Selecione o dia...

sábado, 26 de janeiro de 2008

CNA: ausência do Estado é o grande causador do desmatamento da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28888.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O grande proprietário de terras na região amazônica é o Governo Federal, detentor de 76% das áreas na Amazônia Legal e a quem cabe cuidar de suas próprias terras. A avaliação é do presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Assuero Doca Veronez, para quem os grandes causadores do desmatamento na região são a ausência do Estado, a falta de regularização fundiária, o aumento do número de assentamentos rurais dispensados do licenciamento ambiental e a burocracia na concessão de licenciamentos ambientais. Assuero diz que falta uma política pública adequada para a Amazônia, de modo que ?a floresta em pé tenha mais valor do que a floresta derrubada?.

SNA e rede de produtos naturais aderem a manifesto de defesa da floresta amazônica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28889.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com cerca de 600 mil assinaturas válidas, o manifesto Amazônia para Sempre, de preservação da floresta amazônica, foi acolhido ontem (25) pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e pela rede de produtos naturais Mundo Verde. Com isso, o manifesto, lançado há um ano, fica mais perto de seu objetivo, que é somar 1 milhão de assinaturas, para se tornar um instrumento público capaz de garantir a defesa da região, agindo como um suporte à lei.

Centro de Referência Agroalimentar vai ser instalado em Londrina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28887.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Londrina vai sediar o ?Centro de Referência Agroalimentar do Estado do Paraná?. Para isso, a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; o secretário Valter Bianchini, da Agricultura e do Abastecimento; e o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Alexandre Lopes Kireeff, discutiram no último dia 23 a forma cooperação para a criação da instituição.

BNDES e PAC vão garantir extensão da Ferroeste até o Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28886.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, determinou ontem (25/1) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a elaboração dos estudos técnicos necessários para a inclusão da extensão da Ferroeste ? ferrovia pública que liga Cascavel a Guarapuava - até o Mato Grosso do Sul no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). Os recursos iniciais para a obra são de R$ 1,5 bilhão. A decisão da ministra foi anunciada em Brasília depois reunião com os governadores Roberto Requião (PR), André Puccinelli (MS), Luiz Henrique da Silveira (SC), que pleiteiam a ligação ferroviária. Participaram também do encontro o secretário dos Transportes do Paraná, Rogério W. Tizzot, e o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes.

Mais crédito para a agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28891.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores rurais de Salinas, no Norte do Estado, estão comprovando as vantagens de pagar em dia os empréstimos bancários. Além de aproveitar o desconto concedido para quem não atrasa nenhuma das prestações, o cumprimento dos pagamentos nas datas contratadas significa a possibilidade de renovação do crédito e, portanto, dinheiro certo para investir na produção. Nesta semana, o Banco do Nordeste liberou R$ 221 mil para 150 produtores do município, participantes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Produtores de Mato Grosso contestam Ministério do Meio Ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28890.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Indignados e incrédulos diante dos números divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, no último dia 23, que apontam Mato Grosso como responsável pelo aumento do desmatamento na região amazônica, as entidades que representam o setor - a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e as associações de produtores de soja (Aprosoja), de algodão (Ampa) e de criadores (Acrimat) - encaminharam uma carta ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, agradecendo a contestação dos dados e reforçam a realidade dos produtores do estado.

Software gerencial gratuito já conquistou 10 mil usuários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28863.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] Lançado pela WK Sistemas, de Santa Catarina, o ERP Lite Free é o primeiro software gratuito para administração integrada para pequenas empresas com ferramentas de gestão presente nos sistemas de grande porte. Mais de 10 mil empresas já baixaram e registraram o produto.

Entenda por que a Colistina é um dos antibióticos mais utilizados na avicultura e suinocultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28848.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Colistina tem uma potente ação antibacteriana contra vários organismos Gram negativos. Colistina é um antibiótico peptídico obtido através de cultivos do Bacillus polymyxa var. colistinus. Sua constituição química é bastante conhecida. Muitos antibióticos peptídicos são eficazes contra organismos Gram-positivos, e a Colistina é ativa contra organismos Gram-negativos, promovendo o crescimento e sendo eficiente na profilaxia e no tratamento de diarréias bacterianas dos animais domésticos.

Aprenda Como se faz Bombons e Truffas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27932.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Ótima alternativa de negócio. Um videocurso imperdível para quem quer aprender de maneira fácil e prática as técnicas para se confeccionar bombons crocantes, de coco, nozes e uva. Além de truffas tradicionais e cassis. A coordenação técnica ficou a cargo do professor Paulo Lanna.

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27931.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, é destinado às pessoas que querem iniciar sua convivência com os cavalos, ensinando-os a montar e apresentando as práticas básicas no dia-a-dia com este animal tão precioso. São abordados os seguintes assuntos: o cavalo; como pegar o cavalo no pasto; como colocar cabresto; como amarrar o cavalo; como posicionar-se junto ao cavalo; higiene básica do cavalo; conheça os equipamentos: tipos de selas, cabeçadas, embocaduras, estribos etc.; equipamentos de proteção para o cavalo e cavaleiro; como selar o cavalo; e, como montar e dar os comandos básicos.

Associação de pequenos produtores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27480.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Apresenta sugestões que pretendem facilitar a criação e o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos agricultores e suas famílias em associações ou outras formas coletivas de organização. Embrapa Informação Tecnológica - SCT.

Ações coletivas praticadas pelos produtores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27479.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Apresenta ações coletivas que podem ser praticadas por produtores rurais e equipes de técnicos que trabalham em propriedades rurais, onde a lógica tradicional e a moderna existem simultaneamente. Por isso, os dados valem tanto para agricultores progressistas como para os que, ainda, adotam o sistema tradicional de cultivo. Embrapa Informação Tecnológica - SCT.

Pesquisar este blog