Selecione o dia...

terça-feira, 21 de maio de 2019

DESAFIOS PARA UMA HORTICULTURA SUSTENTÁVEL SÃO DISCUTIDOS NA SEGUNDA EDIÇÃO DO CLBHORT - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

O tema “Pesquisa e Inovação em Diálogo com as Empresas” é o fio condutor do II Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura – CLBHort 2019, evento que reúne pesquisadores do Brasil e de Portugal durante o período de 22 a 25 de maio na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, para aprofundar e ampliar os entendimentos mantidos quando da realização do I CLBHort realizado em Portugal, em 2017.  

Em sintonia com a temática que vai permear as apresentações, o ex-presidente da Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (em inglês ISHS) Antonio Monteiro, conferencista português da abertura do evento, avalia que por ser universal e diversificada, a horticultura possui uma elevada capacidade de adaptação aos “desafios emergentes colocados pela sociedade, respondendo às novas necessidades e a condicionantes por parte dos consumidores”.

“O âmbito da inovação em horticultura é alargado através da translação rápida, para as empresas, do conhecimento em novas áreas científicas, o que permite a criação de produtos e serviços a partir da genômica, nanotecnologia, modelação, robótica, automação e outras áreas científicas de ponta, levando ao nascimento do que poderemos chamar uma nova horticultura”, detalha Monteiro, para quem, no entanto, “temos que começar a pensar ‘fora da caixa’”.

“Assiste-se a uma revolução tecnológica na horticultura que é conseguida a partir de áreas do conhecimento muito distantes do que habitualmente entendemos por ciências da horticultura e que envolvem atores com formação em áreas do conhecimento muito diversas”, explica.

Desafios em comum

Para o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Hortaliças Warley Nascimento, os desafios enfrentados por países como Portugal podem ter outras nuances, mas têm em comum com o Brasil – como um país de dimensões continentais – questões ligadas à produção de alimentos suficientes para atender os padrões de qualidade e segurança para uma crescente população mundial; a utilização de recursos naturais finitos de forma mais eficiente; adaptar a horticultura às mudanças climáticas, entre outros.

“Em resumo, temos igualmente pela frente o desafio de desenvolver uma horticultura sustentável e produtiva que possa prosperar em um mundo que passa por mudanças aceleradas e impactantes”, acentua o pesquisador.




“E o Brasil”, acrescenta, “é um laboratório natural para avaliar os problemas, discutir caminhos e encontrar respostas para a horticultura tropical e subtropical”.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

EMBRAPA APOIA EVENTO LATINO-AMERICANO SOBRE POLÍTICAS ALIMENTARES URBANAS - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

O primeiro encontro do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana na América Latina acontece no Museu de Arte do Rio (MAR), nos dias 29, 30 e 31 de maio no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Prefeitura. O fórum internacional reúne especialistas de renomadas instituições mundiais, além de prefeitos e representantes de governos de cidades da América Latina e da Europa, com o objetivo de debater políticas de alimentação urbanas em prol da sustentabilidade, redução das desigualdades sociais e fortalecimento de identidades regionais.




A equipe técnica da Embrapa irá apresentar pesquisas e tecnologias para redução do desperdício de alimentos, moderar uma sessão sobre tendências dos sistemas alimentares e participar das discussões das mesas-redondas e dos workshops. A Embrapa Agroindústria de Alimentos integrou a curadoria e o comitê organizador do evento.

Lançado em 2015 na Itália, o Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana reúne medidas assinadas por mais de 184 cidades em todos os continentes – das quais 24 localizadas na América Latina – para o desenvolvimento de sistemas alimentares baseados nos princípios da justiça social e da sustentabilidade. O pacto reconhece o potencial das cidades para contribuir com o tema da segurança alimentar e nutricional, estimulando o equilíbrio entre a produção rural e a urbana em prol de sistemas mais sustentáveis.  Nesse sentido, o evento enfatizará as interações entre cidades e regiões, em discussões, segurança alimentar e nutricional, dietas saudáveis e meios de subsistência, para assegurar o acesso da população a alimentos produzidos de forma saudável e sustentável. 

O evento é organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), Organização Pan Americana da Saúde (OPAS-OMS-ONU), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), entre outros parceiros. 

Parceria

Uma proposta de convênio entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e as Unidades da Embrapa da cidade do Rio de Janeiro já está em andamento. Com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, está previsto o desenvolvimento de um Centro Público de Processamento de alimentos oriundos da agricultura familiar, com o objetivo de aumentar a vida útil e reduzir o desperdício. Também estão programadas capacitações para produtores failiares do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas e assessoramento técnico para as atividades relacionadas ao Comércio Justo, com vista ao fornecimento de produtos para os restaurantes populares e alimentação escolar.

Com a Embrapa Solos, há previsão de instalação de um Fertmóvel, um laboratório de análise de solos que opera dentro de um furgão de 14 metros cúbicos, para apoiar a agricultura urbana do município. Também está em discussão a construção de um Mapa da Agricultura Familiar do Município do Rio de Janeiro, com dados do CAR – Cadastro Ambiental Rural e do IBGE, que subsidiará as ações, projetos, programas e políticas públicas que serão realizadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural da Cidade do Rio de Janeiro, no qual a Embrapa mantém um assento.

* Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Aline Bastos (MTb 31.779/RJ)

Embrapa Agroindústria de Alimentos

agroindustria-de-alimentos.imprensa@embrapa.br

Telefone: +55 21 3988-9739



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

HORTAS PEDAGÓGICAS ESTÃO EM FASE DE PREPARAÇÃO PARA ATENDER DUAS ESCOLAS EM SÃO LUÍS - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

A expectativa é que o Projeto Hortas Pedagógicas se expanda na capital e no Maranhão

As ações do Projeto Hortas Pedagógicas estão dia a dia avançando para garantir a implantação das hortas nas Unidades de Educação Básica – UEB Governador Jackson Kepler Lago, na área urbana, e a Major Augusto Mochel, na zona rural. O objetivo é contribuir para a segurança alimentar e nutricional de estudantes, comunidade escolar e adjacências. 

