Selecione o dia...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Banco mundial de sementes inaugurado próximo ao Pólo Norte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100049.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cerca de 4,5 milhões de sementes das mais importantes plantas cultiváveis passam a ser guardadas em baixo de montanha da ilha norueguesa de Spitsbergen, situada a apenas mil quilômetros do Pólo Norte. Com a presença do presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, foi inaugurado ontem (26/2) o Global Seed Vault (Banco Mundial de Sementes), depósito que irá guardar 4,5 milhões de sementes das mais importantes plantas úteis conhecidas.

CNA defende suspensão de cobranças de dívidas até lançamento do PAC do Cacau

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100051.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Nacional do Cacau da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encaminhou no último dia 25 ofício ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo que a cobrança das dívidas dos cacauicultores sejam suspensas até o lançamento do Plano Executivo para Aceleração do Desenvolvimento e Diversificação do Agronegócio na Região Cacaueira da Bahia.

Especialistas estrangeiros apresentam experiências e tecnologias no III Congresso Internacional Feinco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100044.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Acompanhando as tendências e necessidades do mercado da ovinocaprinocultura, a organização da Feira Internacional de Ovinos e Caprinos (Feinco), que acontece entre 11 e 15 de março, no Centro de Exposições Imigrantes (SP), promoverá durante o evento o III Congresso Internacional Feinco, com novo formato e a presença de diversos especialistas internacionais.

Pantanal é dependente das águas do Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100030.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A exuberância natural, a alta diversidade biológica e a imensa planície de áreas alagáveis do Pantanal Matogrossense podem ser ameaçadas pelos impactos nos recursos hídricos do Cerrado. Os principais rios do Pantanal nascem nos planaltos e nas chapadas do Cerrado. Estudos realizados por pesquisadores da Embrapa Cerrados (Planaltina - DF) concluíram que o Cerrado contribui com a vazão que flui em oito das 12 regiões hidrográficas brasileiras, sendo fundamental para os rios Paraguai, Parnaíba, São Francisco e Tocantins-Araguaia.

Mandioca é tema de eventos na Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100072.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Técnicos e produtores do município de Sátiro Dias (BA) participam, amanhã, 28 de fevereiro, de um dia-de-campo e um ciclo de palestras sobre a mandioca. Os eventos acontecem no Centro de Tecnologia em Mandioca da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Famasul vai a Brasília pedir prorrogação para o plantio de milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100071.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, foi no último dia 26, em Brasília (DF), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) solicitar a ampliação do prazo do plantio de milho safrinha. O problema do atraso no plantio está na obtenção de crédito.

Rastreabilidade: Famasul trabalha projetos para questão sanitária desde 2005

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100009.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A decisão da Câmara Federal em criar um grupo para elaborar um projeto de lei que fixa novas regras para o sistema sanitário brasileiro no setor agropecuário já foi proposto pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) desde o ano passado, conforme informou o presidente da entidade, Ademar Silva Junior. Desde 2007, a Famasul, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS (SENAR/AR-MS) e Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), criou projetos para minimizar os riscos sanitários da pecuária sul-mato-grossense.

Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Doces e Geléias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27995.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, foi produzido no âmbito do convênio CPT/CEPLAC-BA e mostra como montar uma pequena agroindústria, apresentando as técnicas adequadas de produção de alguns tipos de doces e geléias. Os termos abordados são os seguintes: análise econômica; instalações e equipamentos; higienização; fluxo de produção; processamento; embalagem e armazenamento; comercialização.

O Novo Rural Brasileiro - Volume 5

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27544.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Pesquisa sobre as tendências do emprego agrícola realizada a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios - PNADs, do IBGE, aponta crescente diversificação no meio rural brasileiro, não apenas nas atividades agrícolas, mas também nas atividades não-agrícolas, como serviços, indústrias e comércio. A publicação apresenta estudos de campo que revelam a tendência da pluriatividade na área rural. Analisa, em profundidade, as novas atividades do meio rural, a urbanização do campo e o reflexo dessas transformações sobre as identidades sociais.

Fungos associados a frutos e grãos do Café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27543.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Apresenta as características das principais espécies de fungos pertencentes aos gêneros Aspergillus e Penicillium encontradas em associação a grãos de café beneficiados. O estudo toma como base levantamentos realizados no sul do estado de Minas Gerais, atualmente a maior região produtora de café do Brasil. A publicação expõe a morfologia, cultivo, identificação e caracterização desses dois gêneros de fungos, assim como informações detalhadas de diversas espécies.

