Selecione o dia...

quarta-feira, 22 de maio de 2019

O GESTOR E VOCÊ FALA SOBRE AS OPÇÕES DISPONÍVEIS PARA PROJETO DE INVESTIMENTO FIXO - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal do Boi.




No quadro O Gestor e Você de hoje, o zootecnista e gestor da GER, Luiz Henrique Cassaro falou sobre como proceder para realizar um projeto de investimento fixo. Acompanhe.

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://facebook.com/CanalDoBoi.SBA1

Instagram: https://www.instagram.com/canaldoboisba/

Saiba mais em: http://sba1.com/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



O RITMO ACELERADO DE LIBERAÇÃO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL - Destaques, Textos, Nexo Podcast

Fonte: Nexo Podcast

Clique na imagem para ouvir o podcast.




O Ministério da Agricultura liberou o uso de 31 agrotóxicos nesta terça-feira (21). Ao todo, são 169 pesticidas aprovados em 2019 – número mais alto que o total aprovado em cada ano entre 2010 e 2015. O governo de Jair Bolsonaro defende o ritmo acelerado de liberação, enquanto ambientalistas criticam a medida. Entenda o que são agrotóxicos e qual a disputa política por trás do uso deles na lavoura no Brasil.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Nexo Podcast.

EMBRAPA PARTICIPA DA 8ª EDIÇÃO DO GREEN RIO - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Começa nesta quinta-feira (23/5), na Marina da Glória, Rio de Janeiro (RJ), a 8ª edição do Green Rio, feira internacional de negócios de empreendedores da área de produtos orgânicos e sustentáveis, que reúne expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde. A Embrapa estará presente nas discussões com pesquisadores da Embrapa Solos (RJ), Embrapa Agrobiologia (RJ), Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), Embrapa Agroenergia (DF) e Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (DF).




  

O Green Rio é gratuito e deve receber neste ano mais de 3 mil visitantes e cerca de 80 expositores do Brasil e do exterior. Desde 2012, vem se firmando como um dos principais eventos sobre bioeconomia no Brasil e representa para os participantes uma oportunidade de fazer parcerias estratégicas, conhecer produtores e empreendedores que adotam técnicas sustentáveis de produção, além de ampliar a rede de contatos com especialistas brasileiros e estrangeiros.

Nesta quinta-feira (23/5), a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Mariella Uzêda integra uma mesa-redonda sobre bioinsumos e agricultura sustentável, a partir das 14 horas, na Sala 1 do Green Rio. Ela abordará os desafios da agricultura e a atuação da Embrapa diante de uma nova realidade urbana e rural para o atendimento de mercados internos e externos e a garantia da soberania alimentar. Além disso, a pesquisadora mostrará alguns bioinsumos produzidos pela Embrapa Agrobiologia, assim como as tecnologias de manejo associadas a eles, que se utilizam da biodiversidade local.

No estante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Mapa), onde estão programados palestras, debates, mesas redondas, lançamento de publicações e exposição de produtos da agricultura familiar, os três Centros de Pesquisa da Embrapa no Rio de Janeiro promovem, também nesta quinta-feira (23/5), um ciclo de palestras a partir das 15 horas. A pesquisadora Bernadete da Conceição Pedreira, da Embrapa Solos, fala sobre o potencial de sucesso do trio agroturismo, agricultura familiar e agroindústria no estado, mostrando algumas ações bem-sucedidas e levantando perspectivas e desafios para o desenvolvimento rural a partir do turismo em determinadas regiões. Na sequência, a Embrapa Agroindústria de Alimentos vai apresentar o potencial da cultivar BRS 267 de soja hortaliça – mais conhecida como edamame – para cultivo e comercialização no Rio de Janeiro. Desenvolvida especificamente para o consumo humano em forma de grãos verdes, a cultivar da Embrapa tem um percentual de mais de 40 de proteína. Durante a apresentação, o pesquisador Mauro Sergio Vianello Pinto vai explicar que a produção da soja hortaliça adapta-se para o cultivo em pequenos módulos rurais, em sistema orgânico, praticados por agricultores familiares em condições artesanais de manejo e cultivo. Fechando o ciclo, o pesquisador da Embrapa Agrobiologia Renato Linhares apresenta a palestra “Princípios e práticas agroecológicas em ambientes de montanha”, na qual falará sobre as estratégias de desenvolvimento territorial para a construção de agroecossistemas sustentáveis em ambientes de montanha, além de abordar a realidade socioeconômica e ambiental dessas áreas.