Atualmente há três comitês formados e em atuação.




O Comitê Executivo, formado por representantes designados pelas instituições partícipes e que tem a responsabilidade de planejamento no âmbito estratégico; os Comitês Gestores, instituídos nas escolas e amparados pelos Conselhos Escolares respectivos, permitindo maior representatividade e atuação efetiva do projeto nas unidades; e o nível operacional, composto pelas equipes técnico-agronômicas e didático-pedagógica, ora coordenada pela Embrapa Cocais em parceria com a AGERP e Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – Semapa. 

“Para nós, o Hortas Pedagógicas é um catalizador de transformação da nossa realidade social. Para que se alcance esse impacto, se faz fundamental o envolvimento de todos os parceiros nesse trabalho, diz Talmir Quinzeiro, analista da Embrapa Cocais que coordena as ações do projeto no estado.

Com direcionamento pela equipe técnica da Embrapa Hortaliças, foram estabelecidas sete etapas, que consistem desde a amostragem dos solos, preparo do terreno, cercamento da área, preparação dos canteiros e mudas e a entrega dos materiais antes da fase de implantação. Para operacionalizar essas etapas, planejou-se ações mensais com toda a equipe técnica envolvida seguindo cronograma para participação dos parceiros e o “emponderamento” das partes, que incluem intercâmbio de conhecimentos em busca da multiplicação da iniciativa, no futuro.

Uma das ações já realizadas pela equipe operacional foi a coleta, em abril, de amostras de solos nas áreas selecionadas para as futuras Hortas Pedagógicas em São Luís. Essas amostras serão analisadas em parceria com a Embrapa Hortaliças, que remeterá o laudo e consequente recomendação de adubação para a correção da fertilidade das áreas selecionadas. Em maio, foi realizada análise das condições das áreas, demarcação e orientações para o preparo do solo.

O Comitê Gestor, nível tático do projeto, por sua vez, tem se reunido mensalmente para discutir as questões pedagógicas relacionadas ao projeto. Nessas ocasiões, tem-se discutido contemplar as ações de formação em quatro dimensões/eixos: espaço físico, gestão, currículo e relação escola/comunidade. “O combinado de trabalho para a formação estabelecido pelas escolas apoiadas pela Semed contempla a organização das turmas por turno. Todos os professores serão contemplados nos seus respectivos turnos”, completa o professor Luis Campelo, professor da Semed.

Nesse sentindo, está em construção, por parte da Semed, particularmente pelos colegas do Núcleo de Educação Ambiental – NEA, proposta para internalizar e instrumentalizar a temática do “impacto educacional” do projeto com foco na questão pedagógica. Esse trabalho está sendo construído em parceria com a equipe do projeto mais voltada para essa temática, incluindo representantes da Embrapa Hortaliças. 

Da parte do Comitê Executivo, já foram realizadas três reuniões em 2019, previamente estabelecidas pela equipe, mensalmente. Nos últimos encontros, ficou decidido a necessidade de uma programação mais pormenorizada da parte operacional, visando uma comunicação mais efetiva e maior participação dos parceiros. Também, tem sido discutidas articulações com as secretarias municipais, Semed, Semapa, e Seplan, para encaminharmos os compromissos assumidos no âmbito do acordo de cooperação técnica assinado entre as partes, visando à viabilidade e operacionalização da iniciativa. Já estão em planejamento a programação da semana de capacitação, proposta de integração pedagógica do projeto nas escolas em questão e coquetel de abertura do projeto as autoridades componentes.

Mais sobre o projeto – O Projeto Hortas Pedagógicas é fruto de uma parceria nacional entre Embrapa e o antigo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, atual Ministério da Cidadania, apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, em prol da segurança alimentar e nutricional das comunidades atendidas, por meio da educação. A iniciativa alia práticas de produção de hortaliças às práticas didático-pedagógicas da escola, estimulando crianças e adolescentes a levarem os conhecimentos para casa e comunidade. No Maranhão, o projeto pretende contribuir com a diminuição dos índices de vulnerabilidade social por meio da metodologia de implantação de hortas pedagógicas em duas escolas públicas, com perspectiva de expansão. 

São responsáveis pela execução do projeto no estado a Embrapa Cocais, secretarias municipais de São Luís (Educação, por meio do Núcleo de Educação Ambiental – NEA, Agricultura, Pesca e Abastecimento, Segurança Alimentar, Planejamento e Desenvolvimento) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – Agerp, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

Saiba mais sobre o Projeto Hortas Pedagógicas:

https://www.embrapa.br/cocais/busca-de-noticias/-/noticia/39843702/hortas-pedagogicas-chegarao-em-2019-em-escolas-de-sao-luis

https://www.embrapa.br/cocais/busca-de-noticias/-/noticia/41687495/profissionais-sao-capacitados-para-iniciar-projeto-hortas-pedagogicas-no-maranhao

https://www.embrapa.br/cocais/busca-de-noticias/-/noticia/40172377/hortas-pedagogicas-sao-tema-de-reuniao-do-conselho-municipal-economico-e-social-de-sao-luis

https://www.embrapa.br/cocais/busca-de-noticias/-/noticia/39473832/embrapa-e-ministerio-do-desenvolvimento-social-vao-levar-hortas-pedagogicas-ao-maranhao



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

QUAL A LIGAÇÃO ENTRE A CARNE QUE CONSUMIMOS E O DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA? – DEBATE - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal Futura.




Nesta edição o Debate discute a presença da pecuária na Amazônia brasileira, os avanços e desafios em acordos contra o desmatamento e os modos de produção.

Participam do programa a diretora executiva do Imazon, Ritaumaria Pereira, e o vice-presidente do ACRIPARÁ, Mauro Lúcio Costa.

