Selecione o dia...

sexta-feira, 15 de junho de 2012

União Europeia quer flexibilizar legislação sobre transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221971.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Quando o monge agostiniano Gregor Johann Mendel cruzou uma ervilha verde com uma amarela, há cerca de 150 anos, ele não poderia imaginar que consequências teria seu experimento. Foi o pontapé inicial para um novo ramo da ciência: a engenharia genética, que causa hoje mais polêmica do que nunca. A discussão mais recente envolvendo economia, política e consumidores é a chamada regra de tolerância zero, que a Comissão Europeia (CE) pretende flexibilizar. Até o momento, é proibido encontrar qualquer indício de organismos geneticamente modificados (OGMs) não autorizados entre os alimentos. Futuramente, isso deverá ser permitido em determinados âmbitos -- fala-se em até 0,1% dos casos.

Carne suína: vendas brasileiras superam embargos da Rússia e Argentina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221970.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Completando um ano da suspensão temporária do comércio de carne suína Brasil-Rússia hoje (15/06/12), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está ultimando ações para resolver o impasse nos embarques provenientes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso para o mercado russo. Na segunda semana de julho, uma comitiva ministerial brasileira buscará uma solução para as suspensões do comércio no mercado russo e das cotas de importação de trigo. Neste período, o Brasil incrementou novas frentes de negociações com os mercados chinês, americano, japonês, entre outros.

Finep lança programa de R$ 2 bilhões voltado a projetos sustentáveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221964.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, lançam hoje (15/06/12), às 18h30, o Programa Brasil Sustentável, que vai aplicar R$ 2 bilhões no desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores ligados ao conceito de sustentabilidade, ou seja, que tratem de forma integrada aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Petrobras lança série na internet sobre produção de etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221963.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com atuação crescente no mercado de etanol, a Petrobras lançou ontem, dia 14 de junho de 2012, a websérie Etanol sem Fronteira. O objetivo é mostrar como a empresa está investindo com qualidade em todas as etapas desse mercado. Com linguagem contemporânea, a série leva o público a acompanhar a jornada de dois jovens que descobrem toda a cadeia de produção do etanol, desde o cultivo da cana-de-açúcar, passando pelo processamento nas usinas, até as mais novas frentes de tecnologia que envolvem o uso do bagaço da cana como fonte de energia.

Setor de alimentos puxa recuperação dos empregos na indústria paulista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221972.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Francini, acredita na recuperação do mercado de trabalho do setor a partir do segundo semestre. A esperança se sustenta nos números da geração de empregos na indústria paulista registrados em maio, que apontam crescimento de 0,29% (com ajuste sazonal) em comparação com abril.

O coentro decora a convivência com a seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221969.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Muitos cultivam alface, tomate, cenoura, beterraba e outros vegetais, mas é o coentro a decoração constante nas hortas que ajudam famílias camponesas a suportarem a prolongada seca que novamente afeta a região Nordeste do Brasil. "Pelo sabor" que agrega a "feijão, carnes, macarrão, em tudo", o coentro tem a preferência, explicou Silvia Santana Santos, uma beneficiária do Projeto Gente de Valor (PGV), que disseminou "quintais produtivos" em 34 municípios da Bahia, nos quais a escassez hídrica alimenta a pobreza.

Florestal Santa Maria vê no comércio de carbono alternativa econômica para manter a floresta em pé

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221968.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A fazenda Florestal Santa Maria, localizada no município de Colniza, onde hoje opera o maior plano de manejo florestal do Estado do Mato Grosso, acaba de ter concluída a validação do projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD). Este é o primeiro do gênero em propriedade privada no Brasil e prevê a manutenção integral da floresta do empreendimento, com área de 71.714 hectares.

"A natureza não tem problema, nós temos", diz economista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221967.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Todos os desafios do século XX são pequenos diante do que terremos que enfrentar nos próximos anos e décadas. Estamos diante de um dos maiores desafios da humanidade, para o qual precisamos de criatividade, mas seria arriscado seguir alguma resposta fechada", disse o economista Sérgio Besserman, no dia 12 de junho de 2012, na palestra O Homem e o desenvolvimento sustentável, no Humanidade 2012, evento paralelo à Rio+20.

Prêmio Petrobras de Tecnologia está com inscrições abertas até 16 de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221966.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Estão abertas até o dia 16 de julho de 2012 as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia Engenheiro Seabra Moggi. O objetivo do prêmio é reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica para o desenvolvimento tecnológico da companhia petrolífera brasileira e da indústria nacional de petróleo.

Cortadoras de cana vivem várias situações de sofrimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221965.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma das entrevistadas relatou ter cortado, em um único dia, 28 toneladas de canaEmbora as condições de trabalho tenham melhorado, as mulheres do corte manual da cana-de-açúcar ainda vivem várias situações de sofrimento decorrentes de sua vida e ofício. As principais questões abrangem a violência doméstica, a dificuldade para criar os filhos e as más condições de trabalho. A assistente social Vânia Cláudia Spoti Caran analisou a rotina dessas mulheres e as principais questões de seu cotidiano, em tese de doutorado defendida na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP).

Pesquisar este blog