Selecione o dia...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Famasul aborda questão indígena no 2º Encontro de Estudantes na Uniderp

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103055.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A palestra Questões Indígenas em Mato Grosso do Sul, ministrada pelos assessores da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), vai abrir o 2º Encontro dos Estudantes de Agronomia que acontece nos dias 27 e 28 de outubro na Anhanguera/Uniderp.

Quatro normas técnicas para setor apícola estão em consulta pública no site da ABNT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103032.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Após ter a primeira norma técnica publicada em maio deste ano, o setor apícola conta agora com outras quatro que estão em consulta pública no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os interessados devem acessar as normas para aprová-las ou sugerir alterações. Os textos dessas normalizações foram elaborados pela Comissão de Estudo Especial Temporária da Cadeia Apícola. Quando aprovadas, as normas vão compor a regulamentação do setor, importante para a conquista de mercados.

Brasil pode ganhar poder com nova ordem mundial, dizem especialistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103031.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A crise econômica mundial está provocando mudanças profundas na geopolítica e, nesse novo cenário, o Brasil pode assumir um papel de maior destaque, afirmaram especialistas reunidos no último dia 24 em São Paulo. Segundo o historiador Paul Kennedy, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, o "momento unipolar" (expressão cunhada pelo analista Charles Krauthammer) surgido após a Guerra Fria, em que os Estados Unidos assumiram uma posição de grande poder, dá mostras de estar chegando ao fim.

Antídoto contra crise é reforma do sistema financeiro mundial, afirmam líderes da Ásia-Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103030.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A crise financeira global foi o tema central da 7ª Cúpula da Reunião Ásia-Europa (Asia-Europe Meeting ? Asem), em Pequim. Os 43 países participantes ? 26 da União Européia e 17 asiáticos ? encerraram o encontro no último dia 25, com a constatação de que o sistema monetário e financeiro internacional necessita de reformas efetivas e abrangentes. Trata-se não apenas de minorar os sintomas, mas também para neutralizar as causas e evitar que um colapso das atuais dimensões volte a acontecer.

Sensores sem fios vão aprimorar a agricultura de precisão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103004.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Engenheiros da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, estão tentando levar ao extremo o conceito de agricultura de precisão. Eles desenvolveram uma nova família de sensores capazes de coletar dados de áreas agrícolas e transmiti-los para uma central de processamento que poderá acionar sistemas de irrigação e adubação automatizados.

Livro aborda Patologia Aviária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103002.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O recém-lançado Patologia Aviária (Editora Manole, 510 páginas, R$ 168,00), organizado por Antonio Piantino Ferreira, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), e pela pós-doutoranda Liliana Revolledo, reúne artigos de 50 pesquisadores de diversos países sobre doenças que afetam as aves.

Produção de maracujá se expande para o Sul do Espírito Santo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102967.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Tradicionalmente, a cultura do maracujazeiro se concentrava apenas no Norte do Estado. Entretanto, com o objetivo de estimular a diversificação da agricultura e atender a demanda de frutas para a indústria de sucos prontos, o Pólo de Maracujá do Espírito Santo, instituído em 2003 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Aqüicultura, Abastecimento e Pesca do Espírito Santo (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), tem estimulado a expansão da área plantada.

Brasília discute nos dias 18 e 19 de novembro a qualidade do leite no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102936.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] A qualidade do leite e os desafios para o setor serão o enfoque de uma reunião entre os agentes da cadeia produtiva do leite, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, em Brasília (DF). O objetivo é concentrar esforços e propor ações imediatas para a produção de leite com qualidade, adequando a produção brasileira aos requisitos da IN 51 do Ministério da Agricultura e às exigências do mercado internacional.

Treinamento de Manipuladores de Alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28475.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Para ser saudável, uma alimentação, além de bem equilibrada e rica em substâncias benéficas, precisa ser preparada, seguindo critérios da boa prática de fabricação. Esta é uma tarefa que depende, fundamentalmente, dos manipuladores, uma vez que são eles os responsáveis pelo manuseio dos alimentos a serem preparados. O curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos "Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos", aborda os seguintes assuntos: microbiologia; higienização dos manipuladores; características das instalações; higienização na manipulação dos alimentos; higienização dos equipamentos; higienização nas áreas de manipulação.

Treinamento de Governanta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28474.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O setor hoteleiro, juntamente, com o turismo, está numa fase de grande expansão. Com esse crescimento, têm aumentado, também, as exigências dos hóspedes pela qualidade dos serviços. A qualidade em hotelaria depende da capacitação, da qualificação e da atuação dos profissionais, em especial da Governanta, que é responsável pela gerência dos serviços de limpeza e organização do hotel, que são os pontos que os hóspedes consideram mais importantes, ao escolher um local para se hospedar.

Pesquisar este blog