Apresentação: Cristiano Reckziegel

__

Conteúdos do Canal Futura na íntegra estão no Futura Play, acesse aqui: https://goo.gl/Quh7m5

Saiba tudo sobre o Canal Futura: https://goo.gl/qauKIZ

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/canalfutura

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/canalfuturaoficial

========================================

Assista na sua TV:

SKY – Canal 434 (HD) ou Canal 34

NET e CLARO TV – Canal 534 (HD) ou 34

VIVO – Canal 68 (HD) (e também na fibra ótica no canal 24)

OI TV – Canal 35

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



BILHARACO DE ABÓBORA - Vídeos, Vale Agrícola

Clique na imagem para ver o vídeo de Vale Agrícola.




Bilharaco ou filhose de abóbora! Esta é a delícia da semana do programa, receita portuguesa!

Bilharaco de abóbora

600 gramas de abóbora cozida,

10gr de fermento biológico,

50 ml de leite morno,

farinha de trigo até dar o ponto- cerca de 300 gramas

2 ovos,

1 colher de chá de açúcar baunilha,

125 gramas de açúcar,

1 colher de aguardente,

raspas da casca de 1/2 limão ou laranja

açúcar e canela para polvilhar

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



CIDADES DO SUL DE MINAS RECEBEM PALESTRAS DA CIDADANIA RURAL - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

O Sistema Faemg/Senar Minas promove, esta semana, nas cidades de Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Passos e Piumhi um circuito de palestras sobre novidades previdenciárias e fiscais da área rural. O projeto denominado Cidadania Rural é direcionado a profissionais das áreas contábeis e de recursos humanos e tem como objetivo levar informações sobre o novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas do eSocial e o EFD-REINF. As quatro cidades integram a Regional de Passos do Senar Minas.

As palestras são coordenadas pelo analista em arrecadação da Coordenadoria de Administração e Finanças do Senar Minas, Isaías de Souza Claudiano, e tem a participação de Filemon Augusto de Oliveira, contador e professor graduado no setor de finanças, controladoria e auditoria.

No evento, que contou com sala lotada em Poços de Caldas, a primeira palestra da Regional de Passos discutirá temas como: Contribuição do Funrural e ao Senar; Sub-rogação: adquirentes de produção rural; eSocial; REINF (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais); DCTFWEB (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais); Livro Caixa do Produtor Rural; CAEPF; Regulamento do Imposto de Renda; Contribuição Sindical.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Poços de Caldas, Marco Antônio Lobo Sanches, o número de participantes superou as expectativas.




Ele ressalta a importância do evento em momento de mudanças complexas na área fiscal e que os produtores rurais precisarão de ajuda para entender o porquê de tudo isso. “Essas mudanças são importantes e irreversíveis. Agora é seguir daqui para frente e fazer o certo”. Marco ainda destacou a presença de profissionais de Poços de Caldas e região e que a palestra reverterá em benefícios para toda cidade.

Na palestra que acontece hoje em São Sebastião do Paraíso a sala também está lotada. Amanhã o evento será em Passos e na quinta-feira em Piumhi.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

PRODUÇÃO DE TILÁPIA CRESCE 11,9% E BRASIL SE CONSOLIDA COMO 4º MAIOR PRODUTOR MUNDIAL - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Ter uma vida saudável, regrada e com uma alimentação de qualidade, não é uma tarefa fácil. Mas aos poucos a adesão por qualidade de vida tem aumentado não só no Brasil como no mundo. E um dos alimentos que tem marcado presença cada vez mais nas mesas é o peixe, principalmente, a tilápia. Espécie que encabeça a lista dos peixes de água doce mais produzidos no Brasil, atingindo 400.280 t. em 2018, 11,9 a mais que em 2017, de acordo com dados divulgados em 2019 pelo anuário Peixe BR da Piscicultura.




  Atualmente, de acordo com o Censo Agropecuário 2017, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia -, há mais de 455 mil unidades de criação de organismos aquáticos em todo o país. O Sul segue na liderança com 273.015 estabelecimentos, responsável por 60 , Sudeste (57.074), Nordeste (48,881), Norte (48.286) e Centro-Oeste (28,285). Os cinco estados líderes em produção de tilápias são Paraná (123 mil toneladas), São Paulo (69.500 t.), Santa Catarina (33.800 t.), Minas Gerais (31.500 t.) e Bahia (24.600 t.), que juntos produzem cerca de 70 de toda tilápia nacional.   O país é o quarto maior produtor de tilápias do mundo, atrás da China (1,86 milhão de toneladas), Indonésia (1,25 milhão t.), Egito (860 mil t.) e à frente de Filipinas (330 mil t.) e Tailândia (250 mil t.). De acordo com a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – o mundo produziu 84 milhões de toneladas de peixes de cultivo em 2018 e o objetivo é superar 100 milhões de t. em 2025. A tilápia foi responsável por 6 milhões de toneladas em 2018 e o Brasil contribuiu com aproximadamente 400 mil t., representando 6,67 do total global.    As perspectivas para 2019 são otimistas. Conforme dados da FAO, a China deve produzir em torno de 1,93 milhão de toneladas este ano, Indonésia 1,35 milhão de t., Egito 900 mil t., Brasil 450 mil e Filipinas 350 mil e a demanda global por proteínas deve aumentar 16 até 2025.    No passado, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior e Serviços (SECEX), o Brasil exportou US$ 136 milhões em pescados congelados, frescos e refrigerados. Deste valor, em torno de US$ 5,5 milhões foram da exportação de tilápias, espécie responsável por 55,4 da produção total de peixes do país. Apesar da produção de peixes cultivados, o Brasil é um grande importador de pescados, sinalizando para toda a cadeia que é possível crescer bastante.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

PARTICIPANTE DO CURSO DE ROÇADEIRA FALA DA IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR DE FORMA CONSCIENTE - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Doze produtores e trabalhadores rurais estiveram presentes no curso Trabalhador de manutenção de roçadeiras, motosserras e similares / Roçadeira, ministrado na Comunidade do Miragai, em Ubá, na última semana.

O curso foi ministrado por Marcelo Lucca Silva, e resultou da parceria entre o Sistema Faemg/Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ubá, com mobilização de Everton Pinto Gonçalves.

O participante Elias José Leôncio falou sobre o conhecimento adquirido ao longo das aulas e sobre a importância de trabalhar de forma consciente.