Na sexta-feira (24/5), a partir das 10h30, a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Lilia Salgado participa de uma mesa-redonda promovida pelo Sebrae sobre o potencial do mercado de plantas medicinais. Em sua apresentação, ela abordará sobretudo o mercado de plantas e óleos medicinais voltado para o pequeno agricultor, ressaltando a importância de os produtos serem de base ecológica e orgânicos e a grande relevância do associativismo e cooperativismo para os agricultores familiares, falando ainda sobre como agregar valor aos produtos.

A Conferência sobre Cooperação em Bioeconomia entre Brasil e Alemanha, que será realizada na sexta (24/5), no Auditório do Green Rio, terá a participação da secretária de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa, Rita Milagres. No final da manhã, ela representa a Empresa no ato de assinatura de memorandos de entendimento entre o Mapa, a Embrapa, o instituto alemão Julius Kühn (JKI) e o Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa (DBFZ), com foco em energias renováveis, segurança alimentar e promoção da agricultura sustentável em pequenas propriedades.

Ainda na sexta (24/5), a partir das 15h30, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, conduzirá o Fórum de Energias Renováveis, que discutirá a transição energética no cenário da bioeconomia no Brasil e no mundo. O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, fará uma palestra para mostrar os principais trabalhos da Empresa na área.

No sábado (25/5), a partir das 10 horas, no estande do Mapa, o pesquisador da Embrapa Solos Claudio Lucas Capeche fará uma palestra sobre agricultura periurbana e a importância das parcerias para seu desenvolvimento, mostrando como o trabalho desenvolvido pelo programa Embrapa & Escola, desde 1996, contribuiu para a estruturação de importantes projetos em comunidades, escolas e instituições na cidade do Rio de Janeiro.

A Embrapa no Green Rio 2019

Mesa-redonda Bioinsumos e Agricultura Sustentável – Sala 1

23/05, 14 horas

Participação da pesquisadora Mariella Uzeda (Embrapa Agrobiologia)

Espaço Arena – Estande institucional Mapa/UFF 

23/05, 15 horas

Palestra Agroturismo, Agricultura Familiar e Agroindústrias: um trio com potencial de sucesso no RJ – Pesquisadora Bernadete da Conceição Pedreira (Embrapa Solos) 

Palestra Soja Hortaliça: desenvolvimento da cadeia de valor no Estado do RJ – Pesquisador Mauro Sergio Vianello Pinto (Embrapa Agroindústria de Alimentos)

Palestra Desenvolvimento Territorial em Ambientes de Montanha – Pesquisador Renato Linhares (Embrapa Agrobiologia) 

Mesa-redonda Sebrae Multiplica: Potencial do Mercado de Plantas Medicinais – Sala 1

24/5, às 10h30

Participação da pesquisadora Lilia Salgado (Embrapa Agrobiologia)

Conferência sobre Cooperação em Bioeconomia entre Brasil e Alemanha – Auditório

24/5, às 11h40

Participação da secretária de Inteligência e Relações Estratégicas, Rita Milagres, na assinatura de memorandos de entendimento com o Instituto Julius Kühn (JKI) e o Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa (DBFZ).

Fórum de Energias Renováveis – Auditório

24/5, às 15h30

Participação do chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville

Espaço Arena – Estande institucional Mapa/UFF 

25/05, das 10 horas

Palestra Agricultura Urbana e Periurbana: A importância das parcerias em seu desenvolvimento – Pesquisador Claudio Lucas Capeche (Embrapa Solos)



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

DICAS VETERINÁRIAS: SCHNAUZER - Destaques, Vídeos, Maranhão Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Maranhão Rural.




A Doutora Gecieny Bezerra fala do cão  schnauzer.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



CEGUEIRA EM ALTO-MAR - Destaques, Vídeos, ClickCiência

Clique na imagem para ver o vídeo de ClickCiência UFSCar.




A abrangência de danos causados pela crise climática é imenso. A ação humana prejudica mamíferos e aves marinhos, peixes, crustáceos, cefalópodes, etc. E isso é apenas o que temos conhecimento.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



COMO APLICAR AS AVALIAÇÕES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO? – ENTREVISTA COM PRISCILA CRUZ - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal Futura.




Priscila Cruz e Chico Soares conversam sobre como as avaliações devem ser aplicadas nas diferentes etapas da educação a fim de efetivamente colaborar para a melhoria da qualidade do ensino.

