Selecione o dia...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Governo estuda criação de estatal no setor de fertilizantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213459.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, confirmou ontem (23/2) que está em estudo no governo a criação de uma empresa estatal para coordenar a extração e produção de fertilizantes no país. Ele disse, no entanto, que esse item ainda não está fechado e que o projeto final do marco regulatório para o setor de fertilizantes será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o final de março.

STF confirma: é abusiva cobrança de tarifa por boleto bancário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213460.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou abusiva a cobrança de tarifa pela emissão de boleto bancário ou ficha de compensação, constituindo vantagem exagerada dos bancos. A decisão foi tomada no julgamento de recurso dos bancos ABN Amro Real (hoje Santander) e do Nordeste do Brasil (BNB).

Exportação de carne bovina começa a reagir em MT, revela estudo do Imea

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213457.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os pecuaristas de Mato Grosso querem esquecer 2009. A queda nas exportações de 18,5% no ano passado deixou um gosto de fel na boca e no bolso do produtor. Mas as noticias começam a mudar e os números indicam que a tendência é positiva. Segundo levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o volume exportado de carne bovina no Estado subiu 4,56%, passando de 10,73 mil para 11,23 mil toneladas, de dezembro para janeiro deste ano.

Prêmio da Embrapa reconhece talentos no campo da pesquisa agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213454.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estão abertas as inscrições para o tradicional Prêmio Frederico de Menezes Veiga, que neste ano chega a sua 32ª edição. Concedido desde 1974 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Prêmio busca reconhecer pesquisadores que tenham se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica no campo da pesquisa agropecuária.

Setor agropecuário do Pará registra aumento na geração de empregos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213458.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A geração de emprego no setor agropecuário cresceu em janeiro deste ano e nos últimos 12 meses, de acordo com balanço do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese/PA). Depois de três meses consecutivos de queda, o saldo de emprego no setor foi positivo, com percentual de 1,05%, resultado de 2.473 contratações e 2.044 desligamentos - 429 novos postos de trabalho. Em janeiro do ano passado, na comparação entre admitidos e demitidos, o saldo foi negativo em 605 vagas na agropecuária.

Famato prepara ações para viabilizar a bacia leiteira de Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213456.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Preocupada com a situação de milhares de pequenos e médios proprietários rurais que atuam na área da pecuária, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) está desenvolvendo uma série de ações voltadas a este público. O foco são os pecuaristas que têm rebanho de até 300 cabeças de gado e que encontram dificuldades em desenvolver suas atividades, tanto de ordem técnica, quanto de mercado.

Conferência discute aprimoramento da caprinocultura mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213455.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O desenvolvimento de tecnologias para a caprinocultura nacional e mundial é uma das vertentes de discussão da 10ª Conferência Internacional de Caprinos (IGA 2010), marcada para ocorrer de 19 a 23 de setembro próximo em Recife (PE).

Incaper e Ifes iniciam parceira para desenvolver ensino, pesquisa e extensão pesqueira no Espírito Santo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213453.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Desde o último dia 19, a atividade de pesca capixaba ganha mais um reforço. É que o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) firmaram uma parceria para consolidar o ensino, a pesquisa e a extensão pesqueira no Estado.

CNA e Embrapa lançam Projeto Biomas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213452.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, lança hoje, 24 de fevereiro, às 14h30, o Projeto Biomas, desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A iniciativa tem por objetivo fazer com que o Brasil vença o desafio de conseguir, ao mesmo tempo, preservar o seu enorme patrimônio ambiental e continuar produzindo alimento com abundância, preços baixos e alta qualidade.

CNA apoia contratação de serviços de georreferenciamento na Amazônia Legal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213451.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A contratação de serviços de georreferenciamento na Amazônia Legal para promover a medição e a regularização de 100 mil imóveis rurais na região, medida anunciada recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atende a um antigo pleito da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Pesquisar este blog