Selecione o dia...

sábado, 26 de novembro de 2011

Incra excluiu mais de 100 mil assentados por irregularidades em dez anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219989.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em dez anos, 103 mil beneficiários da reforma agrária foram excluídos do programa por irregularidades. A maioria das exclusões, 44%, foi motivada por abandono da terra. Em seguida, estão os casos de venda irregular de lotes dos assentamentos, com 35% das exclusões. Os números são do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que lançou ontem (25/11/11) uma campanha para coibir a compra e venda ilegal de lotes da reforma agrária. De janeiro de 2001 a julho de 2011, o Incra excluiu 36,5 mil famílias que comercializaram as terras irregularmente. Pela lei, os lotes da reforma agrária não podem ser vendidos, alugados nem arrendados.

Governo quer diminuir pela metade o tempo de instalação de assentamentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219990.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lacerda, disse ontem (25/11/11) que o governo pretende acelerar o processo de criação de assentamentos, que dura, em média, oito anos. A expectativa é diminuir o tempo pela metade e acelerar o assentamento de famílias que ainda estão fora do Programa Nacional de Reforma Agrária.

Estagnação do mercado da soja faz produtores estocarem produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219988.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores de soja adotam medidas para evitar prejuízos, em função da estagnação do mercado. Enquanto os maiores importadores do grão brasileiro recuam e aguardam por preços ainda mais atraentes, agricultores estocam o produto, à espera de uma recuperação que traga mais lucro. Em outubro, a soja era negociada a R$ 56,00 no porto. Já nos últimos dias, o preço caiu para R$ 48,00.

Os benefícios globais das agroflorestas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219983.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Imagine todo o carbono que o mundo lançou para a atmosfera durante a década de 1980. A cifra é elevada, mas a Amazônia retém nas suas matas e solos quase 25 vezes essa quantidade de carbono. Se perdesse toda sua cobertura vegetal, a maior floresta tropical do mundo lançaria o equivalente a 250 anos de emissões de carbono naquele ritmo dos anos 80.

Novo Código Florestal mantém o rigor da legislação de 1965, destaca Jorge Viana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219991.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O novo Código Florestal não será complacente com novos desmatamentos, destacou ontem (25/11/11) o senador Jorge Viana (PT-AC), relator da proposta na Comissão de Meio Ambiente da Casa. Em discurso do plenário, o petista disse que o projeto mantém o rigor da legislação de 1965, em vigor até hoje, e ainda busca recuperar o passivo ambiental de 50 milhões de hectares de área desmatada, acumulados no país nos últimos anos.

Canal Rural conta trajetória do idealizador da Festa do Peão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219987.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O programa Criadores, exibido pelo Canal Rural todos os sábados, apresenta hoje (26/11/11), às 11h30, o episódio Os laços do Boiadeiro. Com apresentação de Renata Ryff Moreira, o episódio vai contar a trajetória de Antônio Renato Prata, idealizador da Festa do Peão e um dos pioneiros e destacados criadores de cavalo Quarto de Milha no país.

Seminário sobre Agroecologia será transmitido ao vivo pela internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219986.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Os interessados que não puderem comparecer à Assembleia Legislativa, em Porto Alegre (RS), durante o XI Seminário Internacional e XII Estadual sobre Agroecologia, poderão assistir ao vivo pela Internet, no site do Seminário, acessado através da página da Emater/RS-Ascar - www.emater.tche.br. A transmissão será realizada enquanto transcorrer a programação dos seminários, de 28 a 30 de novembro de 2011. No mesmo endereço eletrônico podem ser efetuadas, sem custo, as inscrições para os eventos.

Simpósio Nacional de Biorrefinarias dará origem a livro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219985.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Qual o cenário atual e futuro das biorrefinarias no Brasil e no mundo? Quais os desafios técnicos e econômicos a serem superados? Quais as estratégias públicas e privadas necessárias para o desenvolvimento dessa tecnologia no País? Essas foram as perguntas estratégicas discutidas durante o I Simpósio Nacional de Biorrefinarias. As respostas encontradas no debate darão origem a um livro e serão tema da próxima edição da Agronergia em Revista.

Intensificação ecológica da agricultura para preservação e lucratividade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219984.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] As perspectivas futuras sugerem que uma verdadeira revolução nos processos de produção agrícola terá que acontecer. Se por um lado o modelo produtivista, oriundo da revolução verde, tem mostrado seus limites, principalmente no que diz respeito ao uso insustentável de recursos naturais e nos impactos negativos que causam ao meio ambiente, por outro, estima-se que a população mundial deverá chegar a 9 bilhões de pessoas em 2050, aumentando assim a demanda por alimentos, fibras, madeiras e, junte-se a essa lista: biocombustíveis.

Pesquisar este blog