__

Conteúdos do Canal Futura na íntegra estão no Futura Play, acesse aqui: https://goo.gl/Quh7m5

Saiba tudo sobre o Canal Futura: https://goo.gl/qauKIZ

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/canalfutura

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/canalfuturaoficial

========================================

Assista na sua TV:

SKY – Canal 434 (HD) ou Canal 34

NET e CLARO TV – Canal 534 (HD) ou 34

VIVO – Canal 68 (HD) (e também na fibra ótica no canal 24)

OI TV – Canal 35

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



A PAUTA OFICIAL DOS ATOS PRÓ-GOVERNO. E OS DISCURSOS NAS REDES – 22.MAI.19 - Textos, Nexo Podcast

Fonte: Nexo Podcast

https://soundcloud.com/durma-com-essa/a-pauta-oficial-dos-atos-pro-governo-e-os-discursos-nas-redes-22mai19

Clique na imagem para ouvir o podcast.




Grupos de direita tentam engrossar os atos pró-governo Jair Bolsonaro marcados para domingo (26). Qual é tom das convocações? Como as reivindicações oficiais pelas reformas se mesclam com o discurso mais duro, de ataque ao Congresso e ao Supremo? Como os apoiadores mais fiéis do presidente tratam antigos aliados que não aderiram à mobilização? De que maneira o governo e o próprio Bolsonaro se posicionam? Esse é o tema do “Durma com Essa”, o podcast de notícias do Nexo. Ouça:



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Nexo Podcast.

CONFÚCIO DESTACA 8ª EDIÇÃO DA RONDÔNIA RURAL SHOW, EM JI-PARANÁ - Textos, Senado Federal

Fonte: Senado Federal

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) destacou em pronunciamento, nesta quarta-feira (22), a abertura da 8ª edição da Rondônia Rural Show, a mais importante feira agropecuária do seu estado, na cidade de Ji-Paraná. Ele ressaltou que a feira foi criada no período em que esteve à frente do governo de Rondônia.

Confúcio lembrou que inicialmente a Rondônia Rural Show era um evento dedicado à agricultura familiar, mas atualmente inclui também médios e grandes produtores. O senador ressaltou que neste ano a feira tem 520 estandes, que incluem a participação de 10 países, inclusive Estados Unidos, China, Itália, Israel e nações sul-americanas e africanas, “todos fazendo negócios”.




Ele citou que uma variedade de produtos e tecnologias fica à disposição dos visitantes.

— Movimenta-se de tudo, da tecnologia do café à tecnologia da produção de leite. Nós somos hoje o maior produtor de peixe em cativeiro do Brasil. É tambaqui, é pirarucu, pintado. São peixes da Amazônia criados em cativeiro, com uma ótima tecnologia, que já dominamos bem. Vendemos no mercado interno e alguns já vendem para o mercado externo — observou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Senado Federal.

EMPRESAS DRIBLAM FALTA DE ACESSO À INTERNET NO CAMPO - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal do Boi.




Internet das coisas, inteligência artificial e centenas de aplicativos estão disponíveis para facilitar o trabalho na agropecuária brasileira, contribuindo para gestão da propriedade e o aumento de rendimento. Agora, o que nem sempre está disponível é o sinal da internet. Segundo uma estimativa da Tim Participações, atualmente, menos de 10% das fazendas brasileiras estão conectadas, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, quase 100% da população, tem acesso à internet por banda larga. A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deve entregar ainda este ano à ministra Tereza Cristina, uma proposta para ampliar a conectividade no campo. Hoje, a ministra afirma que é possível acessar a internet em qualquer ponto do país por meio de satélite, o que acaba deixando os pequenos produtores de fora, em função dos altos custos do serviço. Desafio para as empresas de tecnologia. Acompanhe!

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://facebook.com/CanalDoBoi.SBA1

Instagram: https://www.instagram.com/canaldoboisba/

Saiba mais em: http://sba1.com/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



EXPECTATIVAS DO PREÇO DO BOI - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal do Boi.




Pecuaristas falam de suas expectativas para o preço do boi gordo até o final de 2019. A pesquisa foi realizada pelo portal “notícias do front”, coordenada por Rodrigo Albuquerque. O portal ouviu cerca de 500 integrantes da cadeia produtiva da pecuária de corte em todas as regiões do país. Os dados foram publicados no portal www.gestaoderiscoempecuaria.com.br . Jorge Zaidan abordou o assunto no programa “Mais Pecuária”, do Canal Do Boi. Acompanhe!

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://facebook.com/CanalDoBoi.SBA1

Instagram: https://www.instagram.com/canaldoboisba/

Saiba mais em: http://sba1.com/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



MERCADO DE REPOSIÇÃO ACUMULA DEZ MESES CONSECUTIVOS DE ALTA - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal do Boi.




