Selecione o dia...

sábado, 12 de julho de 2008

Mais de 30 cursos da Emater-MG na Semana do Fazendeiro, em Viçosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101613.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) é a instituição que vai oferecer o maior número de cursos, na 79ª edição da Semana do Fazendeiro, no período de 13 a 18 de julho, em Viçosa. Serão ministrados mais de 30 cursos, por cerca de 50 extensionistas, abrangendo áreas como certificação de café, dias de campo, bem-estar social e agroindústria.

Senado aprova, sob protesto de Marina Silva, MP que aumenta área rural na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101630.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Senado Federal aprovou no último dia 9 a Medida Provisória 422 que aumenta a área da Amazônia Legal que pode ser concedida pela União para uso rural sem a necessidade de licitação. O limite, hoje de 500 hectares, vai para 1.500 hectares, pois passará a ser contado como até 15 módulos fiscais - medida que varia para cada município. A proposta, que ainda depende de sanção presidencial, prevê que até 20% da área concedida poderá ser desmatada.

Conab vai divulgar estudo com custos de produção da próxima safra no início de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101624.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai divulgar, até o início do próximo mês, os novos custos de produção para a safra 2008/09, que começa a ser plantada em setembro. Arroz, feijão, milho e mandioca são algumas das culturas que terão os valores revistos. "Esta pesquisa é uma das variáveis que auxiliam o agricultor na hora de decidir pelo tipo de grão que ele vai plantar", diz o superintendente de Gestão da Oferta da estatal, Carlos Eduardo Tavares.

Informações sobre transgênicos estão em site do governo do Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101606.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Informações sobre organismos geneticamente modificados estão disponibilizadas no site www.transgenicos.pr.gov.br, mantido pelo Governo do Paraná. "Além de veicular notícias, atualizadas permanentemente, o site tem um espaço para que os usuários formulem consultas sobre o tema transgênicos, informa Álvaro Rychuv, coordenador do Grupo de Rotulagem dos Transgênicos.

Câmara aprova suspensão de demarcação indígena no MT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101631.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, no último dia 8, a proposta que susta a demarcação da Terra Indígena Batelão, nos municípios de Juara, Tabaporã e Nova Canaã do Norte (MT). O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 475/08, do deputado Homero Pereira (PR-MT), suspende a Portaria 2.136/07, do Ministério da Justiça, que declara posse permanente das terras pelo grupo indígena Kayabi.

Carpa promove o Carpa Duets, noite e dia de bons negócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101622.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Nos dias 22 e 23 de agosto, a Carpa Serrana promoverá dois grandes eventos. O Leilão Anual Carpa que tradicionalmente era realizado no sábado à tarde, neste ano, foi antecipado para a sexta-feira à noite, dia 22 de agosto. A vigésima nona edição chega toda cercada de glamour, sofisticação e justifica, portanto, a apresentação de 30 matrizes top do rebanho Carpa.

Mestrado Profissionalizante em Sementes da UFPel é referência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101609.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Mestrado Profissionalizante em Sementes, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi recomendado pela representação do Ministério da Educação (MEC) em Brasília como referência para a implantação de um mestrado profissionalizante na área de Desenvolvimento Sustentável para o Semi-Árido Nordestino na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Mudas Arbóreas de Valor Comercial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28264.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Recentemente, tem ocorrido um aumento na procura por árvores arbóreas com características específicas de projetos de jardins. Seja para atender um grande mercado de reflorestamento com espécies nativas para recuperação de áreas degradadas, seja para implantação de parques e, mesmo, para atender à arborização urbana, que está exigindo espécies de diferentes portes, formatos e copas, tipo e época de floração.

Morango Orgânico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28263.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A cultura do morango é muito susceptível a pragas e doenças e, também, muito exigente em adubação. Produzir o morango organicamente é um desafio que se tornou um verdadeiro exemplo de viabilidade dessa nova forma de fazer agricultura. O curso, constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, ensina a produzir morango sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos, desenvolvendo uma produção de baixo custo, pequeno impacto ambiental e maior preço final do produto.

500 Perguntas - 500 Respostas: Ricino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27816.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A mamona é um oleaginosa com destacada importância no Brasil e no mundo, como fornecedora de matéria-prima industrial de inúmeros produtos. A possibilidade do uso do óleo de mamona na produção de biodiesel vem aguçando o interesse do mercado por sua cadeia produtiva. O crescimento da produção nacional de mamona cria uma grande demanda da sociedade por informações atualizadas, que permitem o planejamento e a compreensão do funcionamento dessa cadeia produtiva.

Cultivo da Mangabeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27815.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. A mangaba é uma fruta rica em ferro e vitamina C e sua concentração de polpa chega a 94% de rendimento.

Pesquisar este blog