Selecione o dia...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CNA e Ministério da Agricultura firmam acordo de cooperação para ampliar Sisbov

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212033.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), assinaram no último dia 7 um acordo de cooperação para partilhar responsabilidades na operacionalização do Sistema de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).

Sebrae Nacional oferece 13 cursos a distância sobre mercado externo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212040.htm
[ ECONOMIA # CURSOS ] A partir do dia 16 de outubro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai disponibilizar cursos gratuitos, on line, direcionados às micro e pequenas empresas interessadas no mercado internacional. No total, serão 26 turmas de 200 inscritos, totalizando 5,2 mil alunos. Os cursos têm carga horária de 15h a 40h e podem ser concluídos em até 30 dias ? o tempo investido é inteiramente determinado pelo empresário interessado.

Pastoral da Terra defende ocupação de fazenda de laranja realizada pelo MST

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212035.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Pastoral da Terra (CPT) defendeu, por meio de nota, a ação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na fazenda da empresa Cutrale, localizada em Borebi (SP), a 300 quilômetros da capital paulista. "A ação do MST, por mais radical que possa parecer, escancara aos olhos da nação a realidade brasileira. Enquanto milhares de famílias sem terra continuam acampadas Brasil afora, grandes empresas praticam a grilagem e ainda conseguem a cobertura do Poder Público", afirmou a CPT.

Dia de Campo na TV mostra piscicultura em tanques-rede

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212030.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV da semana aborda a piscicultura que utiliza tanques-rede. O programa irá ao ar hoje, 9 de outubro, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no próximo dia 11, às 7h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). Esta é uma produção da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Crise e queda da arrecadação levam Receita a adiar restituição do Imposto de Renda de 2009, diz Mantega

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212039.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu ontem (8/10) que, devido à crise econômica e à queda da arrecadação, os contribuintes estão tendo que esperar um pouco mais para receber a restituição do Imposto de Renda de 2009.

Otimismo com o Brasil poderá trazer grande fluxo de capitais ao país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212038.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Fazenda, Guido Mantega, atribuiu ontem (8/10) o grande interesse dos investidores estrangeiros no Brasil ao fato de o país estar saindo da crise com grande "atratividade" para os mercados internacionais. Ele negou, entretanto, que haja registro de excessos ou movimento especulativo. Mantega disse que o otimismo com o Brasil poderá trazer um fluxo de capitais grande, mas lembrou que tal movimento ainda não ocorreu.

Oposição tem pressa para conseguir na Câmara assinaturas para criar CPMI

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212037.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar o repasse de recursos ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deve ser apresentado no próximo dia 13. A oposição corre para conseguir as 171 assinaturas na Câmara dos Deputados. Hoje conta com 152. No Senado, as assinaturas já são suficientes ? 31 ao todo, quatro a mais que o mínimo necessário.

Quatro universidades federais e 12 estaduais remarcam vestibulares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212036.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pelo menos 23 instituições, inclusive particulares, decidiram adiar ou adiantar seus vestibulares para que eles não coincidam com a nova data escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram remarcadas para os dias 5 e 6 dezembro porque o exame previsto para os dias 3 e 4 de outubro vazou e teve que ser cancelado.

Embrapa apresenta nova tecnologia para controle da sigatoka-negra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212032.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Simples e barata, uma tecnologia da Embrapa é a mais nova arma no combate à sigatoka-negra, a principal ameaça à cultura da banana em todo o mundo. Os cientistas descobriram que a aplicação de pequenas doses de fungicida em determinada parte das folhas das bananeiras é suficiente para garantir a saúde da planta e a produção de frutos de qualidade. A tecnologia foi apresentada em curso realizado na Embrapa Rondônia com participação de profissionais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

Edital abre novas oportunidades para o desenvolvimento do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212031.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Empreendedores interessados em fazer novos negócios têm a oportunidade de trabalhar com tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e ainda receber suporte técnico e gerencial. Um edital lançado no dia 6 de outubro abre inscrições para a incubação de empresas que venham a trabalhar com produtos e serviços criados ou adaptados a partir de pesquisas da Embrapa.

Pesquisar este blog