Selecione o dia...

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Punições ambientais ameaçam paralisar produção de algodão e soja em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100591.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Se as punições ambientais impostas pelo governo federal continuarem, os produtores do Mato Grosso não terão como produzir soja e algodão. O alerta foi feito pelo governador do estado, Blairo Maggi, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ?Não vamos produzir soja, algodão, nossa pecuária entrará em falência. Será um sufocamento da economia do Mato Grosso?, disse Maggi, após o encontro com Lula. ?É lógico que esses preços [dos grãos] vão se modificar e inclusive trarão reflexo para a inflação brasileira?, completou.

Embrapa desenvolve motor multicombustível para uso em propriedades rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100592.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Duas tecnologias da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ? motor multicombustível e coletor solar foram apresentadas no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na 48ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina - ExpoLondrina 2008, de 3 a 13 de abril, em Londrina, PR.

Auditores fiscais decidem manter greve por tempo indeterminado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100589.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os auditores fiscais da Receita Federal, em greve desde 18 de março, decidiram manter a paralisação por tempo indeterminado. Está garantido apenas o atendimento essencial, como a liberação de produtos perecíveis, com 30% dos trabalhadores nas unidades como determina a lei.

Para Graziano, biocombustível não é único responsável pelo aumento do preço de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100588.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os biocombustíveis não são os vilões do aumento dos preços dos alimentos no mundo, de acordo com o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para América Latina e Caribe, José Graziano. ?Há uma somatória de causas distintas que empurram esses preços e a gente não consegue vislumbrar claramente o fôlego que tem essa alta?, afirmou em entrevista durante a 30ª Conferência Regional da FAO.

EBDA investe em melhoria do rebanho ovino por inseminação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100604.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Transferir material genético de qualidade, de ovinos da raça Dopper, a produtores familiares do semi-árido baiano, visando à melhoria do plantel estadual, é o objetivo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). No último dia 11, 30 embriões Dopper, importados da África do Sul, foram inseminados em fêmeas da raça Santa-Inês, do plantel da empresa.

Qualificação: a porta de entrada para o mercado de trabalho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100601.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] O Estado de Mato Grosso vem experimentando nos últimos anos um desenvolvimento econômico nunca antes visto. Recentemente, ganhamos notoriedade na mídia nacional por apresentarmos a maior média na geração de empregos no País. Somente em fevereiro deste ano o Estado teve um saldo de 9.004 novas vagas de empregos com carteira assinada, uma taxa de 2,16% a mais que em janeiro. A média nacional do mesmo período foi de 0,70%. Dados fornecidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Aliado tecnológico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100599.htm
[ TECNOLOGIA # VIDEOS ] A tecnologia ajuda os pequenos produtores do sul de Minas Gerais. A Internet facilitou a venda dos produtos. Os agricultores conversam com clientes, recebem encomendas e fazem compras on-line. 14/04/2008 - Globo Rural - 2:36

Galinha Caipira nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100598.htm
[ TECNOLOGIA # VIDEOS ] Uma pesquisa da Embrapa Meio-Norte pode ter como resultado a primeira raça de galinha caipira do Brasil. A ave tem que ser resistente ao clima do nordeste e com vantagens econômicas para o criador. 15/04/2008 - Globo Rural - 2:11

Em defesa da terra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100597.htm
[ POLITICA # VIDEOS ] Autoridades estudam na lei uma forma de frear as compras de terras por estrangeiros. O presidente do Incra, Rolf Hackbart, fala sobre as deficiências na legislação. 16/04/2008 - Globo Rural - 1:43

Estrangeiros compram terras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100596.htm
[ ECONOMIA # VIDEOS ] Terra barata e boa perspectiva de lucro são um dos fatores que têm atraído investidores estrangeiros para a agricultura brasileira. Uma das regiões mais procuradas é o oeste da Bahia. 16/04/2008 - Globo Rural - 3:11

Assessor técnico da Famasul analisa descapitalização do setor agrícola em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100593.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A colheita de soja da safra de verão em Mato Grosso do Sul deve sofrer queda de 10% em relação a safra 2007/2008. Os produtores do Estado enfrentam problemas causados pelas doenças relacionadas ao excesso de chuva. Em São Gabriel do Oeste, a 149 quilômetros de Campo Grande, a ferrugem asiática deve ser responsável pela perda de 100 mil toneladas de soja, desempenho 40% inferior ao do ano passado. No último dia 11, o município foi pressionado pelos produtores a decretar situação de emergência.

