Selecione o dia...

sábado, 13 de setembro de 2008

Para especialistas, produzir biodiesel a partir da mamona é possível com mistura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102381.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A polêmica sobre a produção de biodiesel a partir de mamona ? levantada pela Resolução número 7 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em março deste ano ?, trouxe muitos mitos que pouco a pouco são derrubados por pesquisadores dessa oleaginosa. Além dessa discussão, há outros desafios a serem vencidos para a viabilidade da mamona, como a organização da cadeia produtiva e a produção de sementes com padrão de qualidade.

Senador quer instituir rastreabilidade dos agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102383.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com a finalidade de melhorar o controle sanitário sobre a produção de alimentos, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentou um projeto de lei para exigir que os agrotóxicos contenham código de barras, ou mecanismo similar de registro de informações, que permita a sua rastreabilidade, bem como das matérias-primas utilizadas em sua fabricação.

Produtores de SP inovam ao produzir álcool e etanol certificados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102382.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Organização das Nações Unidas (ONU) irá propor a criação de uma série de critérios técnicos para a produção dos biocombustíveis. O objetivo é tentar diminuir a polêmica em relação à questão do etanol e seu impacto nos preços dos alimentos. O Brasil está no centro da polêmica e é acusado por países da Europa de prejudicar a produção de grãos por causa do biocombustível.

Iniciado pedido de Indicação Geográfica para os vinhos do Submédio São Francisco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102380.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No mundo, o Vale do Submédio São Francisco é a única zona produtora de vinho em condição tropical semi-árida. Nesta região, e em condições irrigadas, as safras das videiras vitis vinifera podem ser programadas para diferentes épocas do ano, e que as vinícolas e os enólogos processam em vinhos espumantes, brancos e tintos, originais e de excelente qualidade.

Produção de leite e queijo em áreas urbanas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102391.htm
[ TECNOLOGIA # VIDEOS ] Em Estância Velha (RS), a família Petry parou com os hortigranjeiros, e começou a produzir leite e queijo através de bovinos alimentados somente com pasto, em uma área pequena dentro da cidade. Com o apoio da Emater-RS, da prefeitura e de empresas vizinhas de seu terreno, eles ampliaram a área de pasto. 08/09/2008 - TV Piratini - 4:16

Resolução do BC dará recursos adicionais para o produtor financiar a safra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102384.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O produtor rural terá recursos adicionais para financiamento da safra 2008/2009, em curto prazo, se os bancos cumprirem a Resolução 3607, publicada no último dia 11 pelo Banco Central, determinando a reaplicação de recursos de exigibilidade bancária (25% dos depósitos à vista) e poupança rural (65% dos depósitos de poupança) pelas instituições financeiras até 1º de outubro deste ano. Caso contrário, os bancos serão obrigados a pagar multas de 40% (exigibilidade bancária) ou 20% (poupança) dos valores não emprestados, chamados de deficiência de aplicação em crédito rural, conforme o Manual de Crédito Rural do Banco Central.

Empresa incubada da Embrapa tem projeto inovador aprovado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102374.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Bioclone, empresa incubada do Programa de Incubação de Agronegócios (Proeta) da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza - CE), teve seu projeto aprovado no Programa de Apoio a Pesquisas em Empresas (PAPPE). O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), realizada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). De acordo com o agrônomo Roberto Caracas, proprietário da Bioclone, os recursos obtidos serão destinados a pesquisas inovadoras nas áreas de macro e micropropagação de mudas.

Arysta LifeScience amplia investimentos no mercado agrícola brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102370.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Arysta LifeScience, multinacional japonesa que atua no mercado de defensivos agrícolas, está completando 40 anos no Brasil e pretende dobrar de tamanho nos próximos cinco anos. A empresa está investindo na construção de uma nova unidade de produção, dentro de seu complexo industrial em Salto de Pirapora, interior do Estado de São Paulo.

Rapadura, Melado e Açúcar Mascavo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28388.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A agroindústria é, reconhecidamente, um dos mais dinâmicos segmentos da economia brasileira. Dentro dela, está a indústria da cana com um grande potencial a ser explorado. A cana-de-açúcar é matéria-prima para produção de açúcar, rapadura, melado, cachaça, álcool, adubação orgânica e alimentação animal. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos apresenta a produção de rapadura, melado e açúcar mascavo, produtos cada vez mais procurados no mercado de consumo dos produtos naturais. Um destaque especial é dado para produção da rapadurinha em tabletes, altamente comercial, muito exportada e adotada na merenda escolar.

Raças e Cruzamentos de Ovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28387.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, destinado a ovinocultores, técnicos e demais interessados, será analisada a questão genética, apresentando algumas das principais raças utilizadas no Brasil, e suas características mais importantes, e ainda os tipos de cruzamentos que podem ser feitos entre estas raças, em termos estratégicos, para aumentar a produtividade do rebanho. São abordados os seguintes assuntos: raças de corte: Ile de France, Texel, Suffolk, Hampshire Down, Poll Dorset; raças mistas: Ideal - Polwarth, Corriedale; raças deslanadas: Morada Nova, Santa Inez; raças leiteiras; ovelhas comuns; seleção de uma raça; cruzamento industrial; cruzamento triplo; cruzamento absorvente; cálculo do grau de sangue; e, sistema ideal de produção.

Pesquisar este blog