O mercado de reposição segue em alta. Em abril, fechou o 10º mês seguido com valorização, e maio tem se mostrado de maneira muito positiva. Entre os principais fatores que explicam o bom ritmo do mercado podemos citar as pastagens, que estão com condições melhores do que o esperado para este período do ano. Quem comentou sobre esse bom cenário hoje no Bom Dia Produtor, foi o analista de agronegócio, João Pedro Cuthi Dias. Acompanhe.

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://facebook.com/CanalDoBoi.SBA1

Instagram: https://www.instagram.com/canaldoboisba/

Saiba mais em: http://sba1.com/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



DESTAQUES DF, MT, SP, RS E MS - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal do Boi.




Confira os destaque do Bom Dia Produtor de hoje (22/05).

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://facebook.com/CanalDoBoi.SBA1

Instagram: https://www.instagram.com/canaldoboisba/

Saiba mais em: http://sba1.com/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



O QUE UM EMPREENDEDOR PODE FAZER PARA AJUDAR A DESENVOLVER O CENÁRIO SOCIAL? – ACERTE O PASSO - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal Futura.




Luiza quer saber o que um empreendedor pode fazer para ajudar a desenvolver o cenário social. A Patrícia Liz, consultora de negócios do Sebrae, deu dicas de como orientá-la. Confira e #AcerteoPasso

__

Conteúdos do Canal Futura na íntegra estão no Futura Play, acesse aqui: https://goo.gl/Quh7m5

Saiba tudo sobre o Canal Futura: https://goo.gl/qauKIZ

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/canalfutura

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/canalfuturaoficial

========================================

Assista na sua TV:

SKY – Canal 434 (HD) ou Canal 34

NET e CLARO TV – Canal 534 (HD) ou 34

VIVO – Canal 68 (HD) (e também na fibra ótica no canal 24)

OI TV – Canal 35

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



QUAL A MELHOR FORMA DE COMEÇAR UM EMPREENDIMENTO? – ACERTE O PASSO - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal Futura.




José Vitor quer saber qual a melhor forma de começar um empreendimento, se com recursos próprios ou de terceiros. A Patrícia Liz, consultora de negócios do Sebrae, deu dicas de como orientá-lo. Confira e #AcerteoPasso

__

Conteúdos do Canal Futura na íntegra estão no Futura Play, acesse aqui: https://goo.gl/Quh7m5

Saiba tudo sobre o Canal Futura: https://goo.gl/qauKIZ

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/canalfutura

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/canalfuturaoficial

========================================

Assista na sua TV:

SKY – Canal 434 (HD) ou Canal 34

NET e CLARO TV – Canal 534 (HD) ou 34

VIVO – Canal 68 (HD) (e também na fibra ótica no canal 24)

OI TV – Canal 35

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



COMO INICIAR UM EMPREENDIMENTO COM BAIXO INVESTIMENTO? – ACERTE O PASSO - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal Futura.




Cinthia quer saber como iniciar um empreendimento com baixos recursos e investimentos. A Patrícia Liz, consultora de negócios do Sebrae, deu dicas de como orientar a empreendedora. Confira e #AcerteoPasso

__

Conteúdos do Canal Futura na íntegra estão no Futura Play, acesse aqui: https://goo.gl/Quh7m5

Saiba tudo sobre o Canal Futura: https://goo.gl/qauKIZ

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/canalfutura

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/canalfuturaoficial

========================================

Assista na sua TV:

SKY – Canal 434 (HD) ou Canal 34

NET e CLARO TV – Canal 534 (HD) ou 34

VIVO – Canal 68 (HD) (e também na fibra ótica no canal 24)

OI TV – Canal 35

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



MINISTRA DA AGRICULTURA DIZ QUE APROVAÇÃO DE NOVOS AGROTÓXICOS É TÉCNICA E DEFENDE USO DO GLIFOSATO - Textos, Câmara dos Deputados

Fonte: Câmara dos Deputados
Ministra da Agricultura diz que aprovação de novos agrotóxicos é técnica e defende uso do glifosato

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse nesta quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados, que a aprovação de 31 novos agrotóxicos é técnica e que, em governos anteriores, “processo ideológico” barrava a aprovação desses produtos. Ela participou de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, que durou cerca de cinco horas.




A oposição criticou a liberação de 197 agrotóxicos ao todo este ano.

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Tereza Cristina: em governos anteriors, “processo ideológico” barrava a aprovação desses produtos

A liberação do registro de 31 agrotóxicos novos foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (21). A maioria deles, 29, são reproduções de princípios ativos já autorizados no Brasil. Três deles são do glifosato, herbicida mais utilizado no Brasil e no mundo.