Novo índice da FGV mostra inflação de 2,20% para famílias de baixa renda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100590.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A inflação para as famílias com rendimentos mensais entre 1 e 2,5 salários mínimos (R$ 415,00 e R$ 1.037,50) ficou em 2,20% no primeiro trimestre de 2008. O avanço foi o maior registrado para este período desde janeiro de 2004, data considerada o início da série.

Situação de colonos brasileiros no Paraguai preocupa o Governo brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100587.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Dados do Ministério das Relações Exteriores mostram que existem hoje cerca de 135 mil brasileiros que vivem da agricultura no Paraguai, os chamados ?brasiguaios?. Alguns cruzaram a fronteira para produzir soja e ajudaram o país a se tornar o quarto maior produtor mundial do grão. Outros tantos são pequenos proprietários que vivem da agricultura familiar.

Energia da glicerina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100553.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) identificou bactérias que degradam a glicerina para sua transformação em biogás. O trabalho utiliza o resíduo bruto da glicerina gerado pela produção de biodiesel que, por não poder ser vendido como matéria-prima para indústrias como a de cosméticos, acaba sendo descartado em aterros industriais.

Cruzamentos com a Raça GIR para Produção de Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28093.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O cruzamento entre a raça Gir Leiteiro e outras raças européias especializadas em leite, apresenta-se como alternativa de grande viabilidade técnica e financeira para a produção de leite a pasto. Este curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos, abordam os seguintes assuntos: vigor híbrido e complementaridade; bovino europeu; gado zebuíno; o Gir Leiteiro; vaca meio sangue; variações no grau de sangue; formação do rebanho; programas de cruzamento; e, técnicas para produção de leite com mestiço Gir Leiteiro.

Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28092.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Os animais mestiços red angus-nelore se transformaram, nos últimos anos, no mais bem sucedido resultado de cruzamento, passando a ocupar um lugar de destaque na pecuária brasileira. Neste curso, constituído de filme, em DVD, e manual interativo, são abordados os seguintes assuntos: a raça red angus; a raça nelore; cruzamentos mais usados; cruzamento industrial; cruzamentos com inseminação artificial; cruzamentos com monta a campo; cria dos bezerros cruzados; recria; terminação a pasto e em confinamento; e, fêmea meio sangue como matriz.

Processos Biológicos no Sistema Solo-Planta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27642.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A importância dos princípios e métodos ecológicos para a agricultura reside no fato de que estes representam uma importante ferramenta para auxiliar o redesenho dos sistemas agrícolas e por possibilitarem o entendimento do funcionamento dos agroecossistemas, que passam a ser mais complexos e mais dependentes da regulação biológica. Esta obra é fruto de intenso trabalho que envolveu pesquisadores de diversas formações profissionais e oriundos de diferentes instituições de ensino e de pesquisa, o que se almeja com esta publicação, é que se torne uma referência básica para orientar estudantes e profissionais que atuam ou que estão se iniciando na área da agricultura sustentável.

Planejamento de Irrigação: análise de decisão de investimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27641.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] No processo de produção agrícola, em que os fatores de solo e planta são limitados pela falta de umidade, torna-se essencial o uso da irrigação. Embora seja de grande importância, principalmente em regiões onde a distribuição errática das chuvas é um fator constante, é necessário um planejamento para se estabelecer qualquer sistema produtivo com base em cultivo irrigado.

Pesquisar este blog