Selecione o dia...

segunda-feira, 8 de abril de 2019

CONHEÇA OS ADEPTOS DO JOMO, PESSOAS QUE PREFEREM FICAR LONGE DAS REDES SOCIAIS - Destaques, Vídeos, Domingo Espetacular

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Domingo Espetacular.

UMA PEQUENA, MAS LUCRATIVA PRODUÇÃO DE CACHAÇA ARTESANAL - Destaques, Vídeos, TV Revista Rural

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por TV Revista Rural.

RESTAURANTE SUBMARINO NA NORUEGA - Destaques, Vídeos, DW Brasil

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por DW Brasil.

PROGRAMA VIDA NO CAMPO 07/04/19 – SÉRIE RAÇA DE GADO: GUZERÁ - Destaques, Vídeos, PUC Goiás

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por PUC TV GOIÁS.

RAÇA CAVALOS: MANGALARGA MARCHADOR - Destaques, Vídeos, PUC Goiás

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por PUC TV GOIÁS.

RECEITA CASEIRA PARA COMBATER INSETOS - Destaques, Vídeos, PUC Goiás

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por PUC TV GOIÁS.

DA ROÇA PARA MESA:DOCE DE ABÓBORA - Vídeos, PUC Goiás

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por PUC TV GOIÁS.

MS REGISTRA QUEDA NAS EXPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA - Destaques, Vídeos, AgroBrasil TV

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por agrobrasiltv.

VISITAS TÉCNICAS COM EMPRESÁRIOS DO SETOR, REALIZADAS EM FAZENDAS DE PSICULTURAEM ISRAEL - Vídeos, Ministério da Agricultura

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Ministério da Agricultura.

BRANQUEAMENTO DE CORAIS - Destaques, Vídeos, admin@agrosoft.org.br (CienciaHojeOnline)

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por CienciaHojeOnline.

PREÇO DA BATATA SOBE QUASE 80% EM UM ANO - Destaques, Vídeos, admin@agrosoft.org.br (TV Sorocaba/SBT)

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por TV Sorocaba/SBT.

TELMÁRIO MOTA RESSALTA IMPORTÂNCIA DA IDA DE MINISTROS A RORAIMA - Textos, Senado Federal

Texto produzido por Senado Federal

Representantes do governo federal devem comparecer a Roraima nesta semana para verificar a situação energética do estado e também visitar e acompanhar as ações desenvolvidas com os refugiados venezuelanos. A notícia foi comemorada pelo senador Telmário Mota (RR), líder do Pros, em discurso no Plenário, nesta segunda-feira (8). Deverão integrar a comitiva: o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; Agricultura, Tereza Cristina; Meio Ambiente, Ricardo Salles; Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves e o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Carlos Alberto dos Santos Cruz.

— Esses ministros que irão à Roraima vão levando em suas malas a esperança do nosso povo.

Roraima hoje é o Estado mais violento do Brasil, o que detém o maior número proporcional de pessoas vivendo abaixo do nível da extrema pobreza, ressaltou.

Para o senador, espera-se do ministro de Minas e Energia uma ação efetiva para a crise elétrica que vive o estado. Ele solicitou que inicie as obras para levar ao estado a energia de Tucuruí, “uma energia forte, sólida”, que na sua opinião, dará segurança aos investidores.

Para a pasta de Ciência e Tecnologia, ele aguarda uma proposta de incentivo à industrialização do estado. Na Agricultura, as questões colocadas como prioridade por Telmário Mota são a situação da mosca da carambola que atinge os exportadores da fruta e as doenças endêmicas dos equinos, além de uma ação efetiva para o desenvolvimento da agricultura na região.

O senador informou que 63 % das terras do estado são improdutivas por conta das demarcações ambientais, indígenas e áreas institucionais e militares. Resolver essa questão é uma prioridade para o Ministério do Meio Ambiente. Ele ainda lembrou que a violência contra as mulheres, a juventude, os pobres e os indígenas tem crescido no estado, e é um dos assuntos que a ministra Damares Alves receberá como prioridade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

DESTAQUES DF, MT, RS E MS - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal do Boi.

APROXIMAÇÃO ENTRE BOLSONARO E ISRAEL PODE AFETAR MERCADO DE CARNE HALAL NO BRASIL - Destaques, Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal do Boi.

DA ITÁLIA PARA O BRASIL, A TRADIÇÃO DA GENGIBIRRA - Vídeos, Negócios da Terra

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Negócios da Terra.

ANÁLISE DO MERCADO - Vídeos, Negócios da Terra

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Negócios da Terra.

AGROEXTRATIVISTAS DO MARAJÓ PARTICIPAM DE DIAGNÓSTICO PARA INDICADORES DE “BEM ESTAR E DESENVOLVIMENTO” DA REGIÃO - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

Cerca de 300 agroextrativistas que atuam no manejo de açaizais, em ilhas do estuário amazônico (ponto de encontro entre o rio e o mar, entre os estados do Amapá e Pará), foram mobilizados para participar do diagnóstico participativo que resultará em indicadores de “Bem Estar e Desenvolvimento” desta região. A organização dos dados é feita através de oficinas realizadas pelas equipes do projeto Bem Diverso. De acordo com a engenheira florestal pesquisadora Ana Euler, na última semana foi encerrada a primeira rodada de oficinas nas comunidades Nova Aliança e Bom Jesus nos assentamentos Charapucu e Carás, com a participação de produtores de outras comunidades das Ilhas Jurupari e Queimada, todas localizadas no município de Afuá (PA).

