Selecione o dia...

segunda-feira, 28 de abril de 2008

ONU vai discutir a crise mundial dos alimentos com suas 27 agências

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100707.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No início da próxima semana, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, preside uma reunião com os diretores de 27 agências das Nações Unidas para discutir o aumento dos preços de alimentos. ?A crise alimentar mundial e as soluções que as Nações Unidas podem apresentar estarão no centro das discussões?, afirmou no último dia 25 a porta-voz da ONU Elena Ponomareva, em Genebra, Suíça, segundo informações da Agência Lusa.

Após conferência da Unctad, governos se comprometem em reforçar segurança alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100708.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) reconhece a gravidade da atual crise mundial de alimentos, atendendo a demanda dos movimentos sociais. No documento final da 12ª Unctad, chamado de Declaração de Acra, os mais de 190 países membros das Organização das Nações Unidas (ONU) se comprometem a tomar medidas imediatas para reforçar a segurança alimentar mundial, especialmente nos países menos desenvolvidos e no continente africano.

Incubadora da UFV divulga edital para os Programas de Incubação e Pré-Incubação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100706.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Centev da Universidade Federal de Viçosa (UFV) acaba de abrir inscrições para o Programa de Incubação (5 vagas) e o Programa de Pré-Incubação (6 vagas). O primeiro é endereçado a empreendedores que já têm seu negócio estruturado e o segundo, voltado para projetos de negócios ainda não formatados como empresa. Em ambos, os empreendimentos têm que ser de base tecnológica. O prazo para as inscrições se encerra no dia 8 de maio.

Tecnologia de Alimentos tem eventos internacionais este ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100704.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Ciência e inovação para o desenvolvimento sustentável é a temática central do 21º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (XXI CBTA) e do 15º Seminário Latino-Americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos, marcados para o período de 6 a 9 de outubro deste ano, no Minascentro, em Belo Horizonte, reunindo cerca de 4 mil participantes.

Famasul procura viabilizar continuidade do ?Sanidade Sem Fronteiras?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100711.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em visita a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), o presidente da entidade, Ademar da Silva Junior, e a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS (Senar-AR/MS), Maria Anita Medeiros, detalharam ao senador Valter Pereira (PMDB), e ao superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Flodoaldo Alves, o programa ?Sanidade sem Fronteiras? e a intenção de estender o programa para outros municípios do Mato Grosso do Sul.

Conab avalia que arroz deve manter alta, mas preço do feijão pode cair

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100709.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A alta do preço do arroz deve permanecer por pelo menos um ano, com a demanda mundial aquecida e a preocupação com a falta do produto em vários países. Já os preços de outro produto tradicional na gastronomia brasileira, o feijão, deverão cair nos próximos meses, devido ao inicio da colheita, com previsão de superar a produção do ano passado.

Tecnologias da Universidade Federal de Viçosa é destaque no Globo Universidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100705.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O programa Globo Universidade, transmitido em rede nacional pela Rede Globo de Televisão, no dia 12 de abril, apresentou matérias sobre pesquisas agronômicas e o processo de industrialização e qualidade dos produtos Viçosa. A primeira reportagem mostrou o laboratório coordenado pelo professor Aluízio Borém, do Departamento de Fitotecnia, onde variedades de uma mesma planta são cruzadas para criar espécies mais resistentes, capazes de serem imunes à determinadas pragas, dentre outras particularidades.

Setor rural quer fortalecimento das bases em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100703.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Na reunião da região Norte de Mato Grosso do Sul, antes da abertura da 17ª Expoxim - Feira de Agronegócios e Turismo, no último dia 24, os produtores rurais reuniram-se com a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) para debater projetos que possam desenvolver a região norte do Estado. A necessidade de representação política foi um dos temas destacados pelos Sindicatos Rurais que compõem a região Norte de MS.

Realização da Expoxim é reflexo da melhoria da atividade agropecuária na região norte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100694.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A região Norte de Mato Grosso do Sul recobra o fôlego e depois de dois anos, volta a realizar a 17ª Expoxim, Exposição Agropecuária de Coxim. O presidente do Sindicato Rural, Aristóteles Ferreira Jr, diz que a feira em Coxim é praticamente a única da região. ?Temos uma em Rio Verde, mas faz tempo que ela também não se realiza?. A expectativa é de que 20 mil pessoas visitem o Parque de Exposições.

Famasul apresenta programa Sanidade Sem Fronteira em reunião internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100693.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O programa ?Sanidade Sem Fronteiras?, desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS (Senar-AR/MS) deve ser implantado também no Paraguai. O presidente da entidade, Ademar Silva Junior, apresentou o programa na reunião técnica internacional Brasil-Paraguai, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no hotel Barcelona, em Ponta Porã, no último dia 25.

Cultivo Orgânico de Coco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28116.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As técnicas de cultivo orgânico de coco apresentadas neste curso constituídos de Filmes, em DVD, e Manuais Interativos, visam aproveitar a maioria dos recursos disponíveis na propriedade para obter os insumos necessários. Assim, torna-se possível praticar uma agricultura sustentável, promovendo o equilíbrio biológico do solo e causando o mínimo possível de agressão ao meio ambiente. Com isso, obtêm-se altas produtividades e melhores preços para os produtos, além de um produto orgânico e, portanto mais saudável. Assuntos abordados: vantagens de se produzir coco orgânico; importância da matéria orgânica no processo produtivo; produção do biofertilizante na propriedade; adubações minerais com farinha de rocha; produção de matéria orgânica; preparo do berço e o plantio do coco orgânico; e, técnicas de cultivo do coco orgânico.

O Agronegócio do Amendoim no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27666.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O livro O Agronegócio do Amendoim no Brasil é mais uma obra publicada pela Embrapa, composta de dez capítulos que abrangem os aspectos socioeconômico e agropecuário da cultura. O primeiro capítulo faz um estudo amplo sobre a evolução do mercado brasileiro de amendoim desde a década de 70 até o início deste século. Reporta sobre os problemas que levaram ao declínio da área cultivada no Brasil, o sistema de comercialização e, ainda, sobre o mercado desta oleaginosa em todo mundo.

Complexo Agroindustrial das Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares no Estado do Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27665.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Ao tratar do complexo agroindustrial das plantas medicinais, aromáticas e condimentares do Paraná, esta publicação traz, sistematizadas, informações antes dispersas e desorganizadas. Porém, não pretende exaurir o tema, e sim iniciar um processo que agregará novas informações no futuro, o que permitirá que a sociedade se beneficie de um melhor conhecimento sobre essa área de atividade.

Pesquisar este blog