Selecione o dia...

domingo, 5 de maio de 2013

Reforma agrária focada na preservação ambiental divide opiniões na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225209.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O comissário europeu de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos, tinha um grande plano -- sua reforma agrária deveria ser uma revolução verde. Ciolos deseja impedir danos ambientais graves e a exploração massiva de recursos naturais. Entre as propostas do comissário, está o financiamento público mediante o cumprimento de normas ambientais de conservação da natureza e proteção das espécies.

Colheita mecanizada de cana-de-açúcar cresce em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225206.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A colheita mecanizada de cana no Estado de São Paulo aumentou na safra 2012/2013, se comparado a safra passada. O percentual de 72,6% representa 3,38 milhões de hectares, área equivalente a 22 cidades de São Paulo ou a mais de 4.800.000 campos de futebol. Esse índice, em 2006/2007, era de 34,2%.

Folheto disponível no portal do MMA dá dicas de como tratar o lixo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225204.htm
[ POLITICA # POLITICA ] No Brasil, cada habitante gera em média 1,1 kg de resíduos por dia. O que fazer com ele? Pensando em conscientizar a população, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) elaborou folheto - clique aqui para baixar - chamando a atenção para o princípio dos 3R (reduzir, reutilizar e reciclar). Trata-se de um conjunto de atitudes relacionadas aos hábitos de consumo que ajudam a poupar os recursos naturais, gerar menos resíduos e minimizar seu impacto sobre o meio ambiente, além de promover a geração de trabalho e renda.

Simpósio de Forragicultura e Pastagens está com inscrições abertas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225202.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará, de 6 a 8 de junho de 2013, o IX Simpósio e V Congresso de Forragicultura e Pastagens, com uma programação voltada às inovações tecnológicas no manejo de pastos e produção de silagem. As inscrições estão abertas e têm valor promocional até o dia 13 de maio. Consulte os valores das inscrições, a programação e outros detalhes do evento na página: www.nucleoestudo.ufla.br/nefor/simposio.

UFMG abre concurso para preencher 154 vagas em 37 cargos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225201.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu concurso para prover 154 vagas em 37 cargos, entre os quais médico, biólogo, analista de tecnologia da informação, arquiteto e urbanista, desenhista projetista e técnico de laboratório. As inscrições serão efetuadas do dia 10 de maio de 2013, a partir de 9 horas, até 24 de maio, às 20 horas, exclusivamente pela internet, nos links Técnico-Administrativo, Concurso 2013. O candidato deverá indicar a opção pela cidade - Belo Horizonte ou Montes Claros - e pelo cargo desejado.

Rota do mel para erradicar pequenos agricultores da pobreza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225210.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O sertão nordestino descobriu uma nova vocação produtiva, a apicultura. Para incentivar os pequenos agricultores do Semiárido, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai investir cerca de R$ 20 milhões no incremento da produção de mel na região.

Senado pode aprovar expansão do cultivo da cana para a Amazônia Legal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225208.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Depois de passar pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), será a vez de a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal decidir em caráter terminativo, no dia 7 de maio de 2013, sobre a expansão do plantio de cana de açúcar para áreas desmatadas e de cerrado e campos gerais na Amazônia Legal. A proposta - PLS 626/2011 -, do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), tem como principal motivação estimular a produção e comercialização nacional e internacional de biocombustíveis à base de cana de açúcar.

Sessão comemora 190 anos do Parlamento brasileiro no dia 7 de maio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225207.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O Congresso comemora, em sessão solene no dia 7 de maio de 2013, os 190 anos do Parlamento brasileiro, completados no dia 3. Em 3 de maio de 1823, às 12h30, ocorreu a instalação da Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, que marcou o início dos trabalhos legislativos no Brasil. A assembleia, no entanto, acabaria dissolvida por D. Pedro I, e o Parlamento, agora já com duas casas, Câmara e Senado, só seria restabelecido no ano seguinte, com a outorga da Constituição do Império.

Projeto da Câmara regulamenta rodeio como atividade esportiva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225205.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4977/13, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que regulamenta o rodeio como atividade desportiva. A proposta traz diversos detalhes técnicos sobre o equipamento a ser usado, as condições físicas dos animais e a infraestrutura do local. Segundo o projeto, é considerado rodeio o evento que envolve animais em atividades de montaria, provas de laço, vaqueada, gineteada, pealo, chasque, cura de terneiro, provas de rédeas e outras típicas em que são avaliadas as habilidades do homem e o desempenho do animal.

Conheça os principais inimigos das árvores nas zonas urbanas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225203.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Conhecer as principais ameaças que as árvores da zona urbana estão expostas é um bom começo para preservá-las. Muitas vezes, as irregularidades nas plantas são bem perceptíveis, e pode ser fácil pedir que as autoridades competentes façam reparos nas árvores.

Pesquisar este blog