  

No total serão promovidas seis oficinas nos meses de março, abril e maio, com o objetivo de apresentar para as comunidades dos 18 assentamentos agroextrativistas de Afuá (esses representam cerca de 80% do território de Afuá) o projeto Bem Diverso, dialogar sobre as atividades relacionadas à safra do açaí e elaborar um diagnóstico rápido participativo da comunidade, construindo com a comunidade seus indicadores de Bem Estar e Desenvolvimento, levantando os principais problemas e discutindo quais são as propostas para superá-los. “O município de Afuá está entre os municípios que concentram a maior produção de açaí do Pará. A economia familiar é dependente deste produto florestal, que na última década vem proporcionando melhoria na renda e qualidade de vida da população no campo e na cidade”, acrescentou a pesquisadora da Embrapa, que atua como facilitadora nas oficinas junto com o engenheiro florestal Carlos Augusto Ramos e jovens monitores extrativistas da região do Marajó.
A equipe do projeto Bem Diverso trabalha articulada com parceiros locais, entre eles o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Afuá (STTR) e as associações comunitárias no fortalecimento da organização comunitária para o monitoramento da sagra do açaí, a organização da produção e comercialização, o bom manejo e a qualidade do produto ofertado pelos produtores locais. Esses buscam melhores preços e mercados, além do acesso as políticas de assistência, crédito rural e compras públicas (PGPMBio, PAA, PNAE). Outros parceiros estratégicos são a Emater, o IdeflorBio, a Conab.

Projeto Bem Diverso

O Projeto Bem Diverso é executado em parceria entre a Embrapa, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). O principal objetivo é a conservação da biodiversidade brasileira e a geração de renda para comunidades tradicionais e agricultores familiares.  O projeto atende seis Territórios da Cidadania em vários estados. No Estuário Amazônico (Amapá e Pará) o projeto é desenvolvido no Território da Cidadania do Marajó, com foco nas espécies açaí e andiroba.

O Projeto Bem Diverso foi iniciado em 2015 e tem duração prevista de cinco anos. Atuará em dois eixos principais: 1) desenvolvimento e promoção do uso de técnicas de manejo para extração e uso sustentável de produtos florestais não madeireiros e promoção de sistemas agroflorestais e 2) identificação dos gargalos financeiros e de mercado que comprometem o aumento da produção e da renda de comunidades agroextrativistas e agricultores familiares.

Números do Projeto Bem Diverso:

 – 3 Biomas

 – 6 Territórios da Cidadania

 – 12 Espécies Nativas

 – 13 Unidades da Embrapa

 – 8 Instituições Parceiras

 – Investimento de R$ 33 milhões

REDE ILPF: EMPRESAS PARCEIRAS SE REÚNEM EM ENCONTRO TÉCNICO - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

Na quinta-feira (28), a Rede ILPF realizou uma Reunião Técnica sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) que reuniu no Hotel Ecologic Ville Resort, em Caldas Novas (GO), produtores rurais e consultores técnicos convidados, além de representantes das empresas que compõem a Rede. O encontro antecedeu o Dia de Campo sobre ILPF realizado na sexta-feira (29), na Fazenda Santa Brígida (Ipameri/GO) (leia aqui). 

“A gente conseguiu desenvolver uma agricultura baseada em ciência e o Brasil precisa se orgulhar disso, pois é para poucos países do mundo”, afirmou durante a Reunião Técnica o representante da Embrapa na Rede ILPF, Renato Rodrigues, pesquisador da Embrapa Solos e presidente do Conselho Gestor da Rede.

Ele destacou na ocasião a publicação recém lançada pela Embrapa “Agricultura movida à ciência” (acesse aqui).

Segundo o pesquisador, nas últimas quatro décadas, o Brasil aumentou quatro vezes a produção de grãos, com a expansão de apenas 66% da área plantada. Além disso, o rebanho do país também cresceu mais de 100%, com diminuição relativa da área de pastagem. “Isso não aconteceria sem o empreendedorismo e a força de vontade dos produtores e o trabalho de todas as instituições públicas e privadas que atuam em conjunto para chegar num resultado como esse”. 

O pesquisador repassou informações sobre a construção que vem sendo feita no Brasil de uma política pública de baixa emissão de carbono. “A partir dos compromissos internacionais assumidos pelo país foi criada a política nacional de mudança do clima e planos setoriais de mitigação e adaptação para vários setores da economia, como o plano ABC”, afirmou. Segundo ele, hoje há uma conjuntura positiva a transformações. “Temos tecnologia, conhecimento, vontade dos produtores e todo um cenário favorável a essa mudança de comportamento que vai trazer mais renda para o produtor e mais riqueza para o país”. 

Segundo o especialista da Embrapa, as ações do Plano ABC (baixa emissão de carbono, leia aqui mais informações) foram estabelecidas até 2020. Depois disso, o Brasil optou por focar em duas ações específicas: recuperação de pastagens degradadas e ILPF. “Essas foram as duas tecnologias que o país acredita ser mais eficiente para o cenário pós 2020. A ideia é fazer uma intensificação sustentável do uso do solo convertendo pastagens degradadas em ILPF. Queremos transformar 20 milhões hectares de pastagens degradadas em ILPF em 10 anos”, contou. 

O pesquisador pontuou também alguns resultados de pesquisa da Embrapa relacionados com os diversos modelos de integração lavoura, pecuária e floresta. “Dentro do sistema ILPF temos uma redução de 20% do consumo de água e aumento de assimilação de carbono no solo de 10 a 30%”. Ele destacou, ainda, um dado que faz referência à redução da quantidade de metano emitida dentro do sistema. “Na pecuária convencional, emitimos 11,6 quilos de metano para cada arroba produzida. No sistema ILPF 1,5 quilos. É uma diferença de eficiência muito grande”, avalia. 

Rentabilidade – de acordo com o pesquisador da Embrapa, quando o produtor rural sai do sistema tradicional e passa para a ILPF ele aumenta, no mínimo,15% sua rentabilidade. A experiência do produtor rural Juliano Antoniolli, da Fazenda Platina, localizada no município de Santa Carmem (MT), vai além. Segundo Antoniolli, após a inserção da integração eles conseguiram triplicar a produção bovina da fazenda. Em uma área de 2.430 hectares, 60% são destinados à bovinocultura de corte e 40% à plantação de soja. O rebanho da fazenda é de cerca de quatro mil animais e a produtividade chega a 22@/ha de boi gordo. 