Confira.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA OCIDENTAL SEGUEM ATÉ DIA 27 - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Estão abertas até 27 de maio as inscrições para a seleção de bolsistas para cadastro de reserva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental (AM), para o período 2019-2020. O programa de iniciação científica da Embrapa Amazônia Ocidental e desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Por meio do edital, os bolsistas aprovados farão parte do cadastro de reserva tanto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) como do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (PAIC/FAPEAM). 

Podem participar da seleção alunos de curso de graduação ou curso tecnológico em áreas compatíveis com as áreas de pesquisa constantes no edital, regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas localizadas na região metropolitana de Manaus.




O edital está disponível no site da Embrapa Amazônia Ocidental, www.embrapa.br/amazonia-ocidental, com todas as informações e orientações aos estudantes interessados em participar do processo de seleção. Os alunos contemplados terão a oportunidade de serem orientados por pesquisadores mestres ou doutores para desenvolver um projeto, nos moldes da iniciação científica, dentro de linhas de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Amazônia Ocidental a abrangidas pelo edital.

Além de aprender conteúdos, técnicas e métodos científicos, contribuindo para sua formação acadêmica, os alunos selecionados receberão uma bolsa mensal, paga pelas agências de fomento – CNPq ou pela Fapeam. As áreas de pesquisa disponíveis no edital são as seguintes: Sementes; Sanidade de peixes; Sanidade de peixes/microbiologia; Entomologia/polinização; Biologia molecular aplicada à reprodução de peixes; Plantas medicinais e hortaliças; Obtenção de ortomosaicos de áreas agrícolas com uso de drones; Genética de microorganismos e genômica; Nutrição de peixes; Agroecologia; Economia rural e agronegócio; Manejo de produtos florestais não madeireiros/geoprocessamento; Sociologia, desenvolvimento rural sustentável da agricultura familiar; Programação para WEB e/ou dispositivos móveis/ inteligência computacional/ciência de dados e geoprocessamento; Manejo, fitotecnia, nutrição de plantas, produção de mudas; Fitopatologia; Melhoramento genético vegetal/Cultura de tecidos vegetais/Reprodução vegetal.

Para acessar o edital, clique aqui.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

CURSO ABORDA SANIDADE, PREVENÇÃO E QUALIDADE AMBIENTAL NO MANEJO DO ZEBRAFISH EM EXPERIMENTOS LABORATORIAIS - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Em 16 de maio de 2019 realizou-se na Embrapa Meio Ambiente mais um curso destinado ao treinamento dos técnicos, estagiários e bolsistas que trabalham nos laboratórios que possuem experimentação com animais. O tema abordado foi sanidade, prevenção e qualidade ambiental no manejo do zebrafish em experimentos laboratoriais.

Da mesma forma como foi em 2018, o Gestor Operacional do Laboratório de Ecotoxicologia e Biossegurança, o analista José Henrique Vallim, ministrou aula teórica sobre atividades de rotina e experiências que adquiriu durante o tempo em que trabalhou com animais de laboratório.

A Responsável Técnica Veterinária dos Biotérios da Embrapa Meio Ambiente, a pesquisadora Márcia Ishikawa, coordenou a discussão sobre casos de doenças e estratégias para o bem-estar dos animais experimentais.




“Este foi mais um dos cursos organizados para garantir o bem-estar dos animais durante a execução de experimentos nas instalações da Embrapa Meio Ambiente”, explicou a pesquisadora. “As aulas e treinamentos destes cursos são uma oportunidade para interação, troca de experiências e de muito aprendizado”, enfatiza Márcia.

Os participantes tiveram a oportunidade de atualizar e discutir sobre diversas atividades relacionadas ao manejo e procedimentos experimentais com peixes. Ao final, foi feita uma visita técnica ao Laboratório de Ecotoxicologia e Biossegurança – LEB da Embrapa Meio Ambiente para observação dos ambientes laboratoriais experimentais e de manutenção do zebrafish, onde José Henrique Vallim e a estagiária monitora Valery Camargo apresentaram os equipamentos e materiais utilizados, os alimentos e o manejo de rotina dos organismos aquáticos mantidos no Laboratório, além de uma demonstração dos experimentos conduzidos com os organismos aquáticos não vertebrados.

O curso foi realizado em parceria com a Pós-Graduação em Biologia Animal da Unicamp, com a participação da Professora Marlene Ueta e dos alunos da disciplina de Sanidade, prevenção e qualidade ambiental em sistemas produtivos de peixe.

O próximo está agendado para 30 de maio de 2019 e será realizado em parceria com a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Embrapa Meio Ambiente.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

SIMPÓSIO DE DOENÇA CELÍACA DO DISTRITO FEDERAL TEM PARTICIPAÇÃO DA EMBRAPA - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

O 1º Simpósio de Doença Celíaca do Distrito Federal será realizado na Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga (DF), no dia 23 de maio, e possui como parceiros a Associação de Celíacos de Brasília (ACELBRA-DF) e a Universidade de Brasília (UnB). Especialistas e profissionais ligados à saúde estarão presentes para discutir temas que afetam pacientes, desde assuntos relacionados às manifestações da enfermidade no organismo, até decisões acerca da dieta, cuidados na vida diária e políticas públicas.




O evento é aberto a estudantes e ao público em geral mediante inscrição. A doença celíaca é uma reação imunológica ao glúten, presente no trigo, que causa inflamação grave no intestino e pode levar à desnutrição por má absorção de nutrientes.

A Embrapa Arroz e Feijão e o Núcleo de Celíacos de Goiás estarão presentes coordenando oficina de receitas à base de arroz e de feijão, a cargo de Renilda Aparecida Ferreira e Tamillys Cientielly de Lellis A. Luz; e ministrando palestra “Arroz e Feijão: A comida do Brasil”, com o analista Carlos Magri Ferreira.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

EVENTO NACIONAL DEBATE DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A FRUTICULTURA - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

O polo de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) vai sediar de 30 de setembro a 04 de outubro o XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura, organizado pela Embrapa Semiárido e UNIVASF. Com extensa programação de palestras, debates e apresentações de trabalhos científicos, o evento deve reunir um público tão diverso quanto é a produção de frutas no país. 