SBPC lança portal na Internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100066.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O novo portal da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) servirá como um canal de comunicação com a comunidade científica e com a sociedade, além de ser um espaço aberto à divulgação e ao debate sobre a ciência no Brasil. Segundo Marco Antonio Raupp, presidente da entidade, "Queremos ampliar os canais de comunicação com a comunidade científica e com a sociedade, e este Portal deve ser um espaço aberto à divulgação e ao debate sobre a ciência no Brasil".

Pesquisadores dos EUA seqüenciam genoma do milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100062.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores seqüenciaram o mapa genético do milho e afirmaram que a descoberta, a ser divulgada em uma reunião em Washington amanhã (28/2), poderá ajudar os cientistas a melhorar vários tipos de grãos e cereais. "Os cientistas agora conseguirão investigar com precisão e eficiência o genoma do milho para descobrir meios de melhorar a plantação e, por conseqüência, aumentar o rendimento das sementes e a resistência à seca e às doenças", disse em nota Richard Wilson, da Universidade Washington, em St. Louis, cuja equipe liderou as pesquisas.

Epidemiologia participativa em Estudos de sanidade animal em assentamentos rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100057.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Na década de 1970 equipes que desenvolviam projetos de países em desenvolvimento reconheceram que sistemas formais de inquéritos podiam ter limitado valor quando eram abordadas comunidades rurais. No final da década de 1980, a aplicação de ferramentas de Diagnóstico Participativo Rápido incentivou a maior participação das comunidades na análise e solução de seus problemas, encorajando os beneficiários dos projetos a fazerem parte do planejamento e execução de suas ações.

Controle da Tricomonose Bovina em rebanhos de corte e leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100056.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A tricomonose é uma doença venérea de bovinos causada por um protozoário lagelado denominado Tritrichomonas foetus, cujo habitat é o trato genital de bovinos sendo transmitido do touro para a vaca/novilha por meio da monta ou pelo uso de sêmen contaminado. A tricomonose bovina é uma doença que se encontra praticamente erradicada em países que utilizam intensamente a inseminação artificial, contudo, ainda ocorre de forma endêmica em regiões onde o controle sanitário é deficiente ou o sistema de produção é extensivo, com utilização de monta natural.

Determinação de impactos e conservação dos recursos hídricos na bacia do Alto Paraguai (versão atualizada)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100055.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A realidade de grande parte dos rios do país é de perda de qualidade e quantidade de água, uma vez que a gestão de recursos hídricos (RH) ainda tem como base a abordagem setorial, sem respeito ao conceito de ?usos múltiplos?, gerando conflitos. A água destinada à produção de energia elétrica, irrigação, abastecimento público ou navegação é considerada um recurso isolado para cada finalidade, sendo premente que a gestão de RH passe a assumir uma abordagem multi-setorial e interdisciplinar.

A Embrapa e as mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100054.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O clima do planeta Terra, entendido como um sistema interativo e de natureza complexa, evolui no tempo sob a influência da dinâmica interna de seus componentes (atmosfera, biosfera, hidrosfera, criosfera e superfície terrestre). Também atuam nessa evolução fatores externos ao sistema climático, cujas alterações o afetam direta ou indiretamente, tais como erupções vulcânicas, variações da órbita terrestre e no nível de atividade solar, entre outros.

Brasil e Reino Unido discutem projetos de colaboração em ciências agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100052.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Como encerramento da comemoração do Ano Brasileiro-Britânico da Ciência e Inovação, em 2007, pesquisadores do Reino Unido e do Brasil estiveram reunidos até ontem (26/2) para discutir o manejo de pragas e doenças, o carbono biológico no solo e o cenário de mudanças climáticas e seus impactos sobre doenças de plantas.

Showtec 2008 reúne mais de 8,6 mil pessoas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100048.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Durante os três dias do Showtec 2008, cerca de 8.600 pessoas circularam entre os 85 stands ocupados pelas 95 empresas expositoras. Ao todo, 309 inovações tecnológicas direcionadas ao setor agropecuário foram apresentadas através dos giros tecnológicos, de demonstrações e palestras técnicas, debates em mesas-redondas, relatos e trocas de experiências entre profissionais e produtores. Na avaliação de Nivaldo Krüger, presidente da Cooagri (Cooperativa Agroindustrial) e da Fundação MS ? entidade organizadora do evento, ?esta foi a melhor edição do Showtec até esta data?, afirma, com segurança.

IICA publica nova edição da Revista Cooperação Técnica RIB

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100046.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) disponibilizou, a partir de hoje, 27 de fevereiro, a quinta edição da Revista Cooperação Técnica RIB, em sua página na internet. Nesta edição, a Representação do IICA no Brasil apresenta suas principais ações no mês de fevereiro e um exemplo de cooperação técnica vivenciado por jovens rurais de quatro territórios brasileiros. Uma parceria do IICA com o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR).

Pesquisar este blog