Selecione o dia...

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

AEB irá apoiar projeto de educação espacial em Sergipe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102094.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do programa AEB Escola, irá auxiliar o projeto Espaço e Escola, desenvolvido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju - SE) e pela Rede Sergipe de Geotecnologias (Resgeo). O anúncio da parceria foi feito no IV Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (IV GeoNordeste), realizado semana passada em Aracaju (SE).

CTNBio aprova liberação comercial de algodão transgênico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102091.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Por 18 votos a favor, três contra e duas abstenções, os membros da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovaram ontem (21/8) a liberação comercial de algodão tolerante ao glifosinato de amônia, pedido pela Bayer CropScience Ltda. Com aval da comissão, o próximo passo é a liberação do produto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Frente Parlamentar da Fruticultura sugere mudanças em regras do trabalho rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102089.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Integrantes da Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira vão formar um grupo de trabalho com técnicos do governo e representantes do Ministério Público do Trabalho para sugerir alternativas às normas de fiscalização do trabalho rural. A informação é do presidente da frente parlamentar, deputado Afonso Hamm (PP-RS), que se reuniu no último dia 20 com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Sistema Lavoura-Pecuária-Floresta traz vantagens para o produtor rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102084.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV aborda a Integração lavoura-pecuária para os biomas brasileiros. O programa será exibido hoje (22/8) pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h, com reapresentação no dia 24, às 8h pela Canal NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília ? DF), em parceria com a Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília - DF), tendo o apoio da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG) e da Embrapa Cerrados (Planaltina - DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

1ª Conferência Internacional de Confinadores reunirá especialistas estrangeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102075.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A análise comparativa entre os sistemas de produção brasileiros e o de outros países que atuam como fornecedores de carne para o mercado mundial fará parte da programação da 1ª Conferencia Internacional de Confinadores (InterConf), evento que acontece entre os dias 16, 17 e 18 de setembro, em Goiânia (GO). O tema será abordado por especialistas internacionais convidados pela Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), entidade promotora da InterConf.

Curso de Zootecnia da FAGRAM abre inscrições para processo seletivo até agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102097.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Curso de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agro-Ambientais (FAGRAM), abriu processo seletivo, com exames de vestibular quinzenais, até agosto de 2008. Com o propósito de ampliar a visão da profissão pelo aluno, visando o incremento da qualidade do ensino praticado no campus da Penha, a FAGRAM tem seu foco voltado para o direcionamento do estudante ao mercado de trabalho.

V Congresso da Sociedade Nordestina de Produção Animal recebe trabalhos até setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102096.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Já está aberto o prazo para submissão de trabalhos para o V Congresso da Sociedade Nordestina de Produção Animal, que será realizado de 24 a 27 de novembro no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju. Os trabalhos poderão ser enviados até 19 de setembro. As normas de elaboração dos resumos podem ser acessadas no site da Sociedade Nordestina de Produção Animal, onde também estão disponíveis a programação e demais informações sobre o evento.

Transdisciplinaridade em pesquisas de conservação in situ de recursos genéticos em Sergipe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102095.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Como envolver as comunidades tradicionais nas pesquisas que visam à conservação e uso de recursos genéticos? Alguns trabalhos científicos trazem essa pergunta como premissa, e a maioria conclui que as comunidades devem assumir o papel de agentes de pesquisa, em detrimento de simples objetos de observação.

Canasul começa hoje em Campo Grande (MS)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102092.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A segunda edição do Canasul - Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-Açúcar em Mato Grosso do Sul ? começa hoje, 22 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. A abertura será feita pelo governador de MS, André Puccinelli. O Canasul, que acontece entre os dias 22 e 23 de agosto, irá reunir empresários, proprietários rurais, investidores, profissionais da área técnica e acadêmicos.

Petrobras inaugura segunda usina de biodiesel no Ceará

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102090.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Petrobras inaugurou no último dia 20, em Quixadá, no Ceará, a segunda usina de produção de biodiesel do país, com capacidade para refinar 57 milhões de litros de biodiesel por ano. É a mesma capacidade da Usina de Candeias, na Bahia, a primeira inaugurada pela Petrobras Biocombustível, empresa criada para gerir o programa de biocombustíveis da estatal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá participar da solenidade de amanhã em Quixadá.

28ª Semana Nacional do Cavalo Campolina acontece dia 7 a 13 de setembro em Belo Horizonte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102080.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Está chegando a 28ª Semana Nacional do Cavalo Campolina, o maior evento da raça no Brasil. Criadores, proprietários e apaixonados de todas as partes do país reúnem-se na capital mineira para celebrar o grande momento deste cavalo genuinamente brasileiro. O evento acontece em Belo horizonte, durante toda a semana do feriado de 7 de setembro, no Parque da Gameleira, de 7 até o dia 13 de setembro.

Aprovado curso de Pós-graduação do IZ ao nível de mestrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102077.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), recebeu a aprovação da proposta para o curso de pós-graduação no IZ (PG-IZ) ao nível de mestrado - Stricto Sensu - em Produção Animal Sustentável. O mestrado iniciará suas atividades no primeiro semestre de 2009, com duração média de dois anos.

Produção de Mamão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28344.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Produzir mamão de qualidade o ano todo, significa alta rentabilidade, mas, para isso, é necessário dedicação e tecnologia. Este videocurso aborda os seguintes assuntos: variedades indicadas para o cultivo comercial; formação de viveiros; como plantar e irrigar; controle de pragas e doenças; técnicas para a colheita; e, tratamento pós-colheita. Com o apoio da Embrapa, da Emcapa e dos principais produtores de mamão do Espírito Santo e Sul da Bahia, você aprenderá as técnicas mais adequadas no cultivo de mamão de qualidade.

Produção de Limão Taiti

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28343.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O limão "Taiti" se destaca como um dos frutos cítricos de maior precocidade, produtividade e de grande importância comercial no Brasil. O curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo "Produção de Limão Taiti" é mais um esforço para aumentar a qualidade e a nossa produção, abordando todas as fases da cultura: aspectos econômicos; clima e solo; produção de mudas; espaçamento e plantio; irrigação e adubação; tratos culturais; pragas e doenças; e, colheita e beneficiamento.

Pesquisar este blog