Selecione o dia...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Embrapa avalia que estratégias de médio prazo podem evitar novo "apagão" no setor de fertilizantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211882.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O pesquisador Vinicius Benites, da Embrapa Solos, acredita que não há solução de curto prazo para reduzir a dependência do Brasil à importação de fertilizantes. "A saída é de médio prazo. Não há mágica no curto prazo", afirmou, em entrevista a Agência Brasil. Segundo o pesquisador, para identificar fontes alternativas de nutrientes para a agricultura brasileira, foi criada a Rede FertBrasil, em parceria com diversas instituições de pesquisa e empresas privadas. A meta é localizar produtos que têm efeito fertilizante, que possuem nutrientes, mas que, no momento, não são usados no sistema de produção.

Zoneamento da cana-de-açúcar gera divergências na Câmara

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211884.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A decisão do governo de impedir a expansão da produção de cana na Amazônia e no Pantanal está provocando divergências entre os parlamentares. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso no último dia 17 um projeto de lei que regulamenta o Zoneamento Agroecológico Nacional da Cana-de-Açúcar (ZAE Cana), que foi instituído por decreto na mesma data. Ficou proibida a expansão da produção da cana na Amazônia e no Pantanal.

Embrapa apresenta guia de software para o agronegócio no 7º SBIAgro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211883.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) demonstra várias tecnologias no 7º Congresso Brasileiro de Agroinformática. O evento termina hoje (25/9), em Viçosa (MG), é uma promoção da Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro) e é uma da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a associação TI Viçosa.

Expansão da agroindústria no Brasil está vinculada a redução da dependência externa de fertilizantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211881.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil precisa urgentemente reduzir sua dependência externa na área de fertilizantes, na opinião do engenheiro agrônomo da Embrapa Solos, Vinicius Benites. Em entrevista à Agência Brasil, ele afirmou que, embora seja o quarto maior produtor mundial de fertilizantes, o Brasil importa cerca de 60% dos insumos que usa.

Trabalhador rural é o elo frágil, defendem debatedores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211886.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representando o ministério do Trabalho e Emprego, Marcelo Gonçalves Campos disse no último dia 23 que a atual legislação, que permitiu o trabalho temporário e a existência da terceirização, já é suficientemente complexa para que se queira incluir ainda a permissão legal de contrato de trabalho temporário no campo. O assessor da Secretária de Inspeção do ministério disse aos senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que, por isso, o governo é contrário ao PLS 171/2004, que prevê essa possibilidade.

Regularizar trabalho rural temporário é medida modernizadora, afirmam produtores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211885.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) a legislação que regula as atividades rurais precisa estar atualizada e coerente com o tempo em que é aplicada. Com esse argumento, a senadora defendeu a aprovação do projeto - PLS 171/2004 -, do qual é relatora, que altera a legislação para permitir a utilização do trabalho temporário na área rural. A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal onde foi realizada uma audiência pública entre defensores e opositores da matéria.

Cultivo protegido: uma alternativa para as variações climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211880.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No inverno, geada e chuvas forte, no verão, meses de estiagem. Grandes variações climáticas são comuns no Rio Grande do Sul e, com tantas intempéries, muitas culturas, como as hortaliças, são afetadas e os produtores tem prejuízo econômicos. Entretanto, é possível minimizar e até mesmo acabar com os prejuízos, se o agricultor estiver preparado. Uma alternativa para evitar perdas na horta é o cultivo protegido.

Cetre oferecerá curso de Citricultura a técnicos e produtores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211879.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Emater/RS-Ascar oportunizará aos produtores o curso de Citricultura para técnicos da Instituição e produtores da região de Erechim, através do Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). Um grupo integrado por sete técnicos da Emater/RS-Ascar está elaborando a parte pedagógica, com as orientações teóricas e práticas que serão repassadas.

Emater/RS-Ascar organiza 120 excursões para Agrotecno Leite 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211878.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Emater/RS-Ascar é uma das realizadoras da Agrotecno Leite 2009, que acontece 30 de setembro a 2 de outubro, no Centro de Eventos e nos Campos de Pesquisa da Universidade de Passo Fundo (UPF). O objetivo é incentivar e viabilizar a produção leiteira da região, garantindo a sustentabilidade econômica e ambiental da propriedade rural. Para confirmar compromisso com o agronegócio gaúcho, a Instituição está mobilizando, em todas as regiões onde a atividade leiteira é representativa, cerca de 120 excursões para visitar o evento.

Termina dia 30 prazo de inscrição no 10º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211876.htm
[ ECONOMIA # CONCURSOS ] Termina dia 30 de setembro o prazo de inscrições para o 10º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil ? Cup of Excellence, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) e pela Alliance for Coffee Excellence (ACE). Este ano o certame, que tem como organizadora técnica a empresa Agricoffee Ltda. e como auditora a BCS ÖKo-Garantie-Brasil, conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Pesquisar este blog