“Nós precisamos acabar com essa conversa de que se aprova no Brasil coisas que não podem ser aprovadas”, disse Tereza Cristina. “O processo entra pelo Ministério da Agricultura, passa pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Anvisa, a Agência nacional de Vigilância Sanitária. Foram aprovados produtos que estavam na fila da Anvisa há muitos anos”, argumentou.

A liberação de novos agrotóxicos foi criticada pelos deputados que pediram a audiência. “A Europa cancela a compra de nossa produção por conta de agrotóxicos e transgênicos”, apontou Marcon (PT-RS). “Nos assusta a liberação de tanto agrotóxico no nosso País, porque isso é veneno e mata”, avaliou o deputado Carlos Veras (PT-PE).

Glifosato
A ministra disse ainda que “existe uma grande campanha contra o glifosato”. “Se realmente ficar comprovado que o glifosato tem problema, ele não pode ser usado. Mas é preciso ter base científica, não é porque houve um caso em que uma pessoa ganhou uma condenação”, afirmou.

A Anvisa avalia que o glifosato não causa prejuízos à saúde – parecer semelhante ao da EPA (agência de proteção ambiental americana) e da Comissão Europeia. Porém, em 2015, a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (Iarc), parte da Organização Mundial de Saúde, concluiu que o glifosato era “provavelmente cancerígeno”.

Regularização fundiária
Tereza Cristina ressaltou ainda que o ministério quer a promover a regularização fundiária no País antes de prosseguir com a reforma agrária. Segundo ela, os agricultores sem títulos de terra definitivos não têm acesso ao crédito rural. Ela acrescentou que o órgão trabalha em cadastro único para realocar novas famílias nos assentamentos ociosos. Conforme a ministra, dos 9.332 assentamentos existentes no Brasil, há 28 de ociosidade.

Mas deputados da oposição afirmam que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está parado e que o ministério não dialoga com movimentos sociais do campo. O deputado Marcon criticou ainda o corte de recursos para os assentamentos, que, segundo ele, não se desenvolvem por falta de verba. “Não é recurso para invadir, é para produzir, é dinheiro para casa, colchão, fogão”, destacou.

Já o deputado Carlos Veras cobrou o acesso de agricultores familiares à assistência técnica e a continuidade do programa de reforma agrária. A ministra reconheceu que há concentração da produção nas mãos de poucos produtores. Ela informou que 92 dos estabelecimentos rurais geram 15 do valor produzido pela agricultura, e que 15 geram 85 do valor produzido.

Demarcações
A ministra também defendeu a transferência da demarcação de terras indígenas da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Agricultura, prevista na MP 870/19. Segundo ela, a mudança é “meramente administrativa, sem nenhum viés”. Ela afirmou que “vai cumprir lei e Constituição”.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Câmara dos Deputados.

REPRESENTANTE DA CNA DEFENDE FORTALECIMENTO DO SEGURO RURAL E APONTA ABUSOS DE BANCOS NA CONCESSÃO DE CRÉDITO - Textos, Senado Federal

Fonte: Senado Federal

A atual política de crédito rural dá sinais de esgotamento e não tem mais condições de atender os produtores. A defesa de novos modelos e de outras formas de financiamento foi feita pelo representante da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antônio da Luz, que participou de uma audiência pública, nesta quarta-feira (22), da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

A entidade apresentou também a necessidade de se combater problemas antigos, como a burocracia, a falta de transparência, o constante atraso na liberação de recursos e a total sujeição dos produtores a abusos das instituições financeiras, o que inclui a venda casada de serviços bancários.

— É uma questão séria a ser resolvida, que é a reciprocidade bancária: os juros de 8,5 que recebemos no anúncio do Plano Safra viram facilmente 16 com os penduricalhos: quando o produtor é obrigado a fazer um consórcio; quando é obrigado a fazer título de capitalização; quando é obrigado a fazer seguro de vida ou quando é obrigado a fazer um plano de previdência que ele não quer.




Tudo isso é custo real. Esse custo do crédito rural está ficando mais caro porque temos concentração de agentes financeiros e um processo muito complicado e burocrático. Quanto mais burocracia, mais chance de haver operações casadas — lamentou.

O representante da CNA também defendeu incentivos para a contratação de seguro e alguns projetos de lei em tramitação no Congresso, como a simplificação do processo regulatório (PL 10.499/2018) e a proteção da subvenção econômica ao prêmio do seguro rural contra contingenciamentos orçamentários (PLS 185/2017).

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) concordou com as queixas e disse que tem que haver uma forma de parar os abusos cometidos pelas instituições financeiras.

