Selecione o dia...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Novas enzimas transformam rejeitos agrícolas em biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213448.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As novas enzimas Cellic® CTec2, da Novozymes, permitem à indústria de biocombustíveis produzir etanol celulósico a preço abaixo de US$ 2 por galão nas primeiras usinas com escala comercial, que devem começar a operar em 2011. Este custo equivale ao preço da gasolina e do etanol convencional no mercado norte-americano.

Veja os principais pontos do projeto que altera lei que regula o trabalho rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213450.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Projeto de Lei do Senado - PLS 458/09 -, segundo o senador Gilberto Goellner (DEM-MT), visa garantir a melhoria da qualidade de vida do trabalhador rural e de sua família e possibilitar a plena regularização dos contratos de trabalho rural. Pretende ainda permitir a eliminação dos conflitos resultantes da "indiscriminada" extensão da legislação trabalhista urbana ao contrato rural, proposta pelo constituinte de 1988, conforme alega o autor, sem que fossem consideradas as peculiaridades e sazonalidades do trabalho no campo.

Economia brasileira é destaque na América Latina, segundo estudo da FGV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213449.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] É grande o otimismo em relação à recuperação da economia latina-americana frente à crise internacional, de acordo com a Sondagem Econômica da América Latina, divulgada ontem (22/2) pela Fundação Getulio Vargas. O destaque na região, segundo os especialistas consultados, é o Brasil, que apresentou o melhor Índice de Clima Econômico (ICE), de 7,8 pontos, para uma média regional de 5,6 pontos, numa escala de um a nove, entre outubro do ano passado e janeiro deste ano.

Convênio entre Brasil e EUA busca avanços em pesquisas com fitoterápicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213445.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Ampliar a base de conhecimentos para a produção de fitoterápicos de qualidade e descobrir novos agroquímicos e fármacos das reservas naturais do Cerrado e da Caatinga. Estes são os principais objetivos do convênio assinado entre a Universidade do Mississipi (EUA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Criadores de Juazeiro montam cooperativa para comercializar produtos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213447.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A instalação de um frigorífico em Juazeiro tornou o abate clandestino de carne na região inviável e os órgãos de inspeção intensificaram a fiscalização quanto à venda de leite e derivados que não atendem às exigências sanitárias. Isso gerou sérios problemas para os produtores da região que, em sua grande maioria, comercializavam seus produtos informalmente.

Lista de aprovados na segunda etapa do Sisu já está disponível no site do MEC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213446.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os candidatos inscritos na segunda etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem conferir o resultado no site do Ministério da Educação (MEC). Do total de 550.972 inscritos, 29.090 alunos foram selecionados e têm o prazo entre 23 e 26 de fevereiro para fazer matrícula nas universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

RS apoia criação de Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213444.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A nova Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar do Alto Médio Uruguai (Recosol) será lançada hoje (23/2), em Frederico Westphalen. O evento conta com o incentivo do Governo do Estado por meio Programa da Agroindústria Familiar da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seappa).

Bolsistas do Paraná orientam agricultores na produção de ração orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213443.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Alimentar peixes, aves, bovinos e suínos com rações sem agrotóxicos, para transformá-los em produtos orgânicos. É isto o que a o projeto Processamento de Rações Orgânicas e Convencionais, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do Campus de Toledo, ensina a 20 produtores da região de Toledo e das cidades de Boa Vista, Coronel Vivida, Capitão Leônidas Marques, Guaíra, Foz do Iguaçu e Capanema.

Para mídia estrangeira, Dilma Roussef é "dama de ferro" e "ex-guerrilheira"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213442.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Jornais e agências lembram que ministra-chefe da Casa Civil tem pouco carisma e imagem de dura, mas que tem a seu favor a alta popularidade e o "governo bem-sucedido" de seu padrinho político, o presidente Lula.

Receita moderniza sistema de declaração do Imposto de Renda na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213441.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Receita Federal está colocando em sua página na internet um maior número de ferramentas para auxiliar o contribuinte na solução de problemas com a declaração do Imposto de Renda, disse a coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita Federal, Maria Helena Cotta Cardozo.

Pesquisar este blog