O produtor Juliano Antoniolli participou de um dos painéis da reunião técnica ao lado de outros produtores rurais que estão se destacando na condução da integração em suas propriedades. “A tecnologia ILPF veio para ficar, é um caminho sem volta, após a instalação da integração numa propriedade, se bem sucedida, traz resultados a curto prazo, tanto no âmbito financeiro quanto no agronômico”. Para ele, a diversificação de renda é o grande ganho da tecnologia. “Hoje 100% da nossa área produz o ano todo, se não estamos produzindo soja, estamos produzindo carne”, contou. 

A fazenda Platina foi uma das primeiras a adotar o sistema ILP no Mato Grosso – iniciaram em 2000 a integração com arroz e, em 2004, com soja. Antes disso era uma fazenda de pecuária degradada. “A integração contribuiu com o aumento da produção de carne e, de quebra, trouxe uma nova atividade que foi a produção de grãos. A cada ano esse processo nos desafia a melhorar, pois pequenos detalhes fazem a diferença”, afirma. Por conta disso, segundo ele, é necessário profissionalismo do produtor para se manter no sistema e melhorá-lo a cada safra. “Temos sempre que mensurar os custos de produção com critérios que irão direcionar o futuro de cada propriedade rural”. 

Com relação à Reunião Técnica, o produtor destacou que se sentiu honrado em ter sido convidado a participar. “É uma forma de mostrarmos um pouco do nosso trabalho no norte de Mato Grosso, foi uma oportunidade de trocar experiências e conhecer pessoas que fazem parte desse sistema e querem melhorar a cada ano. Acredito que todos que estiveram no evento voltarão melhores do que vieram”. Também apresentaram na Reunião Técnica suas experiências na condução dos sistemas integrados Fernanda de Sousa, da Fazenda Morro do Peão (Urutaí/GO) e Willian Matté, da Fazenda Alvorada e Brejão (PADF-DF).

Nova etapa – a Reunião Técnica foi promovida pela Associação Rede de Fomento ILPF. Trata-se de uma parceria público-privada que busca acelerar a adoção de sistemas integrados como parte de um esforço visando à intensificação sustentável da agricultura brasileira. Ela é formada pela Embrapa, pela cooperativa Cocamar e pelas empresas John Deere, Syngenta, Bradesco, Ceptis, Soesp e Premix. 

O presidente da John Deere no Brasil, Paulo Hermann, contou durante a reunião em que contexto foi criada a Rede ILPF. “Há sete anos, quando nos deparamos com essa pesquisa que estava sendo conduzido pela Embrapa, percebemos que tínhamos um diamante nas mãos, mas que não estava chegando na ponta para os agricultores. Por isso, resolvemos criar a Rede”, contou.

Segundo Hermann, a Rede deve iniciar a partir de agora uma nova etapa de atuação. “Além da pesquisa, queremos qualificar multiplicadores para dar assistência aos produtores”. Ele também informou que a parceria estuda uma forma de certificação das propriedades que implantarem a ILPF, a fim de agregarem valor a seus produtos. “A ILPF é o nosso grande instrumento para mostrar que é possível produzir e preservar. Trata-se de uma tecnologia séria e responsável e por isso temos tanta paixão e entusiasmo em defender”. 

A Reunião Técnica contou ainda com uma palestra do secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Correa Neto, que tratou da segunda etapa do Programa Rural Sustentável. E do Superintendente de Agronegócios do Bradesco, Rui Rosa, que abordou as principais linhas de crédito disponíveis aos produtores que desejam implantar a ILPF em suas proriedades. 

Ao final do evento, a Rede ILPF homenageou o presidente da John Deere no Brasil, Paulo Hermann, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, e o pesquisador da Embrapa Lourival Vilela, por seu protagonismo nas pesquisas voltadas aos sistemas de integração. As pioneiras na criação da Rede ILPF foram a Embrapa, cooperativa Cocamar e as empresas John Deere e Syngenta.

Mais informações sobre a Rede ILPF acesse http://www.redeilpf.org.br/

DIA DE CAMPO DA BATATA APRESENTA NOVIDADES PARA CULINÁRIA NA SERRA - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

    Resultados da pesquisa agropecuária vinculados a gastronomia para cultura da batata serão conhecidos no próximo dia 12 de abril, no Dia de Campo da Batata BRS F63, a Camila, um material genético com alto potencial culinário, devido a presença significativa de matéria seca, desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS). As características do material, seu desempenho em produtividade e uso gastronômico, além de manejo agrícola, serão demonstrados a partir das 14h, na propriedade Belebas, no município de São Francisco de Paula/RS. O evento vai acontecer próximo a realização do II Festival Gastronômico da Batata naquele município.

    A Camila foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa voltado a um mercado fresco com  boa qualidade culinária e resistência ao vírus Y, tem porte médio e crescimento semiereta.

Possui também  ciclo vegetativo médio, elevado potencial produtivo de tubérculos comerciais; moderadamente suscetível à requeima e à pinta-preta.

    Segundo o pesquisador Arione Pereira, quando se identifica a Camila como resistente ao vírus Y, isso quer dizer, que ela pode permitir um maior número de gerações de multiplicação de sementes, tornando-a mais barata e com melhor qualidade que outras cultivares.

Quanto a presença significativa de teor de materia seca, o pesquisador destaca que essa característica possibilita uma vida de prateleira mais longa no mercado e no armazenamento de sementes. “Ela é preferencialmente indicada para as regiões produtoras do Sul do País. Mas, ela pode ser produzida nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, cuidando para que o seu plantio não seja feito fora das das épocas mais frias”, destacou Pereira.

    Na cozinha, a cultivar é considerada versátil, apresentando textura na cocção e sabor característico. “É adequada para cozinha gourmet na preparação de saladas e pratos afins”, observou o pesquisador.

