Selecione o dia...

terça-feira, 10 de março de 2015

Pesquisadores extraem de soja transgênica composto contra a Aids

A biotecnologia está, a cada dia, propondo novos rumos para a indústria farmacêutica. A novidade é que pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) conseguiram extrair e purificar a cianovirina, cultivada em soja transgênica, uma proteína presente em algas que é capaz de impedir a multiplicação do vírus HIV no corpo humano.


Leia mais e compartilhe...


Desmatamento da Amazônia nos países andinos é alarmante, mostra WWF

Nos últimos dez anos, o Brasil tem dedicado esforços contra o desmatamento na Amazônia, com avanços em políticas públicas, mecanismos e sistemas de proteção da floresta tropical. Entretanto, permanecem alarmantes o desmatamento e a degradação florestal em países vizinhos que compartilham o bioma, como Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, de acordo com alerta da WWF Brasil.


Leia mais e compartilhe...


UFPE realiza concurso público com 18 vagas para professor

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza concurso público com 18 vagas para o cargo de professor nas classes assistente (titulação mínima de mestrado) e adjunto (titulação mínima de doutorado). As oportunidades estão distribuídas nos campi Recife, Vitória e Agreste (Caruaru), em regime de 20 horas e dedicação exclusiva. As inscrições serão realizadas, de 12 de março a 10 de abril de 2015, na diretoria dos centros acadêmicos que oferecem as vagas, de segunda a sexta-feira, nos horários indicados no Edital nº 10/2015, disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe).


Leia mais e compartilhe...


Jovens empreendedores e as startups


No quadro Trabalho e Profissões, falamos sobre a nova geração de empreendedores, que hoje está à frente de mais da metade das startups brasileiras. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Startups (AB Startups) aponta que hoje existem 3 mil pequenas empresas do tipo em atividade no Brasil. Para falar mais a respeito do perfil da juventude empreendedora, recebemos no estúdio Paulo Cezar, gestor do projeto de Startups do Sebrae/RJ, Brenno Eudes, diretor de Marketing (CMO) da plataforma Doutor Já, Claudio Nasajaron, fundador da Nasajon Sistemas, e pela internet, Guilherme Junqueira, gestor de projetos da Associação Brasileira de Startups.


Leia mais e compartilhe...


Sistema criado por garota de 17 anos purifica água e gera energia ao mesmo tempo

A australiana Cynthia Sin Nga Lam, de apenas 17 anos, desenvolveu um sistema portátil que é capaz de purificar a água ao mesmo tempo em que gera energia. A ideia, que a levou a ser uma das finalistas do Google Science Fair, promete ser uma ótima saída para comunidades que vivem isoladas, por prover duas necessidades básicas ao mesmo tempo e de forma sustentável.


Leia mais e compartilhe...


Chuva Brasil 15 dias: Chuva diminui no Centro-Sul do país


Apesar do período começar com muita chuva, a tendência é de terminar com pouca. Confira com o meteorologista César Soares, da Climatempo, a tendência de chuva ao longo dos próximos 15 dias por todo o Brasil.


FONTE: TV Climatempo


Leia mais e compartilhe...


Aplicativo gratuito reduz custos na agricultura

O agricultor Ronaldo Branco planta milho e soja nos 300 hectares de terra que possui na ci­dade de Castro, no interior do Paraná. Até o ano passado, decisões como o momento de plantar, irrigar ou aplicar defensivos na lavoura eram tomadas com base em anotações que ele mesmo fazia em uma velha caderneta.


Leia mais e compartilhe...


Debate Mundial sobre o Estado do Solo Acontece em Brasília

A Organização das Nações Unidas (ONU) declararam 2015 o Ano Internacional do Solo e um evento entre 25 e 27 de março, em Brasília (DF), organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vai trazer o solo para o centro do debate nacional.


Leia mais e compartilhe...


Londrina sedia reunião científica sobre nematoides

Novas questões científicas e perspectivas de avanço da área de conhecimento são a temática central do 32º Congresso Brasileiro de Nematologia, que será realizado em Londrina, no Paraná, no período de 15 a 19 de junho de 2015. O evento reúne professores, estudantes, profissionais da extensão rural e assistência técnica, produtores e empresários rurais.


Leia mais e compartilhe...


Camponesas protestam contra agronegócio e ocupam multinacional em Goiás

Mulheres camponesas ocuparam durante a manhã de ontem (09/03/15) uma multinacional do agronegócio, em Luziânia (GO), a 60 quilômetros de Brasília (DF). De acordo com organizadoras do ato, cerca de 800 mulheres participaram. O objetivo era protestar contra o modelo de agronegócio e por políticas que valorizem a agricultura familiar.


“A grande questão é denunciar o capital internacional que está no Brasil.


Leia mais e compartilhe...


Pesquisar este blog