Segundo os organizadores, serão cerca de 1.000 participantes (pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, exportadores, produtores de frutas, técnicos de empresas públicas e privadas). 

Grande parte desses profissionais virá dos 30 polos de produção de frutas já consolidados em todo o território nacional e que, juntos, chegam a somar mais de dois milhões e quinhentos mil hectares.

Integrada – O tema escolhido como tema central do Congresso, Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades, “sinaliza a discussão acerca de inovações que preparem as cadeias produtivas do setor para expandirem seus negócios diante da tendência de crescimento do comércio e consumo de frutas nos mercados interno e externo”, garante o pesquisador da Embrapa Semiárido, Paulo Roberto Coelho Lopes, presidente da Comissão Organizadora.

“Estamos preparando um evento com muitos espaços para exposição integrada dos conhecimentos gerados pela comunidade científica e por empreendedores e técnicos da área privada.




Nosso objetivo é contribuir para por os produtores brasileiros em condições de ampliar seus negócios com os importadores da União Europeia, nos Estados Unidos e nos países do Oriente Médio, e avancem para alcançar países da Ásia, como a China”, garante o pesquisador.

Para ele, os impactos da fruticultura são “muito evidentes” em segmentos importantes da economia como o mercado de trabalho – a atividade emprega cerca de 5 milhões de pessoas (16 das vagas do agronegócio) – e no desenvolvimento regional:  o volume de exportação de manga e de uva cultivadas no Polo de Petrolina e Juazeiro movimenta recursos superiores a R$ 1 bilhão e incrementa uma cadeia de negócio e de serviços que integra a região de forma competitiva em importantes circuitos comercias do Brasil e do exterior.

Pesquisa – O Congresso é uma realização da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e compõe uma das estratégias institucionais de defesa e de apoio ao desenvolvimento da fruticultura nacional que estão na origem da sua fundação em 1970. Da primeira edição em 1991, na cidade de Campinas (SP), o evento tem dado contribuições importantes à renovação tecnológica desse segmento da agricultura do país.

Para esta 26ª edição, que irá acontecer no Polo de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), a pesquisadora da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora Coelho de Lima, explica que o Congresso irá acentuar a característica de ser “oportunidade para atualização de informações e de conhecimentos ao reunir profissionais que trabalham e contribuem para a melhoria do padrão tecnológico da fruticultura no Brasil”. 

A participação de pesquisadores dos Estados Unidos, Espanha, Chile, Bélgica e África do Sul em algumas das mesas-redondas, conferências, minicursos e visitas técnicas que compõem a programação técnica “torna o congresso um momento oportuno para que passem a conhecer melhor a agricultura brasileira e cooperem na identificação de necessidades de pesquisa, de aprimoramento tecnológico das cadeias produtivas da fruticultura”, argumenta Maria Auxiliadora, que é uma das coordenadoras do Comitê Técnico Científico.

Informações – As inscrições para o XXVI Congresso estão abertas e seguem até o dia . Os sócios SBF e da Associação Brasileira de Horticultura (ABH) terão direito a desconto. Mas para isso, terão que estar quites com a anuidade das entidades até o dia 10/08/2019. Os organizadores informam também que as inscrições dos estudantes só serão validadas após o envio de comprovação de vínculo com a instituição de ensino. 

As informações detalhadas podem ser acessadas na página eletrônica do evento: www.fruticultura2019.com.br



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

TESTE - Vídeos, Canal Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal Rural.




Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



LEON CASTRO DA LABORRURAL DA DICAS PARA GESTÃO DA FAZENDA DE CAFÉ - Vídeos, Revista Cafeicultura

Clique na imagem para ver o vídeo de Revista Cafeicultura.




O três pilares da gestão da propriedade cafeeira, Preço de Saca, Produtividade e Custo médio de Venda . Assistam a palestra completa no canal da News cafeicultura

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



JOSÉ VICTOR GERENTE COOXUPÉ EM RIO PARANAÍBA DIA DO CONHECIMENTO - Vídeos, Revista Cafeicultura

Clique na imagem para ver o vídeo de Revista Cafeicultura.




Gerente da unidade da #Cooxupé em #RioParanaíba agradece os participantes do Dia do Conhecimento e alerta para entrada da safra de café

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



BRASILEIRA DESENVOLVE CANETA QUE DETECTA TUMORES - Amanhã, Vídeos, Band

Clique na imagem para ver o vídeo de Band Jornalismo.




Uma cientista brasileira desenvolveu uma espécie de caneta capaz de detectar células tumorais em poucos segundos. Livia Eberlin desenvolvedora do projeto, é chefe de um laboratório de pesquisa da Universidade do Texas, nos EUA.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



O QUE NOS TORNA ESTÚPIDOS - Amanhã, Vídeos, DW Brasil

Clique na imagem para ver o vídeo de DW Brasil.




Dizemos que quem nasce estúpido, morre estúpido. Mas não é assim. Pelo menos, não necessariamente. Há muitos fatores por trás do desenvolvimento limitado da inteligência, e um deles é social. A pobreza, por exemplo, afeta o QI. O estresse também, como você confere no vídeo do Futurando.

www.dw.com/futurando

www.facebook.com/dw.brasil

www.twitter.com/dw_brasil

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



OCDE CORTA PREVISÃO DO PIB DO BRASIL EM 2019 - Amanhã, Vídeos, Band

Clique na imagem para ver o vídeo de Band Jornalismo.




O levantamento, divulgado a cada seis meses, ressalta que dificuldades políticas do governo para a aprovação de reformas podem contribuir para que a economia cresça menos.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



COMISSÃO DISCUTE AÇÕES JUDICIAIS CONTRA O CÓDIGO FLORESTAL – 21/05/2019 - Amanhã, Vídeos, Câmara dos Deputados

Clique na imagem para ver o vídeo de Câmara dos Deputados.




A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados debate nesta manhã a tramitação de ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) impetradas contra o Código Florestal (Lei 12.651/12) e a insegurança jurídica de possíveis alterações.

O deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), que pediu o debate, informou que a audiência pública visa debater o futuro das florestas, das bacias hidrográficas e do mar no Brasil, suas potencialidades e ameaças.

Conheça nossos termos de uso: http://www.camara.leg.br/internet/tvcamara/?lnk=TERMO-DE-USO&selecao=CONTEUDO&nome=termoUso

Siga-nos também nas redes sociais:
http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Conheça nossos canais de participação: http://www2.camara.leg.br/participacao/saiba-como-participar/institucional/canais

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



DESAFIOS – OPORTUNIDADES PARA O AGRONEGÓCIO - Amanhã, Vídeos, USP

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal USP.




O convidado desta edição é Marcos Jank, titular da Cátedra Luiz de Queiroz da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ – USP) em Piracicaba. Para ele, o agronegócio brasileiro precisa divulgar mais sua imagem no exterior, fortalecer sua participação nos foros internacionais e a presença direta das empresas nos mercados.

▶ Canal USP: o melhor da USP, em um só endereço na internet.

▶ Inscreva-se, curta e compartilhe!

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



COMO É FEITA A PASTA DE DENTES BORAVÊ - Amanhã, Vídeos, admin@agrosoft.org.br (Manual do Mundo)

Clique na imagem para ver o vídeo de Manual do Mundo.




Oral-B

Para mais informações sobre saúde bucal, acesse: www.sorrisologia.com.br

► Inscreva-se: https://youtube.com/user/iberethenorio?sub_confirmation=1

Comercial: comercial@manualdomundo.com.br
/>
Assessoria de imprensa:
patricia@manualdomundo.com.br
/>
Contato:
manualdomundo@manualdomundo.com.br
/>


Site:
http://manualdomundo.com.br

Facebook: http://facebook.com/manualdomundo

Instagram: http://instagram.com/manualdomundo

Twitter: http://twitter.com/manualdomundo

Pinterest: http://br.pinterest.com/manualdomundo

Facebook Mari: http://facebook.com/marifulfaroreal

Instagram Mari: http://instagram.com/amarifulfaro

Twitter Mari: http://twitter.com/marifulfaro

Instagram Iberê: http://instagram.com/oibere

Twitter Iberê: http://twitter.com/iberethenorio

CRÉDITOS

Direção e apresentação: Iberê Thenório

Produção executiva e apresentação: Mari Fulfaro

Imagens: Natã Romualdo

Produção: Fernando A. Souza

Edição e finalização de imagens: Kiwi produções

Apoio: Oral-B

🔵Este é o canal do Manual do Mundo. Vídeos novos todas as terças, quintas e sábados.

📩Manual do Mundo Comunicação LTDA

Caixa Postal 77795

CEP 05593-000 SP – SP

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



HISTÓRIA DO INSTAGRAM - Amanhã, Vídeos, TecMundo

Clique na imagem para ver o vídeo de TecMundo.




A série de história da tecnologia volta a falar de redes sociais, mas agora de um serviço bem mais novo: o Instagram, ou o Insta, pros mais íntimos, que mudou a forma da gente tirar fotos pra postar na internet.

#[Tipo: História da Tecnologia]

CRÉDITOS

Texto: Nilton Kleina

Apresentação: Nilton Kleina

Imagens: Danilo Salsa Boros

Edição: Danilo Salsa Boros

Arte da Thumb: Silmara Slobodzian

A melhor programação está no TecMundo

– História da Tecnologia

– Análises e Reviews

– The Hardware Show

– Melhores Apps para android e ios

– Hoje no TecMundo

#instagram #tecmundo #históriadoinstagram

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



CUTIAS SÃO REINTRODUZIDAS À NATUREZA NO RIO - Amanhã, Vídeos, Band

Clique na imagem para ver o vídeo de Band Jornalismo.




O Parque Nacional da Tijuca, no Rio recebeu novos moradores. Sete Cutias que foram resgatadas em áreas urbanas e estão em extinção, foram devolvidas a natureza e agora serão monitoradas.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



ESTADOS UNIDOS SUSPENDEM SANÇÕES A HUAWEI POR 90 DIAS - Amanhã, Vídeos, Band

Clique na imagem para ver o vídeo de Band Jornalismo.




O Google, seguindo uma ordem do governo americano, anunciou que não vai mais atualizar os aplicativos dos celulares da Huawei. A medida começa a valer em 90 dias

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PESQUISA COMPROVA EFICIÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA - Amanhã, Vídeos, Band

Clique na imagem para ver o vídeo de Band Jornalismo.




O poder dos exercícios é o tema da nova série de reportagens especiais do Jornal da Band.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



NEUROLOGISTA TIRA DÚVIDAS SOBRE CEFALÉIA - Amanhã, Vídeos, Câmara São Paulo

Clique na imagem para ver o vídeo de TV CÂMARA SÃO PAULO.




A cefaleia é um dos maiores males que atinge a população brasileira. De acordo com as estatísticas, 93% dos brasileiros já tiveram algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida. E um projeto de lei do vereador Rodrigo Goulart (PSD) quer incluir no Calendário Oficial de Eventos da cidade de São Paulo, o Dia de Combate e Orientação Sobre a Cefaleia, a ser lembrado anualmente no dia 19 de maio. O objetivo é criar, desenvolver e promover campanhas e parcerias para orientar o maior número de cidadãos sobre a importância de observar a dor de cabeça, sua frequência, intensidade e duração e relatar para um neurologista.

E o Jornal da Câmara conversou com uma neurologista, a doutora Célia Roesler, secretária do Departamento Científico de Cefaléia, para esclarecimentos.

Acompanhe as novidades da Câmara:
http://facebook.com/CamaraSaoPaulo http://twitter.com/CamaraSaoPaulo
http://youtube.com/CamaraSaoPaulo
https://www.instagram.com/camarasaopaulo/
https://www.linkedin.com/company/25183547/admin/updates/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



AGRICULTURA BR – 21/05/2019 - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal do Boi.




Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://facebook.com/CanalDoBoi.SBA1

Instagram: https://www.instagram.com/canaldoboisba/

Saiba mais em: http://sba1.com/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



FERRAMENTAS PERMITEM QUE CONSUMIDOR ACIONE EMPRESAS PELA INTERNET - Amanhã, Vídeos, TV Brasil

Clique na imagem para ver o vídeo de TV Brasil.




O volume de queixas de consumidores contra empresas é imenso. Para resolver parte dos problemas sem a necessidade de acionar órgãos de justiça, duas novas ferramentas serão lançadas: o consumidor.gov e o Processo Judicial Eletrônico.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PARTICIPANTE DO CURSO DE DOCE DE LEITE DESTACA A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO PARA O INCREMENTO DA RENDA FAMILIAR - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

O município de Ressaquinha recebeu, na última semana, o curso Trabalhador artesanal na pasteurização do leite e na fabricação de laticínios e afins / Doce de leite, ministrado por Aline da Silva Machado Castro.

O evento reuniu 12 participantes. Entre eles, Edinéia Ferreira de Oliveira, falou sobre a importância dos cursos realizados por meio da parceria entre o Sistema Faemg/Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ressaquinha, com mobilização de Bianca Aparecida Pereira.




Confira no vídeo.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

QUEIJO D’ALAGOA-MG RETORNARÁ À FRANÇA PARA MONDIAL DU FROMAGE - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Escondido entre as montanhas altas da Mantiqueira, no sul de Minas, o pequeno município de Alagoa ficou internacionalmente conhecido depois que o fundador da Queijo D’Alagoa-MG, Osvaldo Martins de Barros Filho trouxe para o Brasil uma Medalha de Bronze conquistada durante o Mondial du Fromage em Tours, na França, em Junho de 2017.   MEDALHA DE BRONZE – O queijo de Alagoa, produzido pelo produtor parceiro da Queijo D’Alagoa-MG, Sr. Márcio Martins de Barros e maturado pelo Osvaldo destacou-se dentre mais de 600 queijos de 37 Países.




  Este feito inédito consagrou Alagoa, de uma vez por todas, como Terra do Queijo e tem atraído turistas para conhecer a cidade movimentando a economia e contribuindo para o desenvolvimento local.   QUEIJO NA MALA – Dado o sucesso da primeira viagem à França, que foi promovida e viabilizada pela Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais – FAEMG, o alagoense retornará à França com a mala repleta de queijos para a quarta edição do Mondial du Fromage na esperança de trazer mais premiações que tanto engradecem a cidade de Alagoa, o Estado de Minas Gerais e a nação brasileira.   “Nós estamos muito felizes com a viagem à França e levaremos vários queijos em diversos tamanhos e estágios de maturação para apresentar ao exame da banca de jurados internacionais. Uma das nossas frasesqueijísticas diz o seguinte: Fé em Deus e queijo na tábua.” relata Osvaldo Filho.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS E OFICINAS DO SENAR MINAS NA SEMANA DO FAZENDEIRO EM VIÇOSA - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

O Sistema Faemg/Senar Minas oferece 49 turmas de cursos e oficinas na Semana do Fazendeiro, a ser realizada entre os dias 13 e 19 de julho pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Nesta edição, a novidade são as degustações comentadas de cachaças, queijos e cafés especiais, no estande do Sistema, em frente ao Centro de Vivência. O presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, também fará palestra na abertura do evento em celebração dos 90 anos da Semana do Fazendeiro.

Ainda entre as novidades, oSenar Minas irá oferecer, pela primeira vez, o curso de Produção de Alimentos sem glúten, lactose e açúcares; Primeiros Socorros; Análise Sensorial de Cachaça e Cultivo de Plantas Ornamentais.




A expectativa é de que todos os eventos do Senar Minas reúnam cerca de 700 pessoas.

Além disso, o Sistema Faemg/Senar Minas oferece, por meio dos programas Café + Forte e Balde Cheio, palestras sobre Apuração de Custos de Produção na cafeicultura, Planejamento Operacional na cafeicultura, Planejamento estratégico na cafeicultura e Manejo Intensivo de Pastagem.

“A expectativa para a Semana do Fazendeiro é a melhor possível. Mais uma vez iremos concentrar as atividades do Sistema em um único espaço, possibilitando maior visibilidade e integração entre os participantes. Entre as novidades, esperamos que as degustações de queijos, cachaças e cafés engrandeçam a experiência dos participantes”, comentou o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif.

No estande do Sistema Faemg/Senar Minas, os participantes do evento também poderão conhecer e tirar suas dúvidas sobre os cursos, programas e serviços do Sistema Faemg. Haverá material informativo e orientações sobre os benefícios e vantagens para o produtor rural e seus familiares, como plano de saúde, seguro, compras coletivas e assessoria em diversas áreas. Para mais informações, baste acessar http://beneficios.sistemafaemg.org.br/.

Veja os cursos, oficinas e palestras a serem oferecidos pelo Sistema Faemg/Senar Minas:

Cursos

Análise Sensorial de cachaça

Café/classificação e degustação

Café/Comercialização

Cafés Especiais

Casqueamento e Ferrageamento

Classificação e degustação especiais

Cultivo de Plantas Ornamentais

Defumados/Frango

Defumados/Carne de Lata

Defumados/Filetagem de Tilápia

Defumados/Linguiças

Derivados do leite/doce de leie

Derivados do leite/iogurte

Derivados do leite/queijo Minas

Derivados do leite/queijo parmesão

Derivados do leite/queijos

Doma

Drone

Gestão: Negociação e comercialização

Maturação de Queijos Artesanais

Motosserra

Peixe ornamental – Acará-bandeira

Peixe ornamental – Guppy

Peixe ornamental – Kinguio

Peixe ornamental- Betta

Primeiros Socorros

Produção de Alimentos sem glúten, lactose e açúcares Produção de Polpa de Fruta Roçadeira Torra de Café Trator

Degustações à noite

Degustação e Análise sensorial de cachaça Degustação comentada de Cafés Especiais Degustação de Queijo Artesanal e seu Processo de cura

Palestras

Apuração de Custos de Produção na cafeicultura – Café + Forte Planejamento Operacional na cafeicultura – Café + Forte Planejamento estratégico na cafeicultura – Café + Forte Manejo Intensivo de Pastagem – Balde cheio

Inscrições

As inscrições para todos os cursos da Semana do Fazendeiro começaram nesta segunda-feira (20) e seguem até 30 de maio pelos Correios, para pessoas com vínculo rural (comprovação por meio de CPR, ou DAP, ou escritura de um imóvel rural). Para esse público, as inscrições pela internet serão de 18 a 28 de junho.