Novidades para gastronomia

    Durante a realização do II Festival de Gastronomia em Batata, a Embrapa vai apresentar batatas diferenciadas, que estão em teste no país para lançamento futuro ao mercado da alimentação como batatas em formato de banana, em cores do azul ao roxo e sabor que parece pinhão. Além disso, serão preparados pratos  com as batatas Camila e a BRS Bel, que está sendo produzida por agroindústria local no formato chips e com grande procura fora do estado do RS.

REUNIÕES DE SENSIBILIZAÇÃO DO ATEG PARA PRODUTORES RURAIS COMEÇAM DIA 10/04 NO TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

Os encontros são fundamentais para explicar detalhes aos produtores de como funcionará o Programa de Assistência Técnica e Gerencial promovido pelo Sistema FAEMG/Senar Minas com apoio dos Sindicatos Rurais. Nesta primeira etapa serão:

– Produtores de 10 municípios atendidos (Carneirinho, Itapagipe, Ituiutaba e Uberlândia; Araguari, Araxá e Campos Altos; Frutal e Monte Alegre de Minas e Nova Ponte);

– 4 cadeias do agronegócio (Bovinocultura de Leite; Cafeicultura; Fruticultura – Abacaxi e Piscicultura);

– 300 vagas disponíveis.

Como o ATeG visa prestar de serviços de assistência técnica continuada ao produtor rural por 2 anos ou 4 anos, no caso da cafeicultura, elesdevem se enquadrar nas classes C, D e E, e não ter acesso à extensão rural e às novas tecnologias.

Após este período de atividades de orientação e prática, o produtor estará capacitado para empreender e assim, aumentar sua produtividade e renda, melhorando a qualidade de seu negócio rural e sua vida.

Confira as cidades e os dias das reuniões ATeG:

10/04 – Itapagipe (Bovinocultura de Leite) – 19h

15/04 – Nova Ponte (Piscicultura) – 19h

16/04 – Campos Altos (Cafeicultura) – 19h

17/04 – Araxá (Cafeicultura) – 19h

23/04 – Carneirinho (Bovinocultura de Leite) – 13h

07 e 08/05 – Uberlândia (Bovinocultura de leite)

09/05 – Araguari (Cafeicultura)

Em Monte Alegre de Minas, Frutal e Ituiutaba as datas ainda estão sendo definidas.

Para mais informações procure o Sindicato Rural do município.

ERA VARGAS – SHOW DA HISTÓRIA - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal Futura.

BRASIL OCUPA 7ª POSIÇÃO MUNDIAL NO USO DE DEFENSIVOS - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal do Boi.

INDICADOR CEPEA DO BOI GORDO ATINGE MAIOR VALOR NOMINAL EM MAIS DE DOIS ANOS - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal do Boi.

32º LEILÃO MAX QM HARAS FINLÂNDIA E CONVIDADOS - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal do Boi.

PROGRAMA AGRICULTURA BR – 08/04/2019 - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal do Boi.

NOVA CULTIVAR DE FEIJÃO MAIS PRODUTIVA E RENTÁVEL - Vídeos, Negócios da Terra

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Negócios da Terra.

NEGÓCIOS DA TERRA - Vídeos, Negócios da Terra

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Negócios da Terra.

TRANSMISSÃO AO VIVO DE DESTAQUE RURAL - Vídeos, Destaque Rural

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Destaque Rural.

TUDO SOBRE O 5º CONCURSO LEITEIRO DE FAZENDA – - Vídeos, ABCZ

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

HF BRASIL: PEQUENOS MERCADOS PROMETEM GANHAR MAIS ESPAÇO NO BR - Textos, Cepea

Texto produzido por Cepea

Clique aqui e baixe o release completo em word. 

Cepea, 8/04/2019 – Na edição de “Pequenos Mercados” deste ano, a equipe da revista Hortiftruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, levantou os principais desafios e oportunidades de seis culturas ainda não acompanhadas regularmente pelo projeto Hortifruti/Cepea. São elas: ameixa, berinjela, brócolis, couve-flor, mirtilo e pitaia (ou pitaya). Essas frutas e hortaliças, apesar de fazerem parte dos pequenos mercados, prometem ganhar ainda mais espaço no Brasil nos próximos anos.

Segundo pesquisadores da equipe, as frutas selecionadas para esta edição chamam atenção pelo alto valor agregado e também pelos benefícios nutricionais e sabor, além de também serem foco de consumidores mais ávidos e conscientes por saudabilidade.

No grupo das hortaliças, os destaques da revista deste mês foram as mais versáteis na culinária e as queridinhas dos adeptos a refeições à base de vegetais.

Pesquisadores alertam, que, apesar de serem diversas as oportunidades, muitos são os desafios para expansão do mercado desses produtos e para a manutenção da rentabilidade. Todos estes cultivos esbarram na dificuldade de acesso a conteúdos técnicos, agronômicos e econômicos. A falta de insumos registrados, principalmente para o controle de pragas, também é um forte entrave à produção. Para mirtilo e ameixa, além dos desafios domésticos à produção, desenvolver uma logística de cadeia de frio e vencer a concorrência com as frutas importadas é outra dificuldade. É preciso, ainda, ampliar o processamento dos HF’s destacados nesta edição.

FÓRUM – O entrevistado da edição de abril é Leonardo Miyao, diretor comercial da central do Rio de Janeiro da rede Hortifruti. Miyao indica que há uma grande oportunidade de incrementar as vendas e consumo no Brasil de pequenos mercados.

“PEQUENOS MERCADOS” – A revista Hortiftruti Brasil recebe muitos pedidos de ampliação do número de frutas e hortaliças analisadas. Diante disso, nos últimos anos, a equipe tem produzido uma edição dedicada aos hortifrútis que ainda não fazem parte do acompanhamento diário, a chamada “Pequenos Mercados”. Somando-se todas as edições em que “Pequenos Mercados” foram abordados aos 13 produtos já acompanhados pelo Hortifruti/Cepea, pode-se dizer que 85% do volume total de frutas e hortaliças comercializadas nas Centrais de Abastecimento nacionais (média entre 2016 e 2018) estiveram nas páginas da HF Brasil.

