Selecione o dia...

terça-feira, 29 de julho de 2008

Manifestantes do MST, MTD e MATR ocupam sede do Incra em Brasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101801.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 600 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), e do Movimento de Apoio ao Trabalhador Rural (MATR) ocupam, desde as 6h, a sede da superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os funcionários que tentaram entrar foram impedidos.

Químico chama atenção para custo social e ambiental da produção de biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101793.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] É preciso reconsiderar o deslumbramento da opinião pública com as vantagens ambientais do etanol. Quem alerta é o químico Wilson de Figueiredo Jardim, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em conferência na reunião anual da SBPC, ele chamou a atenção para aspectos que nem sempre são levados em conta na avaliação dos biocombustíveis e manifestou ceticismo quanto à possibilidade de alcançarmos um desenvolvimento sustentável se mantivermos o modelo econômico atual.

Sucesso do biodiesel depende do sistema agrícola, diz estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101789.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Derivado de óleos vegetais ou gordura animal e menos poluente, o biodiesel leva muitas vantagens sobre o seu similar vindo do petróleo, o óleo diesel. Mas nem tudo são flores na corrida pela aposentadoria dos combustíveis fósseis. Um estudo do Departamento de Plantas de Lavoura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) avaliou as vantagens e desvantagens da produção do biodiesel para o ambiente e para a agricultura. O ônus ou o bônus da produção do combustível depende do sistema agrícola utilizado, concluiu o artigo publicado na Revista Ciência Rural (volume 38, nº3 - clique aqui para ler o resumo).

O feijão-caupi para processamento industrial e exportação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101724.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O feijão-caupi (Vigna unguiculada (L.) Walp.) é uma leguminosa amplamente adaptada, versátil e nutritiva, devido ao seu conteúdo protéico e energético, sendo cultivado em diversas partes do mundo, proporcionando emprego e renda para milhares de pessoas.

Unidades da Embrapa no norte do país discutem cooperação internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101800.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes das Unidades da Embrapa na região Norte, da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa (ARI) e Diretoria Executiva se reuniram na sede da Embrapa Acre (Rio Branco/AC) com o objetivo de discutir estratégias de cooperação internacional para melhorar a atuação da Empresa no exterior. O Encontro terminou no dia 26, com uma visita à cidade de Montevideo (Pando/Bolívia), fronteira com o município de Plácido de Castro onde os pesquisadores puderam conhecer características de clima e solo, além de aspectos estruturais da região, visando identificar oportunidades para futuras parcerias.

Sinop sedia o segundo seminário de arroz de terras altas de Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101790.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Acontece no município de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá, MT), o Segundo Seminário da Cultura do Arroz em Terras Altas e Segunda Reunião da Comissão Técnica da Cultura do Arroz em Mato Grosso e Rondônia, nos dias 31 de julho e primeiro de agosto. No evento serão abordadas ações de governo do Estado para viabilizar a cadeia produtiva do arroz, linha de crédito, licenciamento, fiscalização, queima controlada, classificação e parboilização de arroz, integração lavoura e pecuária, correção e adubação do solo para cultura de arroz em terras altas.

Pinturas Decorativas em Madeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28298.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Com algumas tintas e pincéis você pode fazer uma verdadeira transformação em sua casa, renovar seu local de trabalho, restaurar móveis antigos, e até iniciar uma excelente atividade profissional, começando em casa, com pouco investimento. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos você vai aprender a fazer: pátinas: acetinada; aquarelada; texturizada; mexicana; holandesa; francesa provençal; argentina; inglesa vitoriana; simples; dragg; decapê; liming; craquelê para modernizar; craquelê envelhecido; staining; policromia para modernizar; e, estêncil.

Mexerica gera emprego e renda em Belo Vale, Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101788.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção de tangerina ponkan está transformando a vida dos agricultores de Belo Vale, na região Central de Minas. O município já é hoje o maior produtor de mexerica (como popularmente conhecida a tangerina) de Minas Gerais e vende as frutas para diversos estados do Nordeste (Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Sergipe), além de Rio de Janeiro e Distrito Federal. A safra começou em maio na região e deve durar até setembro. A expectativa é que esse ano sejam colhidas cerca de 14 mil toneladas de mexerica.

Pintura Especial Decorativa em Metais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28297.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O objetivo deste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos é ensinar os segredos da pintura em peças de ferro, metalom e outros metais. O aprendizado destas técnicas fará de você um profissional muito especial, requisitado por artistas, decoradores, pintores decorativos, cenógrafos e profissionais do ramo de serralheria. São mostradas as seguintes pinturas: pátina grafite; metalizado multicolor; metalizado chuva de prata; dourado envelhecido; verdigris em cobre, metal e bronze; policromia; policromado; dourado oxidado; imitação do ferrugem; gildeng; prata envelhecida; prata oxidada; pátina liquenosa; decapagem francesa; pátina oxidada; prata boliviana; e, policromia oxidada;

Agroindústria Familiar: Cajuína

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27850.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O caju é composto da castanha, o verdadeiro fruto, e do pendúnculo, que é um pseudo ou falso fruto, uma forma hipertrofiada do pendúnculo floral e rica em suco. Além de ser consumido ao natural, como fruta fresca, o pendúnculo pode ser utilizado na fabricação dos mais diversos tipos de doces e bebidas. O suco fresco clarificado, engarrafado e cozido em banho-maria dá origem à cajuína, bebida refrescante, não alcoólica, sem aditivos químicos incorporados e com açúcar do próprio suco.

Coleção Plantar - Pêra - 1ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27849.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A pêra européia é considerada uma das frutas mais deliciosas, combinando uma textura cremosa e sucosa com uma insuperável delicadeza de sabor e aroma. Esta publicação aborda os seguintes aspectos: clima, cultivares, polinização, solo, calagem e adubação, plantio, poda e condução, quebra de dormência, irrigação, pragas e doenças, colheita e comercialização.

Pesquisar este blog