— Tem que haver uma forma. Não quero saber de meta para gerente. É um abuso. Ele vende seguro, consórcio, qualquer coisa. E quanto pior a situação do produtor, maior é o custo desses pacotes que lhe são empurrados. Isso não pode acontecer. O próximo Plano Safra tem que achar uma trava para isso. Vamos tirar esses penduricalhos de cima dos produtores. Vamos achar uma forma de fazer isso — defendeu.

Soluções

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eduardo Sampaio Marques, reconheceu os problemas do sistema de crédito rural e disse que o governo está trabalhando nas soluções, inclusive para evitar abusos por parte dos bancos.

— A reciprocidade é uma questão que se repete e estamos tentando atacar isso para ver que ações podem ser tomadas. O produtor se sente vulnerável para apresentar sua queixa no banco, pois mal ou bem, o crédito rural é um produto bom na mão da instituição financeira, que fica com grande poder de barganha. Até porque a demanda é maior que a oferta. O desafio é fazer um sistema que não exponha o denunciante. Por outro lado, a denúncia é importante para sabermos o que está ocorrendo — explicou.

Economia

Representado a equipe econômica do governo, o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira de Medeiros, lembou que o cenário fiscal do país é ruim, e a situação fica ainda mais complicada com o Orçamento engessado.

— O governo está indo para o sexto ano de déficit primário. Estamos emitindo títulos públicos para pagar despesas correntes. Ou seja, algo que não se deve fazer: pegar dinheiro emprestado no banco para pagar supermercado. Teremos três anos de déficit até termos superávit, e isso não surge do acaso — afirmou.

O representante do Tesouro defendeu ainda a aprovação das reformas e a revisão dos benefícios tributários para que sobre mais dinheiro para setores importantes, como o agropecuário.

— No momento em que tais benefícios são criados, não há gestor responsável, nem avaliação periódica. Isso é ótimo para quem captura o orçamento público em seu favor. Então precisamos discutir para que os que não fazem nenhum sentido saiam. Vamos juntos trabalhar pelas reformas e rediscutir os benefícios tributários, pois só assim vamos trabalhar o orçamento para que outras despesas nobres sejam executadas — defendeu.

Já o subsecretário Agrícola e Meio Ambiente da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, Rogério Miranda, disse haver um alinhamento de agenda do governo e do setor produtivo, mas lembrou que os gestores têm que olhar não só a política agrícola mas a economia como um todo.

Segundo ele, o Plano Safra será anunciado no mês que vem e, independente disso, o governo “tem trabalhando num arsenal de medidas para o crédito”  a serem anunciadas brevemente.

A audiência desta quarta-feira foi comandada pela presidente da CRA, senadora Soraya Thronicke (PSL).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Senado Federal.

PREVISÃO SUL – CHUVA CONTINUA FREQUENTE - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo de Climatempo Meteorologia.




Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PREVISÃO NORDESTE – CHUVA PASSAGEIRA - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo de Climatempo Meteorologia.




Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PREVISÃO SUDESTE – CONDIÇÕES PARA CHUVA AUMENTAM EM SP - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo de Climatempo Meteorologia.




Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PREVISÃO CENTRO-OESTE – TEMPORAIS EM PONTA PORÃ - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo de Climatempo Meteorologia.




Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PREVISÃO NORTE – TEMPORAIS NO AM E RR - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo de Climatempo Meteorologia.




Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



AR FRIO COMEÇA A DEIXAR TEMPERATURAS BAIXAS NO CENTRO-SUL - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo de Climatempo Meteorologia.




Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



ABC CORTE COLABORA PARA A EVOLUÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE TOCANTINENSE - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Termina nesta quinta, 23 de maio, o quarto encontro de participantes do projeto ABC Corte, coordenado pela Embrapa e que está trabalhando com pecuária de corte no Tocantins. Desde terça, dia 21, técnicos da extensão rural, pesquisadores e produtores rurais estão discutindo na sede da empresa em Palmas-TO o andamento das ações nas diversas propriedades rurais que integram o projeto.

Quem coordena o ABC Corte é o zootecnista Pedro Alcântara.




Ele atua na área de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), que, além de trabalhar os dois temas que constam no próprio nome, tem atividades de pesquisa e de transferência de tecnologia em sistemas agrícolas com foco na região do Matopiba.

O projeto vem apresentando resultados positivos, mostrando que a atividade no Tocantins pode ser aprimorada e gerar melhorias para os produtores. Segundo Pedro, “a gente tem observado que a tecnologia, quando bem aplicada, traz aumento de produtividade, associado ao aumento de rentabilidade, que é o principal objetivo: o produtor tenha um negócio mais lucrativo pra que a cadeia toda gire mais e a gente tenha um excedente econômico maior dentro da cadeia”.