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Outras informações sobre o mercado de hortifrúti aqui e por meio da Comunicação do Cepea, com a pesquisadora Margarete Boteon: (19) 3429 8836 / 8837 e cepea@usp.br.

INSTALAÇÃO DE REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES ESTÁ NA PAUTA DA CCT - Textos, Senado Federal

Texto produzido por Senado Federal

Projeto para implantar redes elétricas inteligentes no Brasil deve ser analisado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) nesta quarta-feira (10), às 9h. Pelo texto, o consumidor poderá ter informações em tempo real do seu consumo de energia, da tarifa e da qualidade do serviço. Também terá maior facilidade para gerar sua própria energia e utilizar a rede elétrica como um acumulador para uso posterior.

De iniciativa do senador Eduardo Braga (MDB-AM), a proposta incentiva a modernização das instalações do serviço público de distribuição de energia elétrica com a implantação dessa nova arquitetura de redes elétricas (PLS 356/2017).

Já em funcionamento em alguns países, as redes elétricas inteligentes, também conhecidas como smart grids, são automatizadas com medidores de qualidade e de consumo de energia em tempo real.

A inteligência também é aplicada no combate à ineficiência energética, evitando a perda de energia ao longo da transmissão. O modelo traz vantagens ainda para as distribuidoras, que poderão economizar com a possibilidade de fazer manutenção de forma remota.

Na justificativa do projeto, Braga destacou que todos ganham com a adoção dessa tecnologia, capaz de proporcionar ao consumidor informações sobre o seu consumo, aumentar a transparência na distribuição de energia elétrica, bem como aperfeiçoar o processo de decisão do consumidor em relação à sua demanda por energia. Ele apontou também os impactos positivos na eficiência energética e no meio ambiente.

Bateria virtual

A CCT terá a decisão final sobre a matéria, caso não haja recurso para análise no Plenário do Senado. O relator Paulo Rocha (PT-PA) já apresentou voto favorável ao projeto e ressaltou as vantagens da tecnologia que possibilita ao consumidor aproveitar melhor a infraestrutura disponibilizada para residência ou empresa com redução de custos.

“Permite, ainda, a melhor implementação das micro e minigeração distribuídas, em que o consumidor gera energia elétrica e usa a rede elétrica como uma forma de bateria virtual, cujo excedente de energia pode ser consumido posteriormente, via medidores bidirecionais”, acrescentou.

Rádios

A comissão deve votar também atos que outorgam ou renovam autorização para executar serviço de radiodifusão comunitária nos municípios de Marituba e Tucumã (PA), Água Nova e Campo Redondo (RN), Pratânia e Pedrinhas Paulista (SP), Londrina e Jaguariaíva (PR), Uirapuru (GO), e Porto Alegre (RS).

Na pauta ainda, o ato que renova a concessão originalmente outorgada à Abril Radiodifusão S.A., e posteriormente transferida à Spring Televisão S.A., para explorar serviço de radiodifusão de sons e imagens na capital paulista. Além da rejeição ao ato que declara extinto o processo de concessão outorgada à Rádio Anchieta Ltda para explorar serviço de radiodifusão sonora em ondas médias em Itanhaém (SP).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

3 – EDIÇÃO 07/04/2019 - Vídeos, Terra Pecuária

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Terra Pecuária.

GOVERNO FEDERAL VAI OUVIR EMPRESÁRIOS MINEIROS - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

FOTO

Vice-presidente de Finanças, Breno Mesquita; deputado Antônio Carlos Arantes; presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões; Alessandro Chaves, representante do Sebrae-MG, e o vice-presidente de Secretaria, Rodrigo Alvim.

O governo federal promoverá, em BH, nos dias 1 e 2 de maio, o encontro “Produtividade para todos: um Brasil com empregos e competitividade”, para ouvir os empresários mineiros e abrir um canal de comunicação para fomentar o desenvolvimento no estado.

Promovido pela Secretaria Nacional de Produtividade, Emprego, Competitividade e Desburocratização, do Ministério da Economia, terá o apoio do Governo de Minas Gerais e a organização será do Sebrae Nacional.


Para divulgar a iniciativa, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Antonio Carlos Arantes, participou de reuniões nas entidades de classe.

O presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, elogiou a iniciativa: “O nosso estado, que está numa situação econômica grave, necessita de promoções como esta que ajudam a apressar a sua recuperação. E é fundamental que o governo federal trate Minas como ela merece pela sua importância política e econômica no país.”

SEGUNDO BLOCO DO PROGRAMA SUCESSÃO NO CAMPO REÚNE FAMÍLIAS RURAIS DE CARATINGA NESTA SEGUNDA - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

A partir da desta segunda-feira (8), trinta produtores de café da região de Caratinga, no Vale do Rio Doce se reúnem para participarem de mais um bloco do Programa Sucessão no Campo. O programa é uma promoção do Sistema Faemg/Senar Minas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga e Sicoob Credicooper. Os participantes são divididos em grupos de três pessoas e cada trio representa uma propriedade.

“Ao todo, o Programa Sucessão no Campo é divido em 6 blocos, entre sala de aula e consultorias. Nesta segunda, daremos início ao segundo módulo, no qual faremos consultorias nas propriedades durante cinco dias.

A cada dia faremos essa consultoria em duas propriedades com carga horária de 4 horas em cada”, adiantou a instrutora Teí Gazzinelli.

O primeiro bloco aconteceu nos dias 1 e 2 de abril. O evento é inédito na quarta regional do Senar Minas, em Governador Valadares. A proposta do Programa Sucessão no Campo é fazer com que filhos de produtores e trabalhadores rurais deem continuidade ao negócio familiar”.

“Tratamos de oferecer ferramentas que possam facilitar a tomada de decisão no processo sucessório. Este programa é oferecido às famílias que se interessam em trabalhar o processo sucessório sem traumas, ou pelo menos com menos traumas. O programa é importante porque é o momento que os participantes têm a oportunidade de discutir, debater, com pessoas que têm o mesmo sentimento/problema”, destaca a instrutora.

