Selecione o dia...

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ministros da Agricultura do Brics se reúnem na China

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219732.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O bloco de países emergentes chamado de Brics, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, terá a segunda reunião dos ministros da Agricultura. O encontro começou no dia 28 de outubro de 2011, e segue até o dia 1º de novembro, em Chengdu (China). O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Célio Porto, representa o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, no evento.

Governo modifica regras de licenciamento ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219731.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo federal publicou no dia 28 de outubro de 2011 novas regras para o processo de licenciamento ambiental para as áreas de petróleo e gás, rodovias, portos e linhas de transmissão. Entre as mudanças estão o tratamento diferenciado aos projetos de acordo com o potencial de impacto ambiental e critérios mais claros para a definição de obras de alto e baixo impacto no meio ambiente.

Técnica apoiada pela Aiea faz sucesso no combate à mosca da fruta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219728.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agência Internacional de Energia Atómica (Aiea), celebrou o sucesso de uma técnica de combate à mosca da fruta verificado num projeto de fruticultura no nordeste do Brasil. Autoridades de países africanos como Angola, Moçambique, Zimbabué e Namíbia registam um aumento de índices de infecção da praga, conhecida por mosca do mediterrâneo, umas mais temidas pelos produtores de frutas.

Novos ares no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219723.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma técnica de agricultura começa a ganhar espaço no mercado brasileiro. Trata-se da biodinâmica, que, graças ao plantio livre de agrotóxicos e ao fato de ser feita em ambientes naturais equilibrados, que integram homem, animais e plantas, promete entregar produtos mais saborosos e resistentes ao consumidor. Melhores até do que os orgânicos. Embora em algumas culturas essa técnica seja mais difundida do que em outras, quem produz por meio da agricultura biodinâmica afirma que ela é mais rentável. O grande mercado consumidor, contudo, ainda fica fora do país.

Fabricantes ganham prazo para se adaptar à medida de nacionalização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219730.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Foi alterada para 1° de janeiro de 2012 a data em que entram em vigor as medidas da Resolução 4013, de 29 de setembro de 2011, e a redução do valor de financiamentos de máquinas e equipamentos usados. A mudança ocorreu por decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) após pedido do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ao Ministério da Fazenda.

Lula deixa hospital e inicia quimioterapia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219729.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou, na noite do dia 29 de outubro de 2011, o Hospital Sírio-Libanês, onde passou o dia recuperando-se de exames que detectaram um tumor na laringe. Hoje (31/10/11), ele iniciará a quimioterapia para combater a doença. No dia 27, na festa em que comemorou 66 anos, ele se queixou da rouquidão excessiva dos últimos dias e foi aconselhado por seu médico, Roberto Kalil, a fazer uma consulta.

Ferronorte vai escoar commodities agrícolas do Mato Grosso a partir de 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219727.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A expansão da Ferronorte até a cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso, vai provocar um forte impacto econômico na região. Quando o trecho de 252 quilômetros de extensão estiver concluído em 2013, os dois novos terminais da ferrovia receberão mais 12 milhões de toneladas de carga por ano, escoando a produção de grãos do Estado até o Porto de Santos, com previsão de chegar a 17,5 milhões de toneladas em 2015.

Syngenta lança portal de pesquisa e desenvolvimento para maximizar potencial de inovação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219726.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Syngenta lançou um novo portal para estimular e acelerar colaborações com parceiros externos para o desenvolvimento de novas soluções integradas em agricultura. O site - SyngentaThoughtseeders.com - foi criado para reunir novas ideias, conceitos, e tecnologias de todo o mundo. A plataforma irá apoiar o compromisso da Syngenta para desenvolver soluções novas e sustentáveis para produtores em todas as geografias, que enfrentam desafios ambientais e de produtividade das culturas.

É hora de controlar a ferrugem asiática da soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219725.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Evitar que uma lavoura de soja tenha ferrugem é praticamente impossível. Mas é possível evitar que a doença atinja altas severidades, ou seja, evitar que a situação fuja do controle do agricultor. Para isso, é importante que o agricultor esteja pronto para realizar a pulverização de fungicidas assim que for necessário, seja pela ocorrência da doença ou de forma preventiva.

Canal Rural faz cobertura especial da Feileite 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219724.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite - Feileite 2011, maior evento indoor do setor da América Latina que começa hoje, dia 31 de outubro, terá cobertura especial do Canal Rural. Uma equipe de profissionais da emissora vai transmitir diretamente da feira informações atualizadas sobre as novidades tecnológicas em produtos e maquinários voltados ao setor leiteiro, além de julgamentos, leilões, palestras e workshops.

Pesquisar este blog