Selecione o dia...

sábado, 27 de dezembro de 2008

EBDA lança Sistema de Informações em videoconferência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103681.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em uma iniciativa inédita no Brasil, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), lançou no dia 18 de dezembro, no Instituto Anísio Teixeira, o Sistema de Informações da empresa, SIN-EBDA, que registrará o atendimento aos agricultores familiares com maior eficiência e agilidade.

Firmado o convênio para repasse de recursos do INCT Café com sede na UFLA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103671.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No ultimo dia 16 foi assinado em Belo Horizonte o convênio para liberação de recursos financeiros pelo Governo do Estado de Minas Gerais aos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), recém aprovados no edital nº 15/2008 do CNPq. A autorização foi lavrada pelo vice-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, e pelo presidente da Fapemig, Mario Neto Borges.

UFMG entra com mandados de segurança contra decisões do Tribunal de Contas da União

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103669.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deu entrada no Supremo Tribunal Federal (STF) em dois mandados de segurança contra decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), pois de acordo com avaliação da Procuradoria Jurídica da Universidade, ferem o princípio da autonomia das instituições federais de ensino superior. A medida foi tomada pela UFMG no último dia 18.

Cultivo de uvas cresce 58% em 12 anos no Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103667.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com crescimento anual de 4% em média, a área de cultivo de uva no Rio Grande do Sul soma 38,5 mil hectares. A informação é da última edição do Cadastro Vitícola, lançado no dia 18 de dezembro, em Porto Alegre (RS). Em relação ao primeiro levantamento realizado em 1995, quando havia 24,3 mil hectares plantados, o acréscimo na área de vinhedos do Estado alcança 58,33% em 12 anos.

Sistema de destinação final de embalagens de agrotóxicos deixa de emitir 98 mil toneladas de CO2 em cinco anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103652.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Estudo encomendado pelo inpEV ? instituto que representa a indústria fabricante ? comprovou os benefícios ao meio ambiente do sistema de destinação final de embalagens vazias de fitossanitários. O processo de recebimento e envio à reciclagem dessas embalagens representa um ganho ambiental que pode ser traduzido em 491 mil árvores plantadas (294,6 por hectare), 224 mil barris de petróleo economizados ou ainda a redução de 167 mil viagens de carro entre Rio e São Paulo.

Desafios para a produção do etanol celulósico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103612.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A celulose é o recurso natural renovável mais abundante do planeta e a produção de biocombustíveis a partir da biomassa é uma importante rota alternativa que vem sendo mundialmente estudada e debatida. No entanto, apesar de já existirem tecnologias disponíveis para o processamento da biomassa, a maioria esbarra em dificuldades técnicas ou econômicas.

Dilemas e desafios da meliponicultura na agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103585.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A meliponicultura ou criação racional de abelhas nativas, em particular das abelhas-sem-ferrão, é freqüentemente mencionada como uma atividade viável para a agricultura familiar em decorrência, principalmente, dos baixos custos envolvidos na criação destas abelhas e do elevado valor de mercado do mel, principal produto comercializado. Apesar de seu potencial, a meliponicultura é ainda uma atividade incipiente, com pouca ou nenhuma expressão no orçamento familiar dos agricultores brasileiros.

Minerais e Vitaminas para Bovinos, Ovinos e Caprinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28597.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Os ruminantes se alimentam dos materiais encontrados nas plantas que ingerem. Ambos, animais e plantas, precisam de elementos minerais encontrados no solo. Porém, com freqüência, o solo brasileiro é carente de minerais metabolicamente necessários. Isso leva os animais a um estado de carência crônica dessas substâncias. Então, o criador deve buscar alternativas de suplementação mineral. Assim procedendo, ele consegue melhores resultados produtivos do seu rebanho.

Maracujá - Práticas de Cultivo e Comercialização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28596.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A cultura do Maracujá vem ganhando impulso nos últimos anos em relação a sua área cultivada, em função dos preços atraentes, especialmente no mercado de fruta fresca. Este livro detalha este processo, mostrando: os aspectos econômicos; a exportação; os custos de produção; o clima e solo ideais para o maracujazeiro; como é feia a extração de sementes; ensina como é feita a formação de mudas e época de semeadura; ensina como é feito o trato fitossanitário das mudas.

Pesquisar este blog