Selecione o dia...

terça-feira, 4 de março de 2008

CNA avalia que Brasil manterá o bom desempenho no mercado exportador de carne

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100113.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Apesar da liberação das exportações de carne para 106 fazendas incluídas na lista encaminhada às autoridades européias pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o mercado da União Européia, na prática, continua fechado para a carne brasileira. Segundo o presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Antenor Nogueira, a medida não permite que o Brasil retome as exportações para o bloco europeu nos valores e nas quantidades registrados em 2007.

Pesquisadora barrada na Espanha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100116.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Celso Lafer, presidente da Fapesp, encaminhou ofício ao embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró Conde, a respeito da deportação da física brasileira Patrícia Camargo Magalhães, ocorrida no dia 12 de fevereiro, na Espanha. A aluna do curso de mestrado em física na Universidade de São Paulo (USP) e bolsista da Fapesp ficou presa por mais de 50 horas no aeroporto de Madri, quando se dirigia a Lisboa. Na capital portuguesa, Patrícia participaria do Workshop on Scalar Mesons and Related Topics (Scadron 70) com a apresentação do pôster intitulado Study of the unitarized amplitude of two scalar ressonances.

Hidroponia é mais vantajosa quando utilizada água salobra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100114.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A hidroponia pode ser uma alternativa eficaz ao cultivo de hortaliças no solo quando a água utilizada para a irrigação for salobra ? como geralmente são as das reservas disponíveis no subsolo do semi-árido nordestino. Foi o que mostrou a pesquisa conduzida pelo engenheiro agrônomo Tales Miler Soares na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.

Bio Brazil Fair reafirma bom momento da agricultura orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100111.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A regulamentação do setor de produtos orgânicos no País ? a partir da aprovação do Decreto 6.323 no final de 2007 ? abre caminho para o crescimento sustentável da atividade orgânica no País e a entrada de investimentos públicos e estrangeiros. Embalada pelo bom momento por que passa o setor, a Bio Brazil Fair 2008 ? 4ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia acontece de 1 a 4 de maio em clima de otimismo e muita expectativa.

Suinocultura global: bons produtos e assistência técnica fazem o diferencial competitivo no agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99924.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A associação de bons produtos com uma assistência técnica de qualidade tem determinado as relações entre produtores e empresas no agronegócio. Esta é a conclusão após a conversa com produtores da região de Santa Rosa, RS. De acordo com o suinocultor Tarcísio Oliveira, a assistência técnica, associada a um produto que atenda às necessidades da granja é o grande equilíbrio a se buscar para atingir a eficiência do plantel.

Universidade Uniquímica: uma nova estrutura no Agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100121.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Uniquímica, em 2005, na cidade de Angra dos Reis (RJ), por ocasião da sua Convenção Anual, inaugurou a sua Universidade Corporativa, a Universidade Uniquímica de Negócios. Em três anos de atuação, os profissionais da empresa puderam se aprimorar em conceitos técnicos e humanos visando seu amplo desenvolvimento.

Brasil e Gana discutem projetos na área de agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100120.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A visita do presidente do Conselho de Pesquisa Científica e Industrial de Gana (Council for Scientific and Industrial Research - CSIR), Emmanuel Bennoah, à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no último dia 28, rendeu bons resultados. Recebido pelo presidente da empresa, Silvio Crestana, Bennoah acertou os principais pontos da futura cooperação entre Brasil e Gana em algumas áreas estratégicas para os dois países.

Pesebem já tem 450 produtores de Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100119.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O programa Pesebem, que instala uma balança do produtor no frigorífico, já conta com cerca de 450 produtores rurais de Mato Grosso do Sul. Hoje, dia 4, os pecuaristas de Porto Murtinho há 443 quilômetros de Campo Grande, também poderão contar com o serviço. O Pesebem, como é chamado, é uma forma de levar confiabilidade ao pecuarista e também melhorar o relacionamento entre produtor e frigoríficos. As balanças que estão sendo instaladas nos frigoríficos foram doadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Conferência Regional de Meio Ambiente elege delegados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100118.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] No dia 28 de fevereiro, foi realizada a Conferência Regional do Meio Ambiente, em Rio Verde de Mato Grosso (MS), que contou com a participação dos municípios de Alcinopólis, Camapuã, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de MT, São Gabriel do Oeste e Sonora. Organizada pelas prefeituras, Secretarias de Meio Ambiente e outras entidades da sociedade civil destes municípios, a Conferência teve como objetivo promover discussões relacionadas a questões ambientais das cidades e de toda a região.

Sindicato Rural de Rio Verde (MS) tem nova diretoria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100117.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 500 pessoas prestigiaram a posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Rio Verde de Mato Grosso (MS), no dia 28 de fevereiro, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) do município. À frente do novo grupo de dirigentes estará o produtor rural Severino José da Fonseca, no cargo de presidente. Diversas autoridades municipais e componentes da chapa concorrente nas eleições estiveram presentes à cerimônia, afirmando seu apoio e colaboração à gestão da nova diretoria.

IZ faz estudos para melhorar dieta de suínos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100115.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto de Zootecnia da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Faculdade de Medicina Veterinária de Pirassununga da Universidade de São Paulo (USP) estão conduzindo ensaios de metabolismo em suínos, utilizando rações com diferentes níveis do aminoácido lisina. Um dos ensaios teve início em janeiro e o próximo está previsto para o segundo semestre.

