embrapa de Reportagem se encerram no dia 1º de setembro. Podem participar matérias veiculadas no período de 16 de agosto de 2007 a 31 de agosto de 2008 que tratem das várias possibilidades que já existem de diminuição de impactos e mesmo limpeza da atmosfera que podem vir da atividade agrícola.

Proposta de banda larga como serviço público pode elevar impostos e encarecer o serviço

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102116.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A possibilidade de tornar a transmissão de dados em alta velocidade, conhecida como banda larga, um serviço público, para um melhor controle da qualidade e do atendimento, foi discutida no último dia 22 em reunião do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com representantes das operadoras de telefonia. O encontro debateu as mudanças propostas pela agência no Plano Geral de Outorgas (PGR).

Canal Rural exibe último programa da série "Potências da Soja"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102136.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Canal Rural exibe amanhã, dia 26, o último episódio da série Potências da Soja, projeto que visitou os quatro maiores produtores e consumidores de soja do mundo: Brasil, Argentina, Estados Unidos e China. O último programa da série, gravado na China, mostra o funcionamento da maior bolsa de mercadorias do Oriente e como os negócios no país interferem na economia internacional, especialmente pelo volume que representam.

Grupo Matsuda inaugura fábrica em Vitória da Conquista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102131.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Matsuda Sementes e Nutrição Animal inaugura, no próximo dia 29 de agosto, sua unidade de produção da Bahia, em Vitória da Conquista (BA), para a produção de suplementos minerais destinados à nutrição animal. Com essa nova unidade, o Grupo Matsuda passa a contar com quatro fábricas, instaladas também em Álvares Machado (SP), São Sebastião do Paraíso (MG) e Cuiabá (MT), estando ainda finalizando as obras da quinta unidade, em Imperatriz (MA).

TI como serviço para pequenas e médias empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102130.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Há diversos fatores que indicam porque as médias e pequenas empresas não permanecem muito tempo no mercado, mesmo sendo as responsáveis pela maior geração de empregos. Surgem especulações sobre amadorismo, falta de planejamento e preparo do novo empresário e também ao considerável valor dos impostos e tributos.

Estimativa de renda agrícola para 2008 não reflete realidade econômica da cafeicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102126.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] A estimativa da renda agrícola para 2008, elaborada pela AGE/MAPA (Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e divulgada, no último dia 12 de agosto, pela Assessoria de Comunicação Social da Pasta, não reflete a realidade econômica da cafeicultura brasileira.

Rumo a joint-ventures internacionais na produção de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102124.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Na abertura da Conferência de Alto Nível sobre Segurança Mundial, realizada em 3 de junho de 2008 em Roma, Itália, indiquei que a solução estrutural para o problema da segurança alimentar mundial era o aumento da produtividade e da produção nos países de baixa renda e com déficit de alimentos. Para alcançar este objetivo precisamos, além da ajuda oficial ao desenvolvimento, de soluções inovadoras. Temos que desenvolver parcerias ou joint-ventures entre os países que têm recursos financeiros e aqueles que têm terra, água e recursos humanos. Só assim será possível assegurar o desenvolvimento agrícola sustentável dentro de um marco de relações internacionais equilibradas.

A música amazônica na educação ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102123.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O poder da música e o papel que ela pode desempenhar na vida dos seres humanos são conhecidos, desde a antiguidade, onde há registros em papiros médicos egípcios do século 1500 a.C., sobre a influência da música na fertilidade das mulheres; ao seu uso na atualidade, em aplicações lúdicas, terapêuticas e educacionais.

Brasil retoma processo de sanção aos EUA contra subsídios ao algodão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102118.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo brasileiro vai enviar instruções à sua representação na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, na Suíça, para pedir que seja retomado o processo de arbitragem do contencioso entre Brasil e Estados Unidos sobre os subsídios ao algodão, informou no último dia 22 o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Amorim defende tratamento especial para Argentina em acordo na Rodada Doha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102117.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, voltou a defender no último dia 22 um tratamento especial para a Argentina em um ainda possível acordo na Rodada Doha. Os argentinos querem mais proteção para a sua indústria. Para Amorim, a situação do país vizinho é compreensível, pois houve um processo de desindustrialização grave, que foi impulsionado inclusive por agências internacionais, "de modo que ela merece um tratamento especial".

Inscrições para a FertBio 2008 podem ser feitas até o dia 8/9

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102088.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A FertBio 2008 integrará quatro importantes eventos da área de Ciência do Solo: a XXVIII Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, a XII Reunião Brasileira sobre Micorrizas, o X Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo e a VII Reunião Brasileira de Biologia do Solo. Essa harmonização tem propiciado excelentes debates e também a necessária integração entre profissionais e estudantes das diferentes áreas do conhecimento em Ciência do Solo.

Produção de Milhos Especiais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28350.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A produção de milhos especiais tem se mostrado como uma excelente forma de aumentar o rendimento e a lucratividade do plantio de milho. O campo de sementes é indicado para aqueles que pretendem produzir, de forma barata, sementes para uso próprio, adaptadas às condições da propriedade, ou para a comercialização. O milho verde é uma cultura mais intensiva, desenvolvida ao longo de todo o ano, melhorando a sazonalidade de rendimentos. O milho pipoca tem apresentado lucratividade até 40% maior que o milho comum.

Produção de Milho em Pequenas Propriedades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28349.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O milho é uma das culturas mais importantes no Brasil, sendo cultivada em grandes e pequenas propriedades, onde assume importante papel social de manutenção de milhares de famílias. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, mostra o sistema de produção de milho para diversas faixas de produtividade e capacidade de investimento na cultura, tornando-se um referencial para os diferentes produtores existentes no Brasil. São abordados os seguintes assuntos: amostragem do solo; correção e preparo do solo; adubação de plantio; escolha do cultivar; plantio; tratos culturais; controle de plantas daninhas; adubação de cobertura; pragas e doenças; colheita; e, armazenamento.

Pesquisar este blog