Selecione o dia...

sábado, 6 de março de 2010

Ministério da Agricultura proíbe frigorífico de exportar para a União Europeia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213563.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autuou o frigorífico Arantes Alimentos, unidade de de Pontes e Lacerda (440 quilômetros ao oeste de Cuiabá, em Mato Grosso), e suspendeu a exportação das carnes produzidas pelo frigorífico à União Europeia (UE). Segundo o secretário de Defesa Sanitária do ministério, Inácio Kroetz, o motivo foi a falta de um documento que comprovasse a origem da carne enviada ao bloco econômico europeu.

Prorrogação do Finame Agrícola será debatida no Senado Federal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213560.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A prorrogação dos créditos do Finame Agrícola (Financiamento de Máquinas e Equipamentos), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e a possibilidade de refinanciamento por parte de agricultores já tomadores de crédito serão discutidas na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal. Por requerimento do senador Gilberto Gollner (DEM-MT), a comissão marcou para o próximo dia 9 reunião extraordinária para discutir o assunto.

Rio Grande do Sul prepara-se para mais uma safra excepcional de arroz

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213558.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A safra do arroz no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, cuja colheita se inicia em abril, promete apresentar bons números. Diferentemente de outras regiões, mais afetadas pelo excesso de chuvas, não deverá haver quebra significativa de produtividade na área que já é considerada campeã no Estado no rendimento do cereal. A média de grãos em casca inteiros por saca de 50 quilos é de 63%, enquanto em outros locais gira em torno de 57%.

Conferência da FAO discute biotecnologia para países em desenvolvimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213543.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Em Guadalajara, México, cerca de 300 pesquisadores e técnicos estão reunidos na Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) com o objetivo de discutir o uso da biotecnologia agrícola em países em desenvolvimento frente aos desafios de combate à fome e à pobreza e das mudanças climáticas.

Projeto da Câmara autoriza uso do FGTS para compra de imóvel rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213562.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6811/10, do senador Paulo Paim (PT-RS), que autoriza o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de imóvel rural destinado à exploração direta pelo agricultor e sua família.

Mulheres rurais serão homenageadas em vários pontos de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213561.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Embora os homens sejam maioria entre a população do meio rural, as mulheres têm conquistado cada vez mais um papel importante no campo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem 4,1 milhões de trabalhadoras na agricultura familiar no país e 600 mil delas são responsáveis por estabelecimentos agropecuários. No mês de março, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está organizando eventos em homenagem as mulheres rurais em vários pontos do Estado.

UFMG lança livro sobre vinte projetos científicos de base tecnológica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213559.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Vinte projetos científicos de base tecnológica das áreas de química, farmácia, bioengenharia, mecânica, eletrônica, nanotecnologia e computação foram reunidos em 103 páginas de um livro lançado no último dia 4, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por enquanto, o livro será distribuído apenas entre as instituições gestoras do PII, mas uma versão online será disponibilizada na página do Sebrae-MG.

Relação de aprovados na terceira etapa do Sisu já está na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213557.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Já está na página do Ministério da Educação (MEC), na internet, a lista dos aprovados na terceira etapa de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os nomes podem ser consultados no site do Sisu.

Danos em rodovias prejudicam caminhoneiros e encarecem o frete

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213556.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os danos causados pelas chuvas em rodovias que ligam a cidade de São Paulo a outras capitais causa prejuízos aos motoristas de caminhão e encarecem os fretes. Segundo o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos da Baixada Santista (Sindicam), José Luiz Ribeiro, o aumento de custos em consequência dos trajetos mais longos que precisam ser feitos por causa dos desvios nas estradas são repassados imediatamente ao valor do frete.

Receita trabalha na criação de divisão exclusiva para grandes contribuintes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213555.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, esteve ontem (5/3) em São Paulo, para trabalhar na criação da Divisão de Acompanhamento dos Maiores Contribuintes. A nova unidade da Receita terá inicialmente escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados responsáveis pela maior arrecadação do governo federal.

Pesquisar este blog