Os encontros do projeto acontecem uma vez por semestre. Uma parte interessante é quando os técnicos ligados ao ABC Corte relatam suas experiências de condução de Unidades de Referência Tecnológica (URTs). São propriedades rurais que adotam tecnologias já estabelecidas e acabam servindo de modelo, de referência, para outras propriedades da região. É como se fosse uma mostra, no campo, do que é possível avançar em termos de ganhos de produção, produtividade e rentabilidade.

A ideia é que os vizinhos, ao verem na prática o que foi feito perto deles, se sintam motivados a também implantar tecnologias para melhorar a atividade de pecuária de corte. Um compromisso dos técnicos do projeto é orientar e acompanhar pelo menos uma fazenda em sua área de atuação. Oito dos técnicos participantes do ABC Corte se destacaram nesse trabalho e foram reconhecidos publicamente por isso.

A Embrapa entregou certificados relatando que eles cumpriram as quatro etapas ligadas às respectivas URTs, que são diagnóstico, planejamento, implantação e acompanhamento. Além disso, os técnicos geraram adequadamente indicadores técnicos e econômicos, seguindo a metodologia proposta pelo projeto. E mais: o certificado aponta que os oito estão aptos a trabalhar com projetos de intensificação a pasto, também em consonância com a metodologia do ABC Corte, na próxima safra. A cada safra, deverá ser feita nova certificação, tanto desses oito como de outros participantes do projeto.

Um dos técnicos certificados desta vez é Áthila Damasceno Martins, que conduz URT na Fazenda Torre, município de Palmeirante, Norte do Tocantins. Ele trabalha no Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e diz que “nós temos desenvolvido o trabalho de suplementação de novilhas a pasto e os trabalhos têm sido cada dia mais prazerosos devido a gente conseguir aumentar a produção, mudar a realidade da fazenda”.

A produtividade média aumentou quase três vezes, chegando a cerca de seis arrobas por hectare por ano; e com boas perspectivas de continuar crescendo. Do atual ganho médio diário de peso por cabeça de 460 gramas, a expectativa é chegar a cerca de 800 gramas, de acordo com o técnico. Áthila elogia a formação da rede que está sendo proporcionada pelo projeto: “essa rede de profissionais possibilita a nós trocarmos muita experiência, trocarmos muitas ideias e com isso evoluir no trabalho”.

Confira a seguir a relação dos oito técnicos certificados e as respectivas propriedades atendidas por eles:

Técnico Vinculação

Propriedade atendida

Município

Carlos Henrique Maciel Vianna

Boa Esperança Agronegócios

Fazenda Limeira

Cristalândia

Guilherme Bevilacqua Maciel Milhomem

Boa Esperança Agronegócios

Fazenda São Benedito

Cristalândia

Valdimilson Rodrigues de Sousa

Solo Consultoria Agropecuária

Fazendas Teodoro e Santana, Vale dos Buritis e São Francisco

Figureirópolis, Dueré e Cariri

Matheus Borges Leal

Ruraltins

Fazenda Aracruz

Pau d’Arco

Carlos André Peixoto Lira

Lira Projetos Rurais

Agropecuária Morro Branco

Novo Jardim

Sérgio Manoel da Costa Bueno Ruraltins Lajedo Guaraí Áthila Damasceno Martins Ruraltins

Fazenda Torre

Palmeirante

Manuel Enéas de Macedo Filho

Ruraltins

Novo Horizonte

Arapoema

Software – Hoje, o acompanhamento dos indicadores das URTs (são 16 ao todo) é feito por meio de uma planilha eletrônica. Para facilitar esse trabalho, poupando tempo e aprimorando o acesso aos dados gerados, será apresentada na quinta-feira uma solução tecnológica de gestão de propriedades rurais.

De acordo com Renato Paniago, da Boviplan, “a ideia é apresentar o software pros produtores porque a gente acredita que dentro do software tem uma série de funcionalidades que podem colaborar com coleta, registro e análise das informações produtivas”. É uma possibilidade de, caso a solução tecnológica se adeque às necessidades dos produtores e dos técnicos envolvidos no ABC Corte, ocorra mais uma melhoria na gestão das propriedades envolvidas no projeto.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

COMO GERIR UM NEGÓCIO EM UMA ÁREA DE RISCO? – ACERTE O PASSO - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal Futura.




