Selecione o dia...

quinta-feira, 3 de março de 2011

Câmara dos Deputados reabre discussão sobre Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217272.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Na tentativa de baixar o tom da disputa entre ruralistas e ambientalistas em torno das mudanças no Código Florestal, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, criou ontem (02/03/11) um grupo para tentar negociar os pontos mais polêmicos do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) antes de levar a proposta à votação. Aprovado em julho do ano passado por uma comissão especial, o texto de Rebelo é controverso, segundo ambientalistas, por prever concessões como anistia para desmatadores, regularização de plantio em encostas e topos de morros e redução de áreas de preservação permanente nas margens de rios.

Material de pesquisa importado terá liberação mais rápida em aeroportos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217273.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Ciência Tecnologia lançou ontem (02/03/11) um sistema para tornar mais rápida a liberação de material de pesquisa importado em terminais de carga de aeroportos. O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, será o primeiro a adotar o novo sistema, responsável por 60% das importações para pesquisa.

Aparelho é usado para avaliar quantidade de água em plantas ornamentais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217270.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Como saber se uma planta está ou não necessitando de água? Há vários métodos para esta análise, mas um equipamento desenvolvido pela Embrapa Instrumentação (São Carlos/SP), chamado de Wiltmeter, tem apresentado vantagens em relação às ferramentas usadas tradicionalmente. Um estudo realizado pela estudante Poliana Cristina Spricigo mostrou que o aparelho é mais eficiente e sensível para mensurar o conteúdo de água e a qualidade de folhas de crisântemos no processo pós-colheita, comparado ao método que mensura a turgescência, ou seja, a firmeza, de folhagens pelo teor relativo de água.

SuperAgro Minas 2011 traz a pesca e queijo artesanal como novidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217266.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Feira de Pesca, Aquicultura e Náutica, Encontro Nacional de Educação Sanitária e Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. Essas são algumas das novidades da SuperAgro Minas 2011, que realiza sua sétima edição de 25 de maio a 5 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira e Expominas, em Belo Horizonte.

Código Florestal deve definir melhor tamanho de propriedade da agricultura familiar, diz Contag

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217274.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) apresentou ontem (02/03/11) aos parlamentares da Câmara dos Deputados um documento com propostas para alterar o projeto de lei do novo Código Florestal Brasileiro, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A principal sugestão de mudança entre as 18 emendas colocadas pela Contag trata da definição da agricultura familiar.

Transferência de tecnologia para produção de peixes deve ter foco no setor industrial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217271.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os resultados de pesquisas ligadas ao aproveitamento agroindustrial da aquicultura brasileira devem ser transferidos ao setor industrial, de pequeno ou grande porte. A conclusão foi apresentada na tarde do dia 1º de março de 2011, durante workshop de avaliação de resultados do projeto em rede Aquabrasil - "Bases Tecnológicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no Brasil".

MundoGEO lança novo Guia de Empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217269.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O MundoGEO, portal líder em visitantes e usuários no setor de geotecnologia, apresenta o novo Guia de Empresas, com mais funcionalidades e ainda mais companhias que fazem parte da indústria geoespacial brasileira. O Guia MundoGEO é a forma mais simples e fácil de pesquisar e contactar empresas que prestam serviços ou comercializam produtos e equipamentos nas áreas de imagens de satélites, geoprocessamento, aerolevantamentos, topografia, agrimensura, Georreferenciamento de Imóveis de imóveis rurais, entre outras.

Novo formato de confinamento de ovinos reduz custos ao produtor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217268.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Amplamente utilizado pelos grandes criadores de gado no país, agora o confinamento passa a ser também uma alternativa lucrativa para pequenos e grandes produtores de ovinos. A novidade é apresentada pela Presence (uma marca Evialis, criada para substituir a Purina em diversos segmentos), que com a da dieta do grão inteiro, permite a redução de custos para a prática.

Estudo mostra os beneficiários da destruição na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217267.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Os frigoríficos Bertin e JBS Friboi formaram, em 2009, a maior companhia do mundo no segmento de proteína animal. Porém, ao se unirem e construírem uma planta industrial, o grupo adquiriu madeira de empresa que já recebeu matéria-prima de fazenda com área embargada pelo Ibama."

Estudo do Cepea confirma que captação tem queda e leite valoriza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217260.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em janeiro, o Índice de Captação de Leite calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o ICAP-Leite, registrou queda de 2,8% frente ao de dezembro de 2010. Houve diminuição nos seis estados desta pesquisa: RS, PR, SP, MG, GO e BA. As reduções mais acentuadas ocorreram em Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Além de ter faltado chuva e feito muito calor, os custos de produção de leite, especialmente do concentrado, aumentaram, o que limita investimentos dos produtores. Em relação a janeiro do ano passado, o ICAP-Leite teve queda de 1,1%.

Pesquisar este blog