Selecione o dia...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Governador de Mato Grosso sugere produção de etanol a partir do milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211535.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A dualidade da produção e proteção ambiental não pode ser vista mais como entrave para a agricultura brasileira. São fatores que precisam ser mais ponderados na produção e serem assimilados pelos agricultores com alternativas, a exemplo do investimento em produção de florestas e valor agregado de produtos, como a produção de etanol a partir do milho pelos produtores agrícolas de Mato Grosso, segundo sugeriu o governador Blairo Maggi.

Comissão do Meio Ambiente rejeita reformulação da Lei das Águas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211542.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 4762/09, da deputada Luciana Costa (PR-SP), que reformula a Lei das Águas (9433/97). O objetivo da proposta, segundo a autora, é aumentar a proteção aos recursos hídricos. Um dos principais pontos do texto é a redução do prazo máximo de outorga de direito de uso desses recursos de 35 para 10 anos.

ANA pede parceria para execução de projeto da hidrovia Araguaia/Tocantins

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211537.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As hidrovias têm ocupado papel relevante nas diretrizes do Governo Federal no que diz respeito à logística de transporte no país, segundo o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, que esteve no último dia 21, em audiência com o governador, Blairo Maggi, para apresentar uma proposta de implantação e projeto de hidrovia e exploração energética (hidrelétrica) nos Rios Tapajós e Teles Pires, para ligar Sinop/Colíder até o porto de Santarém (PA).

Montes Claros sedia II Simpósio Brasileiro de Palmeiras Oleíferas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211536.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Montes Claros, em Minas Gerais, será palco de discussão das áreas de produção de plantas oleaginosas, óleos vegetais, gorduras e biodiesel. Os temas serão debatidos no 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, que começa hoje e vai até o dia 28 de agosto.

Petrobras e PMCC criam corredor de escoamento de etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211543.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em 2010, o sistema vai transportar 12 milhões de m³/ano do produto de Uberaba (MG) a Paulínia (SP) e 6 milhões de m³/ano de Paulínia ao litoral Sudeste. Serão criados 23,6 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Hotsite da Unila já está no ar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211541.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) ganhou o seu primeiro espaço virtual. É o hotsite www.unila.ufpr.br, 'embrião' do futuro portal da universidade na internet. Na grande rede há duas semana, o sítio ainda está em fase experimental e, em poucos dias, se tornará o canal oficial de informações sobre as atividades da Unila.

Brasil inicia rede nacional de pesquisa em biogás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211540.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para dar início a uma rede nacional de cooperação entre cientistas, técnicos e pesquisadores da área de geração de energia a partir do biogás, a Itaipu Binacional promoverá hoje (24/8) e amanhã (25/8), no Parque Tecnológico Itaipu, um workshop com uma das maiores autoridades mundiais nesse campo, o professor Thomas Amon, da Universidade de Viena (Áustria). Amon é coordenador da rede EU-Agro-Biogas. O evento vai reunir participantes de diversos países europeus.

Dejetos de suínos podem gerar até 1 milhão de MWh no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211539.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O aproveitamento dos dejetos de suínos para a geração de energia, em todo o Brasil, poderia alcançar 1 milhão de MWh, o suficiente para atender ao consumo de 4,7 milhões de pessoas. A projeção é explicada no livro Agroenergia da Biomassa Residual: perspectivas energéticas, socioeconômicas e ambientais, lançado durante o 4º Congresso Internacional de Bioenergia, que foi encerrado no último dia 21, em Curitiba (PR).

Primeiro Goiás Leite atingirá sete municípios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211538.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Começa amanhã (25/8) o 1º Goiás Leite, evento realizado pela Embrapa Gado de Leite em parceria com o Senar/GO e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). O 1º Goiás Leite atingirá sete municípios até o dia 19 de setembro. Nos dias 25 e 27 de agosto, o evento ocorre nas cidades de Itaberai e Niquelândia.

Melhoramento genético e tolerância de plantas à salinidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211490.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A degradação ambiental do solo pela salinidade é um problema muito antigo e de extensão mundial, sendo, geralmente, mais pronunciado nas regiões áridas e semi-áridas do globo terrestre. Salinização é o processo pelo qual sais solúveis se acumulam ao longo do perfil do solo. Os sais solúveis que contribuem efetivamente para salinizar o solo consistem, normalmente, das várias proporções de cátions de sódio (Na ), cálcio (Ca ) e magnésio (Mg ) e dos ânions cloreto (Cl-), sulfato (SO4--), bicarbonato (HCO3-) e, às vezes, carbonato (CO3--).

Pesquisar este blog