Selecione o dia...

sexta-feira, 14 de março de 2008

Famato e lideranças políticas de MT querem CPI no Ibama

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100235.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No próximo dia 18 de março, o comércio dos 19 municípios que estão inclusos na lista do Governo Federal como um dos maiores desmatadores, vão fechar as portas por uma hora. Esta foi uma das ações adotadas pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Fiemt, OAB/MT, AL, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), prefeitos, produtores rurais, madeireiros e entidades voltadas ao setor, durante reunião realizada no dia 12, na sede da Federação, após encontro com o governador Blairo Maggi.

Estudo avalia sustentabilidade da cadeia produtiva de etanol e do suco de laranja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100238.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os atuais modelos brasileiros de produção de suco de laranja concentrado e de etanol de cana-de-açúcar não são sustentáveis. A conclusão faz parte da tese de doutoramento de Consuelo Fernandez Pereira, apresentada à Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp. De acordo com a pesquisadora, que baseou sua análise em um estudo de caso, a situação decorre do fato de ambos os setores serem dependentes do uso de combustíveis fósseis e causarem variados impactos ambientais ao longo das respectivas cadeias produtivas. A pesquisa, orientada pelo professor Enrique Ortega, contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Embrapa discute com governo de MT parceria na área de pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100234.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estarão em Cuiabá nos dias 18 e 19 de março, discutindo com o Governo de Mato Grosso parceria no desenvolvimento de pesquisas e transferência de tecnologias nas áreas da pecuária de leite, pecuária de corte, suinocultura, avicultura e recuperação de pastagens degradadas. A reunião vai contar com a participação de pesquisadores e extensionistas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), entidades ligadas ao setor rural, empresários e outros.

Pacote cambial deve beneficiar os exportadores de frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100232.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O setor de frutas comemora o anuncio do pacote cambial, realizado no último dia 12 pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega, para auxiliar os exportadores. Segundo Moacyr Saraiva Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), ?estas medidas vêm de encontro com as necessidades da fruticultura de exportação em um momento decisivo onde a nossa moeda continua se valorizando e os custos de produção e logística estão aumentando?. Para Fernandes ?a soma destes fatores está prejudicando a rentabilidade das empresas o que pode causar uma queda das exportações?.

Projetos de produtores de Jardim e Dourados são premiados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100250.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O produtor rural Paulo César Bozoli, do município de Jardim, e a produtora Clélia Lemos Gusmão, de Dourados, receberam no último dia 14 um prêmio por seus projetos referentes ao Programa Empreendedor Rural (PER). Bozoli apresentou durante o curso um projeto sobre ?Implantação de floresta de eucalipto?, enquanto que Clélia abordou a viabilidade da ?Implantação de cana-de-açúcar?, em sua propriedade.

Recursos privados financiam 70% da agropecuária brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100244.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Durante jantar que reuniu senadores no último dia 13 na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, a vice-presidente de Secretaria da entidade, senadora Kátia Abreu (DEM/TO), afirmou que cerca de 70% das atividades agropecuárias no Brasil são financiadas por recursos próprios, financiamento direto, tradings, entre outras fontes privadas. Dados da CNA mostram ainda que o crédito rural oficial corresponde a apenas 20% do montante necessário para financiar o setor. A senadora explicou que, apesar do desgaste que acontece todos os anos na negociação de recursos oficiais para o crédito rural, a maior parte do financiamento necessário não conta com apoio do governo.

Produtores rurais terão desconto para quitarem dívidas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100243.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo vai anunciar, até o dia 25 deste mês, medidas para diminuir o endividamento rural. De acordo com o secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, a proposta não vai incluir aumento de prazo para o pagamento da dívida, mas descontos para que os produtores liquidem antecipadamente suas dívidas. As medidas serão implementadas em conjunto com os Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. O governo quer aproveitar o bom ano da economia para incentivar os produtores a saírem da inadimplência. O foco serão as dívidas antigas, que vêm se acumulando nas últimas décadas, e que giram em torno de R$ 40 bilhões.

Representantes de 28 países discutem em São Paulo mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100241.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Representantes de governos e de agências da área ambiental de cinco continentes participam hoje (14/3), em São Paulo, do 3º Encontro Latino-Americano sobre Mudanças Climáticas. Organizado pela Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o encontro começa às 9h no auditório do Parque do Ibirapuera.

