Selecione o dia...

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Renovação na Academia Brasileira de Ciências

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103748.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em assembléia geral realizada no fim de dezembro, em sua sede no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegeu 22 novos membros titulares para compor o rol de pesquisadores em dez áreas. A posse deles ocorrerá no dia 5 de maio de 2009, na capital fluminense.

Algodão e girassol têm potencial para biodiesel no Piauí e Maranhão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103749.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O algodão e o girassol têm potencial para a produção de biocombustíveis no Piauí e Maranhão. Estudos desenvolvidos pela Embrapa Meio-Norte ao longo de oito anos revelaram uma produtividade média no Piauí de 4,3 toneladas de algodão em caroço por hectare. No Maranhão, a produtividade alcançou até 4,2 toneladas. O caroço do algodão tem um teor de óleo que varia de 18 por cento a 20 por cento. A informação é do pesquisador José Lopes Ribeiro, coordenador das pesquisas.

Fiscalização de sementes piratas bate recorde em 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103744.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizou, até outubro de 2008, 15.411 fiscalizações de sementes piratas em todo o Brasil. A ação, coordenada pelo Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas, da Secretaria de Defesa Agropecuária (DFIA/SDA), gerou a suspensão da comercialização de pouco mais de 16,4 mil toneladas de sementes. As sementes são usadas para o plantio de produtos agrícolas ou para alimentação na pecuária.

Suplementação Mineral para Gado de Corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28618.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro apresenta informações e dados para avaliação do "status" de minerais em bovinos e deficiências de minerais encontradas no Brasil, por estado e região.

Uva: do plantio a produção, pós-colheita e mercado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28619.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro de autoria de pesquisadores brasileiros é o resultado de muitos anos de dedicação exclusiva à pesquisa, ao ensino, extensão, produção, visitas e orientação de plantio a muitos produtores.

Própolis: uma alternativa para diversificar a produção apícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103753.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] O mel é o principal produto da apicultura, principalmente nos estados do Nordeste. Entretanto, nos últimos anos, a produção de própolis tem adquirido maior importância no agronegócio apícola, verificando-se aumento de demanda no mercado interno e significativa representação nas exportações do setor.

Embrapa desenvolve nova metodologia de transformação genética do feijão caupi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103745.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolveu uma nova metodologia capaz de agilizar a transformação genética de feijão de corda, ou caupi. O objetivo é desenvolver plantas transgênicas resistentes a doenças que atacam essa leguminosa, entre as quais se destacam os vírus.

Prorrogado pagamento de parcelas do financiamento da safra de trigo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103746.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores de trigo ganharam fôlego para pagar o financiamento de custeio da safra 2008. Conforme decisão do Banco do Brasil, no dia 30 de dezembro, os produtores de trigo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão prorrogar o pagamento da segunda, terceira e quarta parcela do financiamento com vencimento entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

Ministério da Agricultura passa a monitorar quantidade de agrotóxico em mais 15 produtos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103754.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A partir deste ano 15 novos vegetais passam a ser monitorados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para manter o controle de agrotóxicos e outros contaminantes. A maçã e o mamão já faziam parte do controle e agora entram para a lista melão, morango, uva, abacaxi, alface, banana, limão, manga, tomate e batata.

Pesquisar este blog