Selecione o dia...

sábado, 14 de agosto de 2010

Exportadores de frango pedem abertura de ação contra União Europeia na OMC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215235.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) entregou no dia 12 de agosto de 2010 no Ministério das Relações Exteriores (MRE) documento em que pede a abertura de uma ação na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a nova legislação da União Europeia (UE) para carne fresca e suas preparações. Segundo o presidente da Ubabef, Francisco Turra, as novas regras, em vigor em maio deste ano, são protecionistas e proíbem o uso de carne salgada de frango nas preparações, impedindo que o produto importado congelado seja reprocessado e congelado novamente.

Fenômeno La Ninã provoca chuvas no Nordeste e secas no Sul do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215237.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o fenômeno climático La Niña vai resultar em chuvas acima da média no Nordeste brasileiro e seca no Sul do país. Além dessas consequências, o instituto relaciona as baixas temperaturas de inverno registradas este ano nos estados do Sul do Brasil ao surgimento do fenômeno.

Lula antecipa para agosto primeira parcela do 13º salário dos aposentados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215236.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou no dia 12 de agosto de 2010 decreto, que permite a antecipação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O benefício estará disponível para ser sacado pelos segurados entre os últimos cinco dias úteis de agosto e os primeiros cinco dias úteis de setembro.

Fábrica aproveita semente de maracujá para produzir óleo cosmético

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215225.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Bom Jesus do Itabapoana, na região Norte do Estado do Rio de Janeiro, terá sua primeira fábrica de óleos naturais graças ao esforço conjunto de produtores, técnicos, empresários e pesquisadores da Embrapa, Pesagro e Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Eles organizaram-se para revitalizar a cadeia produtiva do maracujá na região, do campo à agroindústria, otimizando recursos e aproveitando as oportunidades de negócios. A Extrair Óleos Naturais é fruto desse trabalho e será inaugurada no dia 14 de agosto de 2010 com a perspectiva de produzir 600 litros de óleo de semente de maracujá por dia. O produto tem como destino a indústria de cosméticos.

PEC do Senado transforma Cerrado e Caatinga em patrimônio nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215242.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 504/10, do Senado Federal, que inclui o Cerrado e a Caatinga entre os bens considerados patrimônio nacional. Atualmente, segundo a Constituição, são patrimônio nacional a Amazônia, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal e a Zona Costeira. Esses biomas devem ser utilizados dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.

Vendas agrícolas ao Oriente Médio crescem 40% em julho de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215241.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações do agronegócio brasileiro renderam US$ 7,33 bilhões em julho de 2010, um aumento de 16,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As vendas ao Oriente Médio cresceram quase 40% na mesma comparação, e só ficaram atrás, em termos de crescimento, dos embarques para os países da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi).

Especialista no preparo de cafés nobres pode ter atuação regulamentada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215240.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Se o futebol já foi consagrado como paixão entre os brasileiros, o café avança, cada vez mais, na lista de preferências nacionais. Como a legião de amantes da bebida, seja ela servida quente ou fria, não pára de crescer, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) acredita ter chegado a hora de regulamentar o exercício da profissão de barista. E é isso o que propõe em projeto de lei - PLS 206/09 - pronto para ser votado, em Decisão Terminativa , pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal.

Produtores Rurais aprendem a atuar com bolsa de valores e comércio futuro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215239.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O programa Campo Futuro estará, a partir do mês de setembro, nos municípios de Dourados, Maracaju, Navira, Rio Brilhante e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Bolsa de Mercados & Futuros (BM&F), o projeto ensina como atuar com a bolsa de valores. E ainda mostra que o comércio futuro de produtos pode ser utilizado também para o agronegócio.

CNA oferece cursos gratuitos e online com inscrições até dia 29/8

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215238.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Até o dia 29 de agosto de 2010, os interessados poderão se inscrever nos cursos online da Escola do Pensamento Agropecuário. Este Programa de Capacitação pela Internet é uma ação inovadora para que os produtores possam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes coesas em relação à agropecuária no Brasil.

Pesquisadores franceses resgatam a epopeia da agricultura a partir da perspectiva camponesa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215228.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O problema das desigualdades existentes no mundo contemporâneo relacionadas à questão agrária é discutido de forma aprofundada em História das agriculturas no mundo - do neolítico à crise contemporânea, lançamento da Editora Unesp em parceria com o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead). Marcel Mazoyer e Laurence Roudart, pesquisadores com quarenta anos de experiência na área, traçam a epopeia que parte das primeiras domesticações e segue à diversidade contemporânea pela perspectiva dos camponeses produtores e vendedores dos produtos agrícolas.

Pesquisar este blog