Lançamento do PauliTexel é novidade na Feinco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100112.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Cinco criadores de São Paulo vão lançar o PauliTexel, núcleo paulista de criadores de ovinos da raça Texel, durante a Feinco 2008, evento que será realizado no Agrocentro, em São Paulo, de 11 a 15 de março. O objetivo do grupo é fomentar a criação comercial de ovinos dessa raça, voltada para a produção de carne de cordeiro precoce de alta qualidade.

Como classificar os programas de iluminação para frangos de corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100109.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Os programas de luz são classificados em: constante ou contínuo, crescente e intermitente. Modernamente os programas intermitente e crescente são mais pesquisados, no entanto, em termos de aplicabilidade a campo, o programa de luz crescente é mais aceito.

Aprosmat lança campanha de valorização de sementes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100108.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com uma produção estimada em 5,5 milhões de sacas na safra 2008, Mato Grosso tem apresentado crescimento significativo no plantio de sementes. Hoje, com a boa produtividade, menos de 30% das sementes utilizadas por produtores de soja no Estado são importadas de outros estados ou países. Como forma de valorizar o mercado mato-grossense, além de coibir problemas como aparecimento de doenças em lavouras, oriundos desse tipo de semente, a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) lançará no próximo dia 7 de março a campanha "Sementes Forasteiras: Produtor, não plante no escuro".

Agronegócio: Livro de Contratos de Crédito Rural será lançado dia 18

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100033.htm
[ ECONOMIA # LIVROS ] O advogado e especialista em crédito rural, Carlos Alberto Pereira, lança no dia 18 de março, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o livro Contratos de Crédito Rural. O livro será lançado em Campo Grande e em Dourados, nos dias 18 e 27 de março respectivamente. O advogado Carlos Alberto aborda, com riqueza de detalhes, a legislação rural vigente e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ); as estratégias de defesa em ação de execução e revisão judicial e ainda, as bases legais para recálculo de Contratos de Crédito Rural.

Atenção à melhor forma de aplicação oral de antibióticos na produção animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28910.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A alta solubilidade na água de bebida de qualquer produto a ser recomendado para administração oral, é fundamental para obter uma diluição completamente homogênea, tanto do principio ativo como do veículo do qual é composto. Esta característica apresenta um fator preponderante para que o produto atinja o objetivo proposto.

O uso de probióticos e as novas tecnologias para o sistema de produção animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28898.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Segurança Alimentar. Este tema faz com que a indústria de produção de proteína animal se modifique e aplique novas tecnologias para satisfazer às exigências do consumidor moderno. Neste contexto, a alimentação dos plantéis é tida como de fundamental importância na produção de um alimento seguro e nutritivo ao ser humano.

Como Montar Uma Pequena Fábrica de Pão de Queijo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28007.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O consumo do pão-de-queijo tem aumentado consideravelmente, exigindo dos produtores mais qualidade e mais tecnologia. Como este é um produto ainda novo no mercado, quase nenhuma informação está disponível para o empreendedor, sendo este um dos primeiros trabalhos sobre o tema. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos mostra tudo sobre a fabricação de pão-de-queijo. Você vai conhecer desde a implantação da fábrica até o processo de produção deste que é considerado o símbolo de Minas Gerais e que, hoje, alcança mercado em todo o Brasil e até no exterior. As imagens foram gravadas em duas empresas mineiras consideradas pela qualidade dos seus produtos - Bella Cia e Sabor Caseiro; portanto, aqui, você encontrará a prática e a tecnologia necessárias para a implantação da sua empresa.

Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28006.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O mercado de alimentos congelados está em grande expansão. As pessoas, cada vez mais, buscam estes alimentos pela vantagem de manter a qualidade alimentar em longo período de estocagem, além de economizar muito o tempo dessas pessoas. Por isso, o CPT produziu este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos com o objetivo de informar e auxiliar pessoas que querem entrar nesse ramo de negócios. É apresentada, como exemplo, uma pequena fábrica de alimentos congelados (Trigoleve) de grande sucesso.

Sistemas de Produção 6: Cultivo da Mandioca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27556.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Brasil produz atualmente mais de 23 milhões de toneladas de mandioca, sendo que a região centro-sul (Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul) contribui com 23% da produção. Estes estados tem uma produtividade média superior a 22 toneladas por hectare. O sistema de produção dessa tuberosa nesta região do Brasil difere das demais, pelo emprego de tecnologias e insumos, onde essa cultura é uma das mais importantes opções de renda para os agricultores locais. Esta publicação fornece subsídios técnicos para incrementar a produção e a produtividade nessa região, onde merece destaque também o consumo in natura.

Sistemas de Produção 5: Estévia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27555.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O crescimento das aplicações comerciais de edulcorantes naturais nos mercados interno e externo justificam o fortalecimento do agronegócio da Estévia (Stevia rebaudiana), principal matéria-prima para a extração desses edulcorantes. Este documento é resultado da ação de pesquisadores e técnicos especialistas das instituições parceiras (Embrapa Agropecuária Oeste e Steviafarma Industrial) que reuniram e sistematizaram os conhecimentos e tecnologias disponíveis sobre o agronegócio da esteviacultura, que em linguagem simples e orientadora são colocados à disposição de produtores, técnicos, empresários, pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados na exploração da cultura.

Pesquisar este blog