Selecione o dia...

sábado, 5 de abril de 2008

Pesquisa revela que subsídio público não facilita acesso a livros técnicos e científicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100480.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso a Informação (GPOPAI) da Universidade de São Paulo (USP) mostra que a edição de livros técnicos e científicos no Brasil é fortemente subsidiada por recursos públicos, mas as obras não chegam de forma adequada ao público. Apesar da isenção de impostos e dos livros surgidos de pesquisas com financiamento oficial, o acesso é dificultado pelas restrições legais à cópia de livros, seguidas pelas editoras e pela falta de políticas públicas de difusão dos conteúdos científicos.

Vice-presidente do Banco do Brasil critica política nacional de crédito rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100477.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Luís Carlos Guedes Pinto, apontou no último dia 3, na reunião da Comissão Técnica de Agricultura, Seguro e Crédito Rural, Logística e Armazenamento da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), a inadequação da política nacional de crédito rural ? inalterada nos últimos 42 anos. Para ele, a política de crédito é uma das causas para o paradoxo vivido pelo setor produtivo brasileiro, que, ao mesmo tempo em que apresenta índices crescentes de produtividade, encontra cada vez mais dificuldades para quitar dívidas agrícolas junto às instituições financeiras.

Curso de vaqueiro em MT inova com aulas de manejo racional e bem-estar do animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100474.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O projeto Parceria Rural ? Pecuária inicia suas atividades em 2008 com ampliação nos módulos do curso de vaqueiro. Os 17 alunos do treinamento no município de Cotriguaçu, o primeiro a ser atendido pelo projeto este ano, já terão aulas sobre Manejo Racional e Bem Estar do Animal, uma técnica que torna o trabalho do vaqueiro mais seguro e produtivo. Esta é uma novidade trazida a Mato Grosso, já aplicada em outras localidades e que vem trazendo resultados positivos a atividade da pecuária.

Mato Grosso implantará trezentas agroindústrias familiares até 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100473.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Foi realizada no dia 3, a abertura da Primeira Reunião de Nivelamento sobre o Programa da Agroindústria Familiar que vai atender mais de 110 municípios de Mato Grosso. O presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Leôncio Pinheiro da Silva Filho, fala que o evento vai oferecer aos participantes informações para elaboração de projetos, critérios para habilitação e maior interação entre os órgãos que vão executar a ação na propriedade rural. A reunião está sendo realizada na sede da Famato.

Perdigão investe R$ 1 bilhão em Goiás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100485.htm
[ ECONOMIA # VIDEOS ] Perdigão investe mais R$ 1,1 bilhão no Estado de Goiás.O governador Alcides Rodrigues disse que todos os goianos recebem com alegria o anúncio do presidente da empresa. 27/03/2008 - TV Brasil Central - 2:35

Câmara setorial aprova regulamento para o cacau

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100479.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O regulamento técnico da amêndoa do cacau foi apresentado pelos representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Agronegócio do Cacau e Sistemas Florestais Renováveis, no último dia 3, em Brasília. O documento aprovado em encontro nacional foi apresentado à Câmara pela Divisão de Normas Técnicas da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Famasul e Senar-AR/MS oferecem oficinas durante a Expogrande 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100478.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Produtores rurais ou visitantes que comparecerem à 70ª edição da Expogrande poderão tirar dúvidas e buscar assistência técnica relativas às suas atividades, no stand montado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de Mato Grosso do Sul (Senar-AR/MS), no Parque de Exposições Laucídio Coelho. ?Técnicos da Famasul e educadores do Senar-AR/MS estarão à disposição dos visitantes durante os dez dias da feira, das 18 às 22 horas?, informou o presidente da Famasul, Ademar Silva Júnior.

Campanha da Hy-Line do Brasil incentiva o aumento do consumo de ovos no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100457.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O consumo per capita de ovos no Brasil, considerando a população brasileira em 184 milhões, está em torno de 131 ovos, portanto ainda bem abaixo de países como o México com fantásticos 375 ovos per capita, o Japão com 347 ovos, os Estados Unidos com 258 ovos, dentre outros grandes consumidores do produto. Mesmo na América Latina não estamos entre os maiores consumidores de ovos.

Criação de Faisões Ornamentais e de Corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28071.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O faisão possui porte elegante e uma plumagem de rara beleza. O sabor de sua carne é requintado, de alto valor nutritivo e apresenta um elevado valor comercial. Este curso, constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos, apresentam os seguintes assuntos: instalações; espécies destinadas ao corte e à ornamentação; reprodução (desde a proporção macho e fêmea até a eclosão dos ovos); cria, recria e engorda; manejo e alimentação; e, abate, embalagem e comercialização.

Criação de Ema

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28070.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] No Brasil, ainda não existem criatórios de emas de grande porte, para produção de carne, couro e penas. Nos Estados Unidos, o rebanho comercial passa dos cem mil exemplares, que fazem parte de um negócio de milhões de dólares que cresce rapidamente, enquanto a demanda pelos produtos do animal também aumenta na Europa e Japão. Foi pensando nisso, que Roberto Wolaj, um fazendeiro uruguaio, resolveu investir no desenvolvimento da criação de emas desde 1991. Seu plantel, com 2.700 animais, é o maior do mundo e toda a sua produção é destinada ao mercado brasileiro.

Agroindústria Familiar: Hortaliças minimamente processadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27620.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Agroindústria Familiar: Hortaliças minimamente processadas são aquelas que passam por operações de limpeza, lavagem com água potável, sanitização, enxágüe, descascamento, corte, embalagem e armazenamento. Além de prático, esse processo ajuda a reduzir perdas e possibilita maior aproveitamento do produto. Integrante da Coleção Agroindústria Familiar, ilustrado e editado em linguagem simples, este manual objetiva, portanto, fornecer ao micro, ao pequeno produtor, e ao empresário rural, informações sobre o processamento industrial de algumas hortaliças.

Agroindústria Familiar: Batata Frita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27619.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A batata destaca-se, mundialmente, como um alimento de grande produção e valor alimentício. Por isso vem sendo industrializada e comercializada frita, no formato chips, em corte circular, ou como batata-palha. Integrante da Coleção Agroindústria Familiar, ilustrado e editado em linguagem simples, este manual objetiva, portanto, fornecer ao micro, ao pequeno produtor, e ao empresário rural, informações sobre o processamento industrial desse alimento.

Pesquisar este blog