Já para aqueles que não possuem vínculo com o meio rural, as inscrições deverão ser feitas na Secretaria da Semana do Fazendeiro, no prédio do Centro de Vivência, no campus da UFV, a partir de 13 de julho, das 9h às 18h.

Podem se inscrever produtores rurais acima de 18 anos; seus familiares (até 2º grau de parentesco); trabalhadores do setor agropecuário; participantes de movimentos sociais vinculados ao meio rural; participantes de ONGs; e agentes municipais, estaduais e federais vinculados ao meio rural.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

PROGRAMA APRENDIZAGEM RURAL AVANÇA NA SILVICULTURA EM CARBONITA - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

A produção de carvão é uma das principais atividades econômicas do município de Carbonita, no Vale do Jequitinhonha. Buscando levar mão-de-obra qualificada para a região, o Sistema Faemg/Senar Minas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba e a Empresa ArcelorMittal Bio Florestas finalizará nodia 31 de maio o Programa Aprendizagem Rural, que teve início em outubro de 2018.

Voltado para a silvicultura e com uma carga horária total de 492 horas de aulas básicas, específicas e práticas profissionais, o programa tem o objetivo de capacitar os jovens participantes para o ingresso no mercado de trabalho rural.

Após receber conhecimentos teóricos e práticos durante 462 horas, ministrados pelos instrutores do Senar Minas e técnicos da empresa ArcelorMittal BioFlorestas, os 20 alunos iniciarão o módulo final do programa, o de empreendedorismo, finalizando as 30 horas restantes.

A etapa final terá início dia 27 de maio e será ministrada pelo instrutor Odilberto Roque Bezerra, que abordará noções e técnicas de perfil empreendedor, destacando os conceitos de persistência, comprometimento, autoconhecimento, eficiência, competência, flexibilidade entre outras habilidades empreendedoras.

“Além de cumprir as normas do Ministério do Trabalho, o programa contribui para a profissionalização dos participantes que ao final terão a possibilidade de serem contratados pela ArcelorMittal Bio Florestas ou por outra empresa da área de silvicultura” destacou o gerente do Senar Minas, na regional de Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

MERCADO E COMPANHIA – 21/05/2019 - Vídeos, Canal Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal Rural.




o Mercado&Companhia de hoje (21/05), acompanhe:  

Milho: exportações aquecidas, dólar em alta e atraso no plantio americano elevam preço e saca é negociada a R$ 38,00 nos portos.

Meteorologia alerta para chance de geada em áreas de café, mas mercado ainda não reage ao risco climático.

Puxada por exportações para China e valorização do dólar, arroba do boi atinge preço nominal mais alto desde 2016 na B3

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



BOM DIA PRODUTOR – 21/05/2019 - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal do Boi.




Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://facebook.com/CanalDoBoi.SBA1

Instagram: https://www.instagram.com/canaldoboisba/

Saiba mais em: http://sba1.com/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



CREDIVAR E SENAR MINAS PROMOVEM ENCERRAMENTO DO GQC EM SÃO BENTO ABADE - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Após alguns meses de capacitações e assistência técnica, foi encerrado, em São Bento Abade, mais uma edição do Gestão com Qualidade em Campo – GQC. A cerimônia, que ocorreu no Salão Eldorado do município e contou com a presença dos participantes, familiares e representantes da Sicoob / Credivar, do Sindicato dos Produtores Rurais de Três Corações, do Sistema Faemg/Senar Minas e parceiros do programa no município.

O GQC leva para produtor participante ferramentas de gestão.




O curso é dividido em etapas e tem ainda consultoria individual nas propriedades participantes. Paul Markus Angst foi o instrutor que acompanhou o grupo.

Durante o encerramento foi apresentado o Plano Gestão. Nesse plano, produtor vai traçar metas, organizar custos e melhorias para a propriedade. Tudo é feito após um levantamento rigoroso da propriedade, no qual o instrutor auxilia e dá orientações. O trabalho é para que o produtor passe a enxergar a fazenda como um negócio rural.

Agradecimentos

“Em nome de toda turma agradeço ao Senar Minas pela disponibilização do curso Gestão com Qualidade em Campo. Com toda certeza estamos finalizando esta etapa transformados, cheios de inspirações e preparados para sermos mais profissionais nas nossas empresas rurais. Agradeço também ao Sicoob Credivar que foi a ponte para que toda esta transformação acontecesse. Tudo que vocês pensarem podem multiplicar milhares de vezes que não representaria a importância do GQC nas nossas vidas” – (produtor e participante Igor Naves Calil Pereira).

“Quero dizer que fazer o curso GQC foi muito importante. Tinha coisa que nós sabíamos que estava errado, mas não conseguíamos resolver o problema, no curso consegui ver aonde mexer para ter a solução. E isso só foi possível com a ajuda precisa do Paul, graças ao Senar Minas, que se dispõe a ajudar os empresários rurais. Isso tudo se torna um objetivo de vida para um futuro mais completo sabendo como e quando fazer. Sendo assim, tenho certeza que saíamos do curso como pessoas capazes de trabalhar e ver os problemas como realmente são e fazer deles um aprendizado para o futuro; tendo assim o senso de empreendedorismo e trazendo resultados concretos para o Sítio Ribeirão forte e fazer ele crescer na produção. O curso é essencial para que possamos ver nossa propriedade como empresa e trabalhar como empresário rural” – (produtores e participantes José Henrique Alves e Francisca Donizete da Fonseca).



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Pesquisar este blog