O casal Claudio Toledo e Glória Adriane são empresários rurais no Sítio Cachoeira. Após concluírem o Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), eles resolveram participar do Sucessão no Campo e escolheram a nora, Letícia Vanessa, como parceira nesta nova empreitada. “A Letícia é casada com o nosso filho Rodrigo e ambos gostam muito do meio rural, trabalham com alegria e prazer junto com a gente na produção de café e na criação do gado de leite. A oportunidade de aprender mais, obter conhecimento e entender melhor esse processo de sucessão não poderia ser desperdiçada. Já estamos ansiosos para o segundo e próximos módulos”, disse Glória Adriane.

O programa é novo e após três pilotos passou a ser promovido a partir de fevereiro deste ano pelo Sistema Faemg/Senar Minas. Celso Furtado Júnior, Assessor de Planejamento do Sistema Faemg/Senar Minas explicou que o Programa Sucessão no Campo surgiu de uma diretriz da alta administração do Sistema Faemg no sentido de construir um projeto que estimulasse a sucessão do negócio na atividade agropecuária.

“Assim iniciamos a construção desse projeto, com foco em 2 eixos principais: formar sucessores e não herdeiros e preservar o negócio da família. A descontinuidade dos negócios familiares no campo tem se configurado como um dos principais problemas, principalmente nos empreendimentos de pequeno e médio porte. A participação dos produtores, familiares e potencial sucessor nesse evento é vital para preservar a continuidade do negócio familiar, inserir o jovem nesse processo e assim formar uma nova geração de empreendedores no campo”, afirma Celso Furtado.

SENAR EM IMPERATRIZ - Vídeos, Maranhão Rural

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Maranhão Rural.

MANEJO ROTACIONADO É TEMA DE DIA DE CAMPO - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

Nesta quarta-feira, 10 de abril, ocorre Dia de Campo sobre manejo rotacionado para bovinos de corte em Arandu (SP). O evento é uma parceria entre Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP) e AGEPC Consultoria Pecuária.

O local do dia de campo, a Fazenda Correguinho, é uma Unidade Demonstrativa do Programa Bifequali Transferência de Tecnologia, da Embrapa. Segundo o coordenador Adilson Malagutti, o foco do Bifequali TT é levar tecnologias aos pecuaristas de corte, com ênfase na capacitação de técnicos, buscando uma atividade mais eficiente, rentável e sustentável.

Durante o evento, os participantes vão ver na prática a aplicação de conceitos e técnicas do programa.

Além disso, haverá palestra com Adilson Malagutti sobre a experiência do Bifequali TT e com o veterinário Braz de Oliveira Junior, do Escritório de Desenvolvimento Rural de Avaré, sobre manejo rotacionado.

Informações pelo telefone (14) 99790-2349

Serviço

Dia de Campo Bifequali TT
Quando: 10 de abril
Horário: 8h30
Local: Fazenda Correguinho, Arandu (SP), Bairro Água dos Bugres. Entrada pela Rodovia Salim A. Curiati, Km 12,5 (Trevo da Barra Grande)
Informações: (14) 99790-2349

A RELEVÂNCIA DE UM MINISTÉRIO. E A DINÂMICA DE ESCOLHA – PODCAST 58 - Vídeos, Nexo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Nexo Jornal.

DIA DE CAMPO DISCUTE FORRAGEIRAS ADAPTADAS AO SEMIÁRIDO MINEIRO - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

Nesta terça-feira, 9 de abril, haverá o Dia de Campo ‘Forrageiras para o Semiárido Mineiro’, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG, em Montes Claros. No evento serão discutidas as alternativas de forrageiras adaptadas ao semiárido do Norte de Minas, que vem sofrendo com sucessivos anos de crise hídrica. 
 
As forrageiras que os produtores rurais tinham o costume  de plantar – como milho para produção de silagem, cana, capins do gênero panicum e braquiárias -, começaram a não se desenvolver na região. Com redução do rebanho de bovinos decorrente da pouca oferta de alimento, os produtores viram uma opção nas forrageiras utilizadas no semiárido nordestino, como capim buffel e palma forrageira, uma vez que estas são resistentes à seca.

 
A programação vai das 8h às 13h, e conta com palestras e visita guiada ao Campo Experimental de Montes Claros. As inscrições são gratuitas e realizadas no local. O Dia de Campo é uma realização da EPAMIG, do Governo do Estado de Minas Gerais e Nestlé, com apoio da Emater e Sindicato Rural de Montes Claros.

ESTUDANTES PODEM RENEGOCIAR DÍVIDA COM O FIES - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal Futura.

NÃO CONSIGO ENCONTRAR ALGUÉM PARA COMPRAR MEU IMÓVEL. ONDE ESTOU ERRANDO? - Vídeos, Exame

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por EXAME.com.

FISIOLOGIA E ARQUITETURA DAS PLANTAS COM O PROFESSOR GERALDO CHAVARRIA DA UPF - Vídeos, Destaque Rural

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Destaque Rural.

MARCIO BITTAR PROPÕE ‘LICENÇA AMBIENTAL TÁCITA’ PARA DESCUMPRIMENTO DE PRAZOS FIXADOS - Textos, Senado Federal

Texto produzido por Senado Federal

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) analisa o projeto de lei complementar, do senador Marcio Bittar (MDB-AC), que determina que a inobservância dos prazos para deliberação sobre o pedido de licenciamento ambiental acarretará a emissão tácita da licença pretendida (PLP 71/2019). A matéria está com o relator, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Marcio Bittar argumenta, em sua justificativa, que muitas obras necessárias para o desenvolvimento econômico do país acabam sendo inviabilizadas pela demora do licenciamento ambiental provocada pela legislação vigente, o que gera ineficiência burocrática nos processos.

“A burocracia e o conjunto de leis ambientais inflexíveis são entraves reais ao desenvolvimento.

