Selecione o dia...

terça-feira, 1 de julho de 2008

Alimentação dos rebanhos nos períodos secos no semi-árido nordestino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27793.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural.Na região nordeste, o número de caprinos e ovinos é expressivo se comparado à quantidade de animais criados em todo o Brasil. São 8,03 e 7,33 milhões de cabeças, respectivamente, o que representa 93,15 e 50,95 porcento do rebanho nacional.

União Européia habilita Paraná e São Paulo a exportarem carne bovina in natura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101487.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A União Européia habilitou os estados do Paraná e de São Paulo a exportarem carne bovina in natura para os países que a integram. A medida é conseqüência de decisão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que reconheceu os dois estados como áreas livres de aftosa com vacinação, e foi comunicada hoje à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Juros e inflação continuam com tendência de alta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101486.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os analistas de mercado aumentaram de 13% para 13,5% a projeção para a taxa básica de juros em 2009. A estimativa consta do boletim Focus, publicação semanal do Banco Central, elaborada com base em consulta a analistas de mercado sobre os principais indicadores da economia. Para este ano, a estimativa é de aumento da Selic para 14,25%, a mesma da semana passada. Atualmente a taxa básica de juros é de 12,25%.

Mercado de flores e plantas ornamentais aumenta com faturamento de R$ 600 milhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101484.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção de flores e plantas ornamentais vem aumentando de ano para ano no país, o mesmo ocorrendo em relação à exportação desses produtos. O faturamento do mercado de floricultura chega a R$ 600 milhões.

Composto mineral melhora qualidade das rosas e diminui consumo de fertilizantes nitrogenados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101483.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um composto mineral, que vem sendo desenvolvido por pesquisadores brasileiros, provou que é possível aumentar o tamanho das rosas, representando eficiência de produção, diminuição de custos para os produtores e redução dos males causados à atmosfera pela emissão de gases causadores do efeito estufa.

Café: o grande motivador da imigração japonesa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101497.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP e D/Café), administrado pela Embrapa Café, representante das principais instituições de ensino, pesquisa e extensão ligadas ao café, reconhece e agradece a contribuição dos imigrantes japoneses e de seus descendentes ao progresso da cafeicultura brasileira. Se o Brasil é líder neste agronegócio, como maior produtor, segundo maior consumidor e detentor das mais modernas e eficientes tecnologias, destaque deve ser dado aos primeiros imigrantes, sobretudo os japoneses, que representaram a força de trabalho indispensável ao sucesso da atividade no início do século XX.

Pesquisa integra coletas e permite comparar padrões ecológicos do Pantanal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101493.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento estão utilizando uma metodologia conhecida como "grade" para fazer coleta de material nos mesmos pontos de fazendas do Pantanal. Essa padronização vai facilitar a integração de dados, a definição de indicadores para estabelecer critérios de manejo e a comparação de padrões ecológicos entre áreas distintas ao longo do tempo.

Uso do pastejo rotacionado aumenta produção de leite em Minas até na seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101489.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pequenas propriedades de leite de Minas Gerais estão obtendo alta produtividade o ano inteiro com ajuda de um sistema gerado pelo Programa Minas Leite, da Secretaria da Agricultura do Estado. Implantado em setembro de 2007, em municípios polarizados por Curvelo, o Sistema de Gestão e Habilitação Técnica dos Pequenos Produtores Rurais de Leite envolve atualmente 144 propriedades, onde a produtividade de leite saiu da média diária de 7,5 para 8,2 litros por vaca.

Pará já pode exportar flores tropicais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101488.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura (MAPA) publicou ontem, 30/6, no Diário Oficial, a lista que libera a exportação das espécies do gênero helicônia, a flor tropical mais produzida no Pará. A Instrução Normativa traz a atualização da lista de hospedeiros das pragas quarentenárias no Brasil, ou seja, as pragas que provocam danos aos vegetais. Há três anos sem poder exportar, por causa do mal da Sigatoka Negra, os produtores de flores do Pará agora respiram aliviados e comemoram uma nova era no setor da floricultura paraense.

Barreiras burocráticas, impostos e transportes impedem ampliação na exportação de flores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101485.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A exportação de flores e plantas brasileiras, embora venha mostrando ampliação, ainda é pouco expressiva, disse o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais, Renato Optiz. A câmara foi criada oficialmente em janeiro de 2006 por meio de portaria do Ministério da Agricultura.

Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28242.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo mostra todas as etapas da criação de leitões para o abate. O parto e o cuidado com o recém-nascido; manejo de leitões lactentes na desmama e na fase de creche. Registro e controle do rebanho. Como proceder na recria, crescimento e terminação. Manejo sanitário dos animais. Sistemas de alojamentos, instalações, comercialização e abate. A coordenação técnica do professor Paulo César Brustolini, zootecnista, responsável pelo setor de suinocultura da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com a participação de suinocultores e técnicos.

Manejo de Irrigação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28241.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O manejo de irrigação é uma técnica de grande utilidade para o sucesso da agricultura irrigada, permitindo acompanhar as exigências reais de água da cultura, tornando possível fornecer à cultura a quantidade certa de água no momento adequado. Isto proporciona melhores condições de desenvolvimento das plantas, além de significativa economia de água, energia, mão-de-obra e insumos. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, serão abordados os seguintes assuntos: processo de absorção e de retenção de água no solo; cálculo de lâmina de irrigação; avaliação de sistemas de irrigação; e, técnicas de manejo para culturas anuais e perenes (turno de rega fixo, turno de rega variável, Tanque Classe A, estufa, tensiômetros, e EDABO).

Secagem industrial acelerada de madeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27794.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. Madeira seca em menor tempo, com melhor qualidade e redução de custos resumem o Processo de Secagem Acelerado de Madeira, patenteado pela Embrapa e Engref (Escola Nacional de Engenharia Rural, Águas e Florestas de Nancy, França).

Pesquisar este blog