Selecione o dia...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Brasil e EUA concluem mais uma etapa nas negociações sobre suco de laranja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214978.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil e os Estados Unidos concluíram mais uma etapa de negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a reclamação brasileira contra a sobretaxa norte-americana no suco de laranja. A queixa do Brasil contou com o apoio da Argentina, da União Europeia, do Japão, da Coreia do Sul, da Tailândia, de Taiwan e do México. Mas esta etapa de negociações ainda não é a final. As negociações foram concluídas no dia 16 de julho de 2010.

Presidente da Faesc elogia rigor da avaliação sobre a defesa agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214980.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) considerou "sinceras e preocupantes" as avaliações da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, sobre a estrutura da defesa agropecuária brasileira publicada no Portal do Planejamento ao final de junho de 2010. A avaliação foi retirada do site logo depois que o jornal Valor Econômico, de São Paulo, publicou as avaliações críticas.

Bacia do rio São Francisco passa a ter cobrança de água a partir de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214973.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O uso da água na bacia do rio São Francisco passará a ser cobrado a partir de agosto de 2010. A decisão partiu dos próprios usuários, preocupados em buscar alternativas para evitar o desperdício. Essa será a terceira bacia hidrográfica de rios federais (que abrangem mais de um estado) em que é feita cobrança. Os valores são faturados para serem pagos pelas companhias de saneamento que captam a água bruta de rios e aquíferos, tratam e distribuem para indústrias, irrigação e consumidores comuns.

Esalq : palmito pupunha é clonado por métodos biotecnológicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214971.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, o professor Marcílio de Almeida, do Departamento de Ciências Biológicas vem desenvolvendo há anos pesquisas relacionadas à clonagem do palmito pupunha. O objetivo é desenvolver um protocolo para propagação de mudas clonais de pupunheiras em larga escala e em curto prazo, por meio da técnica de cultivo in vitro ou micropropagação.

Consumidores europeus aplaudem o progresso da Moratória da Soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214970.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O grupo de clientes europeus da soja brasileira, integrado por importantes empresas varejistas e consumidoras de produtos oleaginosos, divulgou uma declaração conjunta de apoio e reconhecimento pelo esforço do setor empresarial e da sociedade civil em promover a produção sustentável no Bioma Amazônia.

Senado vai deliberar sobre participação da União em seguro rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214977.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deseja que a União participe, na condição de cotista, de fundo destinado à cobertura suplementar dos riscos do seguro rural nas modalidades agrícola, pecuária, pesqueira e florestal. Projeto nesse sentido por ele enviado ao Congresso e já aprovado pela Câmara dos Deputados, aguarda agora deliberação da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal.

PT quer tramitação conjunta para projetos com regras sobre trabalho rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214976.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) quer reunir, para tramitação conjunta, dois projetos que alteram a legislação sobre o trabalho rural, tratando de pontos que preocupam as centrais sindicais do campo. Uma das propostas - PLS 458/09 -, do senador suplente Gilberto Goellner (DEM-MT), define regras para a jornada de trabalho, folgas e forma de pagamentos de horas extras, entre outros temas. O segunda, de Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), prevendo a criação do Estatuto do Produtor Rural - PLS 325/06 -, traz dispositivo sobre a contratação por empreitada para serviços eventuais.

Edital da Ferrovia Oeste-Leste é republicado no Diário Oficial da União

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214975.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em uma semana importante para a infraestrutura baiana, duas boas notícias: foi republicado, no Diário Oficial da União (DOU), na edição do dia 16 de julho de 2010, o edital de concorrência para a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que havia sido suspenso por liminar concedida a um mandado de segurança, e publicado, no dia anterior (15/07/10), também no DOU, o edital para contratação de empresa para a realização do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a construção do Aeroporto de Ilhéus.

Aberta a inscrição para o Garantia Safra 2010/2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214974.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) informa que está aberta a inscrição de agricultores familiares ao Programa Garantia-Safra 2010/2011. Nesta safra, o valor do benefício será de quatro parcelas de R$ 160,00, totalizando R$ 640,00. Para se inscrever, o agricultor deve procurar o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), sindicato ou prefeitura municipal.

Biotecnologia é testada para fazer remediação de solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214972.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, analisa todo o sistema antioxidante do tomate diante da ação do cádmio, um metal tóxico. O estudo da resposta da planta e dos pontos de acúmulo do metal indica que o uso de plantas que naturalmente acumulam estes elementos tóxicos e a aplicação da engenharia genética poderá acelerar o processo de transferência de tecnologia desenvolvida em laboratório para programas de fitorremediação. A biorremediação e fitorremediação consistem no uso de microorganismos e de plantas tolerantes especializadas na limpeza de solos contaminados.

III Encontro de Produtores de Leite do Norte de Minas Gerais recebe inscrições de participantes e trabalhos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214969.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Estão abertas as inscrições de trabalhos científicos e de extensão para o III Encontro de Produtores de Leite do Norte de Minas Gerais. O evento, que vai acontecer no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus regional de Montes Claros, nos dias 10 e 11 de setembro 2010, recebe também inscrições relativas à participação.

Pesquisar este blog