E pior, não oferecem, de forma eficiente, instrumentos para combater e prevenir acidentes ambientais, como foi constatado nos casos de rompimento nas barragens de rejeitos da mineração de ferro em Mariana (MG), em novembro de 2015, e em Brumadinho (MG), em janeiro de 2019”, justifica Marcio Bittar no texto do projeto.

De acordo com o projeto, a lei atual (LC 140, de 2011) traz como consequência do descumprimento dos prazos de licenciamentos ambientais a possibilidade de pedir a licença a órgão de outro ente federado.

— O investidor brasileiro ou estrangeiro se planeja, faz um financiamento e os órgãos ambientais não tem data, não tem limite para poder emitir a licença para que a atividade econômica aconteça. Há um prazo de seis meses, mas, vencido os seis meses, nada acontece. E é daí que Belo Monte passou mais de sete anos para acontecer — destacou o senador em pronunciamento realizado no dia 19 de março.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

PREVISÃO NORTE – TEMPERATURAS MAIS BAIXAS NO AC - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO GRANDE SP – CHUVA FREQUENTE - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO GRANDE RIO – ALERTA PARA TEMPORAIS - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO CENTRO-OESTE – TEMPO FIRME EM MS - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO GRANDE VITÓRIA – PANCADAS DE CHUVA - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

ACOMPANHE O ACUMULADO DE CHUVA NO BRASIL NOS PRÓXIMOS DIAS - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO BRASIL – TEMPORAIS NO RJ - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO SUL – AR POLAR PREDOMINA - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO SUDESTE – ALERTA PARA TEMPORAIS NO RJ - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO NORDESTE – CHUVA FREQUENTE NA COSTA NORTE - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

INTERCÂMBIO ENTRE UNIDADES DA EMBRAPA CONTRIBUI PARA MELHORAR PROCESSOS DE GESTÃO - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

A Embrapa Amapá realizou na última semana o treinamento para a implantação do Painel de Monitoramento de Indicadores de Desempenho, ferramenta desenvolvida e aplicada no âmbito da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA). O analista do Setor de Gestão da Informação e do Conhecimento (SGIN), Michell Xavier, passou três dias em Macapá (AP) apresentando a ferramenta aos gestores e equipes da Transferência de Tecnologia, Administração, Pesquisa, Comunicação e Informação. A partir da identificação das necessidades de acompanhamento da Embrapa Amapá, o grupo participante exercitou a construção e alimentação dos painéis.

A ferramenta possibilita monitorar quase em tempo real o desempenho e fazer os ajustes necessários em processos administrativos e técnicos, conferindo mais agilidade à gestão da instituição.  

Para o supervisor do Setor de Gestão de Pessoas (SGP) da Embrapa Amapá, Adalberto Azevedo Barbosa, o painel vai melhorar muito a organização do setor; vai permitir o controle de processos, como compensação de horas, horas extras, relação de colaboradores, entre outros benefícios, “Veremos de forma detalhada e controlada, por exemplo, qual pesquisador é orientador de qual estagiário e qual o período de contrato do estágio de forma mais rápida e fácil do que acontece atualmente”, ressalta.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Amapá, Adilson Lopes Lima, diz que com a construção e uso dos painéis será possível gerir a Unidade de uma forma mais eficiente. “Com o acesso mais rápido às informações sobre o andamento dos diferentes processos, a gestão pode atuar diretamente na melhoria deles”, afirmou. Ele destacou ainda o treinamento das equipes de TT para o uso do Sistema de Gestão de Ações de Transferência de Tecnologia (SISGATT), que também ocorreu durante o evento.  

Resultados alcançados no treinamento

O treinamento consistiu na definição de fontes, e atores envolvidos nos processos de gestão, como fornecedores e consumidores, além de periodicidade de atualização dos dados coletados, e definição do fluxo para captura, tratamento e atualização das análises. Após três dias de treinamento a equipe já habilitada para desenvolver os painéis de indicadores, construíram e analisaram a versão 1.0 do painel de monitoramento da Unidade.

Sistema de Gestão das Ações de Transferência de Tecnologia (SISGATT)

O Sistema de Gestão das Ações de Transferência de Tecnologia (SISGATT) é uma ferramenta de informação corporativa georreferenciada, com mapeamento das áreas de acordo com o Sistema Geodésico Brasileiro, reúne e faz o mapeamento para aumentar e fortalecer as ações de TT em todo o País. Desenvolvido em parceria entre o Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT), Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA).

Integrado aos demais sistemas corporativos (Ideare, Sieve, Gestec, SIPJ e SIPF) o SISGATT tem como usuários principais as equipes de transferência de tecnologia e gestores da empresa. O sistema também tem a função de compartilhamento de informações entre as Unidades da Embrapa e ainda identifica a contribuição da empresa para as políticas públicas a partir dos projetos e demandas a essas políticas.

FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS DE JAÍBA RECEBEM TREINAMENTO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

Os Sindicatos dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso, em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas, realizaram pela primeira vez no Norte de Minas, o curso de Primeiros Socorros nas escolas. O treinamento contou com a participação de funcionários de escolas públicas localizadas no Projeto de Irrigação de Mocambinho, em Jaíba.

O curso ensina como iniciar um atendimento emergencial, em caso de um acidente de trânsito, por exemplo.

Os participantes aprendem desde os conceitos básicos e informações essenciais sobre primeiros socorros, como também higienização das mãos, colocação de luvas, reanimação cardiopulmonar em crianças e adultos, Avaliação C A B, sinais de obstrução respiratória, convulsões e desmaios, entre outros assuntos de fundamental importância para o salvamento de vidas.

O Programa SOS Primeiros Socorros nas Escolas do Senar Minas, segundo o instrutor Rafael Versiani, visa a prevenção em situações de emergências e urgências. Todo o treinamento é desenvolvido com base na lei Lucas (n° 13.722), criada com o objetivo de capacitar professores e funcionários das escolas públicas e privadas de ensino para a prestação de primeiros socorros aos alunos em caso de acidentes.