Embrapa recebe prêmio “Faz diferença”

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100240.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Embrapa recebeu no último dia 11 no Rio de Janeiro, o Prêmio Faz Diferença, criado pelo jornal O Globo. A Empresa concorreu na categoria Economia com a Bolsa de Valores de São Paulo e com o Instituto Terra, criado pelo fotógrafo Sebastião Salgado. O prêmio é oferecido, desde 2003, a pessoas ou instituições que se destacaram nas páginas do jornal, seja pela atuação em suas áreas ou por terem protagonizado fatos importantes.

Copom poderá mudar política monetária caso inflação saia da meta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100236.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Comitê de Política Monetária (Copom) reinterou, em ata divulgada ontem (13/3), pelo Banco Central, que mesmo considerando que, no momento, a manutenção da taxa básica de juros, Selic, no atual patamar de 11,25% é a opção mais adequada, poderá "adotar uma postura de política monetária diferente, caso venha a se consolidar um cenário de divergência entre a inflação projetada e a trajetória de metas". O centro da meta de inflação é de 4,5% ao ano.

Plantas bioativas geram renda na agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100233.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A possibilidade de geração de renda a partir do cultivo e comercialização de plantas bioativas, o trato adequado e os benefícios delas para a saúde da família podem ser conferidos no espaço da Emater/RS-Ascar, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). O produtor Sigmar Graff conhece há cinco anos o retorno financeiro que a dedicação ao cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares pode proporcionar. Vendendo suas mudas junto ao Horto das Bioativas, ele comenta que a Expodireto é também uma forma de divulgação, porque ?muitos contatos feitos na Feira rendem vendas o ano todo?.

Como Receber em Casa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28027.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este videocurso, filme e manual, apresenta as várias formas de receber com praticidade e elegância. Você vai conhecer os diversos serviços, dentro de uma visão contemporânea, adaptada aos novos tempos. São abordados os seguintes temas: planejamento; tipo de festa; local e data adequados; convidados; convites; bebidas; lista de tarefas; preparativos; almoço e jantar formal; serviço à francesa; almoço e jantar informal; serviço familiar; serviço americano; café da manhã; brunch; chá da tarde; almoço e jantar; fondue; e, frios e vinhos.

Como Produzir Violetas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28026.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Produzir violetas, além de ser uma atividade altamente rentável, proporciona momentos de prazer e relaxamento. Neste videocurso, você vai conhecer a cultura de minis, midis e grandes violetas em escala comercial. As gravações ocorreram em Holambra, no estado de São Paulo, na empresa De Wit, uma grande produtora e exportadora de flores do país. Você vai aprender as técnicas e etapas necessárias para se produzir esta linda flor: classificação; instalação; clima e substrato; produção de mudas; matrizeiro; plantio; irrigação; adubação; controle de insetos e doenças; embalagem; e, transporte e comercialização.

Comunicação e Tecnologia na Cadeia Produtiva da Soja em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27576.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Trata do sistema de informação tecnológica da cadeia produtiva da soja no Mato Grosso, que se ressente de uma presença mais atuante do setor público e apresenta estratégias para que o fluxo de informação tecnológica aumente a competitividade da cadeia. A soja é, certamente, o produto que mais identifica o novo momento de expansão da agricultura brasileira, não apenas pela importância de que se reveste, de forma crescente, na pauta de nossas exportações, mas por ter potencializado os resultados de pesquisa e conquistado espaço significativo em termos de área plantada. A apropriação dos resultados de pesquisa pública é fator decisivo para o sucesso na agricultura. Esta obra pretende contribuir de duas maneiras para os estudos no âmbito da comunicação; subsidiar organizações de pesquisa, assistência técnica e de apoio na área agrícola no Estado de Mato Grosso para a elaboração de políticas públicas e estratégias de planejamento de comunicação e, também os integrantes da cadeia de soja sobre demandas de informação tecnológica.

Seminário sobre o Papel dos Setores Público - Privado na Pesquisa Agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27575.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Evento promovido pela Embrapa, com o apoio do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República, MCT, MAPA e MRE, com a finalidade de analisar o papel dos setores envolvidos na pesquisa agropecuária. Este documento reproduz os trabalhos apresentados pelos conferencistas e os comentários de debatedores e participantes. O papel do setor público no financiamento da pesquisa continuará importante, para os próximos anos, tendo em vista as características de não apropriabilidade, incerteza e indivisibilidade da pesquisa agropecuária, o que torna os investimentos privados inferiores ao desejado, principalmente em uma economia em desenvolvimento.

Pesquisar este blog