Selecione o dia...

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Simpósio Nacional de Biorrefinarias lança plataforma de networking

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226302.htm
[ ECONOMIA ] As instituições brasileiras Embrapa Agroenergia e Abiquim, e a alemã Dechema, realizadoras do II Simpósio Nacional de Biorrefinarias (SNBR), lançam a plataforma de networking SNBR-Lifeparthering. Essa é uma ferramenta de rede altamente eficaz que permite, antes e durante o evento, identificar parceiros de cooperação. Com esse novo serviço, é possível entrar em contato com os participantes dessa rede e organizar reuniões no Simpósio.

Lavouras norte-americanas passam por estiagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226301.htm
[ ECONOMIA ] A situação das lavouras norte-americanas este ano é muito melhor se comparada à do ano passado, quando uma das piores secas da história provocou uma quebra na safra de grãos dos Estados Unidos. O cenário de 2013, porém, não é o mais favorável de todos, já que vários Estados importantes na produção de soja e milho estão com problemas de estiagens regionalizadas. No mês de agosto, os acumulados de chuva estão entre 25 milímetros (mm) e 50mm abaixo da média para o período em todo o Meio-Oeste dos Estados Unidos.

Força Nacional é enviada ao sul da Bahia para conter conflito entre índios e produtores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226298.htm
[ POLITICA ] Brasília - A pedido do governador da Bahia, Jaques Wagner, integrantes da Força Nacional estão sendo enviados para Buerarema (BA), cidade de cerca de 18 mil habitantes, a 237 quilômetros de Salvador, onde índios tupinambás ocuparam 35 fazendas desde o início do mês. Os primeiros policiais da tropa federal chegaram no dia (18) à cidade.

Proteger propriedade intelectual na era digital é um dos grandes desafios do país, diz presidente do Inpi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226295.htm
[ TECNOLOGIA ] Rio de Janeiro - O presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Jorge Ávila, disse ontem (19/08/2013) que um dos principais desafios é o país ter um sistema de propriedade intelectual (PI) capaz de atender à demanda crescente e sofisticada por direitos de propriedade intelectual. "Quanto mais a economia caminha para essa economia do conhecimento, mais as pessoas, os profissionais e as empresas precisam proteger adequadamente e ter clareza dos seus direitos, para que eles possam ser negociados e ser objeto de contratos", disse.

Cotações da soja voltam a subir com redução de estoques mundiais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226304.htm
[ ECONOMIA ] Vendedores brasileiros estão mais interessados em negociar após o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) ter reduzido as estimativas de oferta norte-americana, diminuindo os estoques mundiais de passagem. O cenário fez as cotações da soja e dos derivados voltarem a subir nos últimos dias. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), para o Brasil, as cotações FOB exportação, em dólar, têm se sustentado, o que, somada à alta da moeda norte-americana, também favorece reações expressivas dos preços internos.

Após baixa, preço do algodão volta a subir no mercado interno

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226303.htm
[ POLITICA ] Os preços do algodão voltaram a subir no mercado interno. De acordo com análise da Scot Consultoria, com a redução da safra este ano, a indústria voltou a comprar o produto, demonstrando preocupação com a disponibilidade futura e com mais valorizações. A arroba da pluma fechou a semana passada cotada em R$ 68,70, alta de 8,5% em uma semana.

Agricultores desocupam sede do Incra em Brasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226300.htm
[ POLITICA ] Cerca de 750 agricultores familiares e trabalhadores sem terra desocupam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília. A ocupação do térreo e de dois andares do edifício começou às 4h30 desta segunda, dia 19. Os funcionários que chegaram para trabalhar pela manhã foram liberados.

Especialistas debatem soluções para combater nematoides na lavoura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226299.htm
[ TECNOLOGIA ] Mato Grosso sedia o 31º Congresso Brasileiro de Nematologia, que tem iniciou nesta segunda, dia 19. Uma pesquisa recente mostrou que 96% das ocorrências da doença são causadas pela nematoide das lesões. Durante o evento, estão sendo discutidas formas de controlar os ataques desses vermes. Produtores, professores, estudantes além de técnicos ligados ao setor agrícola, acompanharam as palestras de diversos assuntos ligados aos nematóides.

Prazo para universalização de internet móvel poderá ser antecipado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226297.htm
[ TECNOLOGIA ] Brasília - O prazo para que o acesso à internet móvel com as tecnologias 3G e 4G esteja disponível em todos os municípios brasileiros poderá ser antecipado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As metas serão revistas durante a elaboração do edital da faixa de 700 mega-hertz (MHz), que será destinada ao 4G.

Banco Central busca tranquilizar mercado sobre juros e câmbio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226296.htm
[ ECONOMIA ] Brasília - O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, reafirmou ontem (19/08/2013) que a adequada condução da política monetária contribui para reduzir os riscos de inflação, bem como os riscos oriundos da depreciação cambial. Em nota divulgada no início da noite, Tombini ressaltou, porém, que os movimentos recentemente observados nas taxas de juros de mercado incorporam prêmios excessivos [supervalorização].

Pesquisar este blog