Selecione o dia...

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CTNBio aprova feijão transgênico desenvolvido pela Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219271.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A CTNBio - Comissão Técnica Nacional de Biossegurança aprovou ontem (15/09/11) durante sua reunião mensal em Brasília (DF), a liberação para cultivo comercial do feijão geneticamente modificado (GM) desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Foram 15 votos a favor, duas abstenções e cinco pedidos de diligência (necessidade de complementação). O feijão é resistente ao vírus do mosaico dourado, pior inimigo dessa cultura agrícola no Brasil e na América do Sul. Essa decisão foi um marco para a ciência nacional, pois trata-se da primeira planta transgênica totalmente produzida por instituições públicas de pesquisa brasileiras.

Lavoura estrangeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219280.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Frademir Saccol é brasileiro e até o final de 2008 levava uma vida tranquila na cidade gaúcha de Guaíba, fazendo projetos de financiamento agrícola na região. Saccol continua trabalhando com agricultura, mas agora, em vez do Rio Grande do Sul, ele vive em Acra, capital de Gana, na África. Dali, parte duas vezes por semana ao interior para cuidar de uma lavoura de arroz. Saccol tem participação num projeto de uma fazenda ganense, que tem outro sócio do Brasil e um local, e integra o time de produtores brasileiros que resolveram fazer agricultura mundo afora, principalmente no continente africano.

Inscrições de trabalhos para o Congresso de Pinhão-manso vão até 9 de outubro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219276.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Pinhão-manso: focando em soluções sustentáveis para produção de biocombustíveis é o tema do II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão-manso, que acontece em Brasília (DF), nos dias 29 e 30 de novembro de 2011, com enfoque nos resultados de pesquisa e os novos caminhos nacionais e internacionais para a cultura.

Assista e espalhe o vídeo de Gisele Bündchen pela preservação das florestas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219273.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No Dia da Amazônia (5 de setembro), a supermodelo brasileira e embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Gisele Bündchen, lançou um vídeo em que chama atenção do mundo sobre o papel vital que as florestas exercem nas nossas vidas. No filme, que integra as diversas atividades relativas ao Ano Internacional das Florestas (2011), Gisele alerta sobre a necessidade de todos tomarem uma atitude urgente para proteger a vida humana e a saúde do planeta.

Código Florestal: especialista defende fundo do clima para compensar produtores que preservarem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219279.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os mecanismos de compensação ao setor agrícola pela necessidade de se preservar matas e florestas, especialmente as localizadas em áreas de mananciais e nascentes, foram o foco do debate promovido ontem (15/09/11) pelas comissões de Agricultura, Ciência e Tecnologia e de Meio Ambiente do Senado Federal.

Cutrale expõe trabalhadores maranhenses a condições precárias em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219278.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério Público do Trabalho (MPT) flagrou 32 trabalhares em condições precárias em uma fazenda da empresa Cutrale, em Itatinga (SP). Segundo o órgão, eles foram recrutados na região de Imperatriz, no Maranhão, com a proposta de salários de R$ 1,2 mil mais transporte, moradia e alimentação.

Bonito sedia o 3º Simpósio internacional sobre melhoramento de forrageiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219277.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A terceira edição do Simpósio Internacional sobre Melhoramento de Forrageiras vai reunir estudiosos brasileiros e estrangeiros entre os dias 7 e 10 de novembro de 2011 na cidade de Bonito (MS). A programação inclui palestras, apresentações de painéis e conferências. O tema escolhido pela organização do evento foi Melhoramento de forrageiras visando adaptação e mitigação de mudanças climáticas - Produção animal ecoeficiente.

Desaceleração da economia brasileira preocupa Argentina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219275.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As recentes mudanças na economia do Brasil vêm preocupando cada vez mais os economistas argentinos, que temem os reflexos do que chamam de desaceleração brasileira. Essa preocupação também vem gerando um debate sobre o nível de dependência da Argentina em relação ao Brasil. Entre os principais temores dos economistas estão a desvalorização do real na comparação com o dólar e a suspensão da produção em algumas fábricas do setor automotivo, que acumulam estoques no país.

Caminho para uma nova economia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219274.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O mundo, em particular a América Latina, dispõe de 15 anos para criar uma economia diferente da atual, baseada na ciência e na tecnologia, afirma o peruano Francisco Sagasti, ex-diretor de programa do centro de pesquisa não governamental Foro Nacional Internacional. Sagasti, que presidiu o Conselho Diretor do Programa de Ciência e Tecnologia do Conselho de Ministros do Peru, se mostrou otimista pela grande demanda por alimentos, matérias-primas, petróleo e outras fontes de energia que, a seu ver, se manterá em grande nível por mais 15 anos, prazo que permite aos países latino-americanos investirem e construírem uma economia diferente baseada no conhecimento.

Idec mostra como economizar utilizando internet 3G no celular

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219272.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Antes de fechar um pacote 3G com as operadoras, o consumidor deve prestar a atenção ao que as operadoras oferecem. Uma dica importante é verificar se a operadora oferece ferramentas on-line para monitorar o uso da internet móvel, como disponibilizar em seu site o saldo atual, o volume de dados consumidos até o momento e a franquia restante.

Pesquisar este blog