“A lei recebeu esse o nome em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora, que morreu em setembro de 2017, aos 10 anos, engasgado em uma excursão escolar. Até a chegada do serviço especializado, o menino não recebeu nenhum atendimento de primeiros socorros. Lucas engasgou com uma salsicha de cachorro quente durante o passeio promovido pela escola que estudava”, informou o instrutor.

Ainda segundo o instrutor, os primeiros socorros são fundamentais até a chegada do atendimento especializado. “Temos como objetivos informar e contribuir para o cumprimento da legislação, criando condições compatíveis para atendê-la, desenvolvendo atitudes, fortalecendo habilidades e capacitando os funcionários das escolas sobre primeiros socorros”, completou Rafael Versiani. Outras quatro escolas da zona rural, também vão receber o treinamento, que envolve aulas teóricas e práticas, sendo duas em Montes Claros este mês, uma em Monte Azul em maio e uma em Bocaiuva no mês de junho.

AVANÇOS NO CONTROLE DOS JAVALIS - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

A Instrução Normativa 12/2019 do IBAMA, publicada no Diário Oficial da União (4/4/2019), vai ajudar no controle de javalis, que causam prejuízos para agricultores e pecuaristas. A norma, que completa a IN 03/2013, instituiu o Sistema Integrado de Manejo de Fauna (Simaf), para recebimento de declarações e relatórios de manejo da espécie exótica invasora. 
 
Guilherme Oliveira
Aanalista da Assessoria de Meio Ambiente da FAEMG
 
“O grande avanço foi a criação do sistema eletrônico, no qual declarações e relatórios de manejo feitos pelos controladores serão enviados pela internet.

Antes, tinham que entregar os documentos nos escritórios do IBAMA. Outros pontos importantes: o uso de armadilhas do tipo curral ou jaula (que não ferem os animais) e a admissão do uso de cães, importantes na localização dos javalis.”
 
 
Veja a Instrução Normativa completa AQUI.
 
Saiba mais sobre manejo e controle de javalis AQUI.

QUEDA DA POPULARIDADE DE BOLSONARO NÃO ATRAPALHA NO ANDAMENTO DAS REFORMAS - Vídeos, Exame

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por EXAME.com.

RS: AGRICULTURA CONSERVACIONISTA É TEMA DE PALESTRA EM MOSTRA AGROPECUÁRIA - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

O pesquisador da Embrapa Trigo José Eloir Denardin é um dos palestrantes na programação da 3ª Mostra Agropecuária, feira que acontece de 12 a 14 de abril em Chiapetta, RS. A palestra “Agricultura Conservacionista” será apresentada no dia 12/04, às 14h, no CTG Relembrando Tio Lautério. 

No Brasil, estima-se que a erosão tem gerado perdas anuais de 500 milhões de toneladas de solo e de 8 milhões de toneladas de adubo aplicado nas lavouras, causando prejuízos ao ambiente (assoreamento e contaminação de rios, córregos, lagos), à agricultura (maior custo de produção, limitação do potencial produtivo e maior risco de perdas por estiagens) e ao consumidor (maior preço dos alimentos).

Da mesma forma, a compactação e o adensamento do solo, decorrentes da adoção do plantio direto ao invés do sistema plantio direto, vêm se constituindo em fator de risco à produção de grãos.

O problema afeta o desenvolvimento radicular das plantas e limita os fluxos de água, ar, nutrientes e raízes no solo, acentuando os efeitos do déficit hídrico, mesmo em períodos curtos sem chuva. 

A preocupação com a conservação do solo na agricultura se tornou mais evidente a partir da década de 60, quando a mecanização intensificou a produção de grãos e exigiu melhor gerenciamento no manejo. Segundo o pesquisador da Embrapa Trigo, José Eloir Denardin, poucos produtores trabalham realmente voltados para conservação do solo. “É preciso entender que a conservação do solo depende de plantas, de cobertura de qualidade. No Brasil, a área manejada com plantio direto é de 32 milhões de hectares. No Rio Grande do Sul, esta área chega aos 6 milhões de hectares, onde o Plantio Direto está presente em 90% da produção agrícola, contudo o monocultivo da soja predomina no verão, deixando cerca de 75% da área de inverno sob pousio, com plantas espontâneas como aveia e azevém que não produzem palha e raiz em suficientes para atender a demanda da biologia do solo”, afirma Denardin. 

Os resultados desta ineficiência, segundo o pesquisador, são solos que, lentamente, perdem a capacidade de disponibilizar nutrientes para as plantas, aumentando o gasto com fertilizantes. Distante das ações conservacionistas, os prejuízos com o déficit hídrico também tendem a ser cada vez maiores: “a degradação física do solo não permite o aprofundamento das raízes e, com poucos dias sem chuva (5 a 10 dias), o cenário é de seca nas lavouras porque as plantas não conseguem absorver água num solo compactado”.

3ª Mostra Agropecuária de Chiapetta
Data: 12, 13 e 14 de abril
Local: Estância de Rodeios do CTG Relembrando Tio Lautério 
Atrações: exposição, áreas experimentais, máquinas e implementos agrícolas, palestras e seminário na área da agricultura e setor leiteiro, concursos e mostra do gado leiteiro e de corte, além de shows.
Promoção: Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal da Agricultura e Câmara de Vereadores.
Programação: http://chiapetta.rs.gov.br/2019/03/20/lancada-a-programacao-da-3a-mostra-agropecuaria-de-chiapetta/

ORGÂNICOS – PRODUTORES - Vídeos, Ministério da Agricultura

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Ministério da Agricultura.

ORGÂNICOS – BARES E RESTAURANTES - Vídeos, Ministério da Agricultura

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Ministério da Agricultura.

ORGÂNICOS – FEIRAS - Vídeos, Ministério da Agricultura

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Ministério da Agricultura.

ORGÂNICOS – COMERCIANTES - Vídeos, Ministério da Agricultura

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Ministério da Agricultura.

ORGÂNICOS – CONSUMIDORES - Vídeos, Ministério da Agricultura

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Ministério da Agricultura.

Pesquisar este blog