Selecione o dia...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mudança climática ameaça a maior parte do planeta com graves secas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215936.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os Estados Unidos e vários países de grande população enfrentam uma ameaça crescente de grave e prolongada seca nas próximos décadas, segundo um estudo do Centro Nacional Pesquisa Atmosférica (NCAR) norte-americano. O aumento das temperaturas, combinado com a mudança climática, provavelmente criará um ambiente mais seco em todo o planeta nos próximos 30 anos, afirma o cientista Aiguo Dai, coordenador do estudo e das projeções.

Soja tolerante a herbicidas chega ao mercado na safra 2012/2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215929.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A soja tolerante a herbicidas desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Basf, chega ao mercado nacional para a safra 2012/2013. Para garantir o uso correto da tecnologia, as duas instituições assinaram um protocolo de intenções em conjunto com a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem).

Aquisição de terras por multinacionais agrava fome no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215928.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Dia Mundial da Alimentação deveria ser motivo de comemoração em 2010, pois o número das vítimas da fome diminuiu sensivelmente. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 925 milhões de pessoas passam fome atualmente, o que corresponde a uma queda de 70 milhões em relação ao ano anterior.

Produtores de leite da Zona da Mata em Minas Gerais lucram com Gir Leiteiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215927.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores de leite da Zona da Mata estão cada vez mais satisfeitos com a lucratividade da raça Gir. Muitas experiências com a criação deste tipo de gado são acompanhadas e assistidas por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que atendem na região.

Governo Federal cria a Secretaria Nacional de Saúde Indígena

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215935.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem (21/10/10) decreto que cria a Secretaria Nacional de Saúde Indígena, subordinada ao Ministério da Saúde. A secretaria, cuja criação foi aprovada pelo Congresso Nacional, foi defendida por diversos grupos indígenas, que se mobilizaram para acompanhar a tramitação da matéria na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Projeto da Câmara autoriza estados a regular uso de margens de rios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215934.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7183/10, que autoriza os estados e o Distrito Federal a regular a utilização das áreas de florestas ou outra formas de vegetação situadas nas margens de rios, lagos, lagoas ou reservatórios d'água naturais ou artificiais, quando se tratar de áreas urbanas. O projeto, do deputado Fernando Lopes (PMDB-RJ), modifica o Código Florestal (Lei 4.771/65), que considera essas áreas como de preservação permanente (APP).

Cartilha virtual do Sebrae mostra vantagens do cooperativismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215933.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de incentivar o espírito cooperativista entre os empreendedores brasileiros, o Sebrae lança a série Empreendimentos Coletivos em versão e-book (livro eletrônico). São 11 cartilhas que abordam estratégias cooperativistas adotadas por micro e pequenas empresas. O propósito é mostrar como a união de esforços pode ampliar, de forma inovadora, a competitividade dos micro e pequenos negócios. Foram enviados 3,7 mil CDs com a cartilha para as unidades estaduais do Sebrae. Os interessados podem pedir um exemplar nos pontos de atendimento da instituição.

Relatório estima PIB médio de 5,9% para os próximos cinco anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215932.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A média do Produto Interno Bruto (PIB) deve ficar em 5,9% nos próximos cinco anos, de acordo com o relatório bimestral Economia Brasileira em Perspectiva, divulgado ontem (21/10/10) pelo Ministério da Fazenda. O percentual é maior do que o do relatório anterior, que foi de 5,7%.

Novas ferramentas de geotecnologias auxiliam pesquisas ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215931.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os estudos sobre os impactos da atividade humana no bioma Pantanal,alterações na paisagem e influência das mudanças climáticas na região estão cada vez mais precisos. Vários cientistas do Brasil e do exterior vêm desenvolvendo pesquisas nesse ambiente com a aplicação das geotecnologias.

Embrapa e Sadia assinam acordo para pesquisa em genômica de suínos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215930.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que desenvolve trabalhos de pesquisa na área de genômica de aves desde 2000, oficializará, hoje (22/10/10), em Brasília, um acordo de parceria técnica com a Sadia para desenvolver estudos na área de genômica de suínos. A assinatura da parceria será na Sede da Embrapa, a partir das 11h30, e contará com a presença do diretor-presidente Pedro Arraes, do diretor de Tecnologia Agropecuária da Sadia, Osório Dal Bello, e dos chefes gerais das seis unidades da Embrapa que participam da cooperação.

Pesquisar este blog