Selecione o dia...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MST denuncia em Genebra perseguição política à OIT e à ONU

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212312.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ainda continua sendo alvo de perseguições de latifundiários, agentes políticos ruralistas e setores da mídia. Isso foi o que denunciou no último dia 2 o integrante da coordenação nacional do Movimento, João Paulo Rodrigues, em audiência em Genebra, Suíça.

Cachaças gaúchas e mineiras estão entre as melhores do País

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212319.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com mais de 1,3 bilhão de litros de cachaça de alambique produzidos por ano, o Brasil é dono do terceiro destilado mais consumido em todo o mundo. Entretanto, a exportação representa menos de 1% ? 11 milhões de litros ? da produção, segundo dados de 2008. Minas Gerais é o maior produtor do País, com mais de 200 milhões de litros por ano, e também é agora o estado com o maior número de cachaças certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Das 48 bebidas que receberam o selo, 28 são mineiras. Logo em seguida está o Rio Grande do Sul, com 14 certificações.

Pesquisa da UnB propõe mudanças para transporte escolar da zona rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212314.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Atoleiros, estradas em más condições de tráfego, veículos inadequados, crianças que passam até 8 horas por dia dentro de um ônibus para conseguir chegar à escola. Essa foi realidade encontrada por 30 pesquisadores do Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes (Ceftru) da Universidade de Brasília (UnB).

Capes lança Portal de Periódicos para cientistas e pesquisadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212309.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores de 308 instituições brasileiras poderão consultar e baixar da internet artigos de todas as áreas do conhecimento, publicados nas mais importantes revistas científicas do mundo. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançou no dia 29 de outubro, o novo Portal de Periódicos, com mais de 15 mil títulos. O site - novo.periodicos.capes.gov.br - passa por testes estará disponível a partir de 11 de novembro.

O que é e como surgiu a Economia Solidária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212318.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] A economia solidária surgiu como uma resposta dos trabalhadores e das comunidades mais pobres em relação às transformações ocorridas no mundo do trabalho. São 14 mil e 954 empreendimentos coletivos já identificados, organizados sob a forma de autogestão, que realizam atividades de produção de bens e de serviços, crédito e finanças solidárias, trocas, comércio e consumo solidário.

Criação saudável de animais ruminantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212317.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os animais ruminantes - bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos ? transformam pastagens em alimentos de alta qualidade, como o leite e a carne, além dos derivados. Para o engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Tubarão, Inácio Trevisan, é fundamental que todos os que se dedicam à criação de animais ruminantes, conheça-os melhor em suas necessidades para, a partir daí, colher melhores resultados na atividade.

Monsanto repassa R$ 8,3 milhões para projetos de pesquisa da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212316.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Antônio Arraes Pereira, recebeu o vice-presidente de Negócios da área Internacional da Monsanto Company, Jesus Madrazo, e o presidente da Monsanto do Brasil, André Dias, que anunciaram juntos, em Brasília (DF), o repasse de R$ 8,3 milhões da Monsanto para o Fundo de Pesquisa Embrapa e Monsanto e os projetos de pesquisa que serão beneficiados com estes recursos.

Câmara aprova MP que dá isenção de imposto a produtos como pão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212315.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 3, as emendas do Senado Federal à Medida Provisória (MP) 465, que autoriza a União a conceder subvenção econômica ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos empréstimos contraídos até 31 de dezembro deste ano para a produção, compra de bens de capital e projetos de inovação tecnológica.

Blog do Senado já está no ar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212313.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Produção legislativa e esclarecimentos a respeito de notícias publicadas pela imprensa são os destaques do Blog do Senado (clique no título para acessar), que entrou no ar no dia 3 de outubro. A nova ferramenta foi anunciada pelo diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado, Fernando César Mesquita, que enfatizou a importância da nova ferramenta para levar à opinião pública a informação mais correta a respeito das atividades do Parlamento. "Existe muita informação equivocada sobre o trabalho do Senado", disse.

Balança comercial de outubro mostra recuperação das exportações brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212320.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O crescimento de 1,6% das exportações brasileiras em outubro de 2009, sobre setembro, mantém a recuperação verificada desde agosto, após a retração do início do ano. A avaliação é do secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Welber Barral. "A recuperação das exportações depende de diversos fatores, mas estamos confiantes porque o superávit de 2009 continua excedendo o do mesmo período de 2008", destacou o secretário durante entrevista coletiva sobre a balança comercial, em Brasília (DF).

Pesquisar este blog