Selecione o dia...

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Brasil deve colher segundo melhor safra da história: 134,4 milhões de toneladas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211353.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] 0A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 134,4 milhões de toneladas em 2009. O volume representa uma queda de 7,9% em relação à safra recorde de 2008, quando foram produzidos 146 milhões de toneladas de grãos no país. Os dados fazem parte da sétima estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado ontem (6/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de julho.

Instituições patronais comunicam ao governo saída do Codefat

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211354.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Entidades patronais enviaram carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializando a saída do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). A carta foi assinada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) e enviada ontem (6/8) ao presidente.

Professora deixa sala de aula no Sul e planta uva no Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211350.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produzir e comercializar uva de alta qualidade, com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente para atingir a satisfação dos clientes. Essa é a missão da empresa Frutti Hall que fica em Petrolina (PE), a 714 quilômetros da capital do Estado, na região do Vale do São Francisco. Lá a qualidade é levada a sério por todos os funcionários. A exigência parte principalmente da proprietária, Iolanda Weis Naressi.

Dia de Campo em MT mostra nova tecnologia de algodão adensado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211349.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O algodão adensado é a novidade que foi apresentada pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA) no Dia de Campo da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) na Fazenda São Francisco, em Rondonópolis (212 Km ao Sul de Cuiabá), realizado ontem (5/8). A nova tecnologia, trazida dos Estados Unidos e da Argentina, reduz os custos do plantio em 25% comparado ao cultivo do algodão normal.

Curso ensina o manejo e tratamento de dejetos com biodigestores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211358.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O manejo e tratamento de dejetos com biodigestores será o tema do curso que a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realizará de 29 de setembro a 1º de outubro em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento é em parceria com a Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuários e Agroindustriais (Sbera) e a Itaipu Nacional.

Livro sobre tratores agrícolas é distribuído gratuitamente pela Unesp

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211357.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Distribuído gratuitamente pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o livro Operação com Tratores Agrícolas é mais prático e de leitura mais fácil se comparado a trabalhos científicos, além de mais enxuto e direto do que os manuais de operação.

Comissão da Câmara irá discutir certificação da cachaça

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211356.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados vai promover uma audiência pública para debater os rumos da produção de cachaça no Brasil. Os deputados aprovaram no último dia 5 o requerimento 427/2009, para tratar do Projeto de Lei 1.187/2007. O projeto de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB/SC) trata da produção, comércio, registro, padronização, classificação, controle, certificação, inspeção e fiscalização da cachaça de aguardente de cana-de-açúcar. A data da audiência ainda não foi definida pela Comissão.

Produção de biocombustíveis deverá obedecer a critérios socioambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211355.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A produção de biocombustíveis deverá ser realizada com a observação de critérios socioambientais, como a não utilização de trabalho infantil ou escravo e evitando o desmatamento de florestas ou vegetação nativa. A determinação está prevista em matéria aprovada ontem (6/8) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e será agora encaminhada à análise da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal, em decisão terminativa.

Cooperativa de Pintadas (BA) comemora venda de carne certificada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211352.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), município localizado a 255 km de Salvador, fechou sua primeira grande venda de cortes especiais de carnes de ovinos e caprinos para uma distribuidora de Salvador. As carnes, certificadas com o Selo de Inspeção Estadual (SIE), são produzidas em abatedouro no município de Pintadas, o primeiro do Estado administrado por uma cooperativa.

Certificação abre mercado para agricultores do Velho Chico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211351.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A uva é tratada com cuidado na Agropecuária Águia do Vale I, propriedade que fica a 50 km do centro da cidade de Petrolina, na margem pernambucana do Rio São Francisco. Assim que colocam os pés na propriedade, os visitantes são informados de que o local segue normas rigorosas de produção. Todos recebem um pequeno papel com 12 orientações, como proibição de fumar dentro da empresa e consumir bebidas e comidas na área de plantio.

Pesquisar este blog