Selecione o dia...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Presidenciáveis assumem compromisso em defesa das florestas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215684.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os quatro principais candidatos à Presidência da República que receberam o questionário de 12 organizações socioambientalistas brasileiras coligadas no SOS Florestas, sobre as mudanças no Código Florestal, responderam às perguntas e se manifestaram contra os principais pontos da proposta, em especial o que anistia quem desmatou ilegalmente. Os candidatos rejeitaram as medidas que fragilizam a proteção às florestas no Brasil. Responderam ao questionário Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). Leia aqui as respostas de cada candidato e a análise das respostas. No dia 21 de setembro de 2010, membros do SOS Florestas encaminham ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, as respostas dos candidatos com o pedido de que sejam anexadas aos programas de governo apresentado por eles.

PT entra com ação para derrubar exigência de apresentação de dois documentos na hora de votar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215685.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com ação no dia 24 de setembro de 2010 no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a validade do dispositivo legal que obriga a apresentação do título de eleitor e de um documento de identidade com foto na hora de votar. A exigência foi aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado.

Brasil deve superar a Europa em diversidade de produtos com IG

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215677.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Das 5.200 Indicações Geográficas (IGs) em vigor na União Européia, 4 mil são referentes a vinhos. Controlados por minuciosos mecanismos que aferem sua qualidade, os vinhos europeus possuem identidade de sabor e, mesmo de safras distintas, oferecem a mesma sensação gustativa. Segundo Paulo Nieder, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Brasil esse avanço vai ser muito mais diversificado, com uma quantidade enorme de produtos.

Envelhecimento em barril de madeira dá execelência à cachaça

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215676.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Branquinha, aguardente, caninha, pinga. São vários os apelidos da bebida destilada mais consumida no Brasil, a cachaça. Para discutir aspectos de mercado, produção, tendências e oportunidades para o setor, centenas de produtores, pesquisadores, empreendedores e estudantes reuniram-se no dia 23 de setembro de 2010, durante o primeiro dia de atividades do II Seminário Paraibano de Cachaça de Alambique e Derivados da Cana-de-açúcar, na cidade de Areia, no Brejo paraibano.

Projeto da Câmara dos Deputados tipifica crimes contra a biodiversidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215683.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7710/10, do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que criminaliza uma série de condutas lesivas à biodiversidade e ao patrimônio genético brasileiro, relacionadas principalmente à fauna silvestre e às comunidades indígenas e tradicionais.

Projeto isenta de IPI produtos destinados ao ensino e à pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215682.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara analisa o Projeto de Lei 7740/10, do deputado Chico Daltro (PP-MT), que isenta de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a partir de 2011, os produtos destinados à construção, manutenção e conservação de instalações, máquinas, veículos e equipamentos necessários ao ensino e à pesquisa. A proposta estabelece ainda alíquota zero nas contribuições para o PIS/PASEP e Cofins sobre a importação e aquisição desses produtos por instituições de ensino e pesquisa.

Apoio técnico do Sebrae desenvolve propriedades rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215681.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Melhora do pasto e da qualidade do leite e aumento nos lucros. Estas são as mudanças que têm ocorrido na propriedade familiar de José Miranda de Farias, localizada no município Nísia Floresta no Rio Grande do Norte. Há três meses o produtor integra o projeto Leite e Derivados no Seridó Oeste do Rio Grande do Norte, desenvolvido pelo Sebrae no Estado. O projeto, que teve início em 2008, tem trabalhado com 123 propriedades rurais leiteiras. Com investimento de R$ 700 mil, o Sebrae paga horas de consultoria de uma equipe técnica formada por agrônomos e veterinários.

Produtores de Ponta Porã tem mercado certo para o algodão orgânico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215680.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A cotonicultura no Mato Grosso do Sul esteve, nos últimos anos, bastante restrita à produção de grande porte. A razão é explicada pelo diretor executivo da Associação Sul-mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampasul), Adão Hoffman, que elenca com facilidade as dificuldades do cultivo na agricultura familiar. "O algodão atrai uma variedade de pragas: pulgão, lagarta, bicudo... só para o bicudo é preciso seis aplicações de veneno".

Mais uma rede social na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215679.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Google Me é oficial e será lançado entre setembro e dezembro deste ano. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Eric Schmidt, durante a conferência Zeitgeist 2010. "Estamos tentando levar o núcleo dos produtos do Google e adicionar um componente social", Schmidt disse a um seleto grupo de jornalistas no Zeitgeist, um encontro de parceiros de negócios e figuras da indústria.

Brasileiro consome 128 gramas de mel por ano contra 1,5 quilo na Europa e EUA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215678.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Importante fonte de energia e com alto valor nutricional, o mel ainda não faz parte da dieta alimentar da grande maioria dos brasileiros. De acordo com a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), a média de consumo por habitante no país é de apenas 128 gramas por ano, enquanto nos Estados Unidos e na Europa o consumo per capita gira em torno de 1,5 quilo a cada 12 meses.

Pesquisar este blog