Maria quer como gerir um negócio que está situado em uma área de risco. A Patrícia Liz, consultora de negócios do Sebrae, deu dicas de como orientar a empreendedora. Confira e #AcerteoPasso

__

Conteúdos do Canal Futura na íntegra estão no Futura Play, acesse aqui: https://goo.gl/Quh7m5

Saiba tudo sobre o Canal Futura: https://goo.gl/qauKIZ

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/canalfutura

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/canalfuturaoficial

========================================

Assista na sua TV:

SKY – Canal 434 (HD) ou Canal 34

NET e CLARO TV – Canal 534 (HD) ou 34

VIVO – Canal 68 (HD) (e também na fibra ótica no canal 24)

OI TV – Canal 35

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



COMO EXPANDIR MEU NEGÓCIO? – ACERTE O PASSO - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal Futura.




Arilto quer saber como expandir seu negócio em outros locais de sua cidade. A Patrícia Liz, consultora de negócios do Sebrae, deu dicas de como orientar o empreendedor. Confira e #AcerteoPasso

__

Conteúdos do Canal Futura na íntegra estão no Futura Play, acesse aqui: https://goo.gl/Quh7m5

Saiba tudo sobre o Canal Futura: https://goo.gl/qauKIZ

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/canalfutura

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/canalfuturaoficial

========================================

Assista na sua TV:

SKY – Canal 434 (HD) ou Canal 34

NET e CLARO TV – Canal 534 (HD) ou 34

VIVO – Canal 68 (HD) (e também na fibra ótica no canal 24)

OI TV – Canal 35

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



O PENSAMENTO E A MILITÂNCIA DE ELISA LUCINDA – CONEXÃO - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal Futura.




Assuntos como a importância da rotina, os absurdos do racismo e o papel da mulher negra na sociedade sempre têm espaço na pauta de Elisa Lucinda. Assista à conversa com a escritora sobre alguns destes assuntos e sobre o lançamento da obra mais nova: “O Livro do Avesso, o pensamento de Edite”

Entrevistados: Elisa Lucinda, escritora e atriz

Apresentação: Karen de Souza e Bernardo Menezes

__

Conteúdos do Canal Futura na íntegra estão no Futura Play, acesse aqui: https://goo.gl/Quh7m5

Saiba tudo sobre o Canal Futura: https://goo.gl/qauKIZ

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/canalfutura

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/canalfuturaoficial

========================================

Assista na sua TV:

SKY – Canal 434 (HD) ou Canal 34

NET e CLARO TV – Canal 534 (HD) ou 34

VIVO – Canal 68 (HD) (e também na fibra ótica no canal 24)

OI TV – Canal 35

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



GIRAFA COMPLETA 30 ANOS NO ZOO DE CURITIBA - Vídeos, Negócios da Terra

Clique na imagem para ver o vídeo de Negócios da Terra.




Notícias sobre agricultura, pecuária, empreendedorismo rural e muito mais você acompanha no Negócios da Terra.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Gostou desse vídeo?

Então deixe seu comentário e inscreva-se no canal 😉

https://goo.gl/FvfwYM

Assista a todos os programas da Rede Massa

https://redemassa.com.br

Acompanhe o Negócios da Terra

→ Facebook: https://www.facebook.com/NegociosdaTerra

O Negócios da Terra apresenta as novas tecnologias e oportunidades que vão influenciar o agronegócio brasileiro. Em uma linguagem descomplicada, Eugenio Stefanelo e Thaís Camargo mostram o potencial de produção do estado na escala comercial de grãos, na agropecuária e até em novos segmentos. O programa aborda, também, as cotações de produtos agrícolas, a previsão do tempo, as tendências do mercado, traz dicas práticas sobre pecuária, receitas da culinária do campo e as principais notícias do agronegócio brasileiro.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



MOVIMENTO DE ALTA NO PREÇO DO LEITE PARA O PRODUTOR - Vídeos, Negócios da Terra

Clique na imagem para ver o vídeo de Negócios da Terra.




Notícias sobre agricultura, pecuária, empreendedorismo rural e muito mais você acompanha no Negócios da Terra.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Gostou desse vídeo?

Então deixe seu comentário e inscreva-se no canal 😉

https://goo.gl/FvfwYM

Assista a todos os programas da Rede Massa

https://redemassa.com.br

Acompanhe o Negócios da Terra

→ Facebook: https://www.facebook.com/NegociosdaTerra

O Negócios da Terra apresenta as novas tecnologias e oportunidades que vão influenciar o agronegócio brasileiro. Em uma linguagem descomplicada, Eugenio Stefanelo e Thaís Camargo mostram o potencial de produção do estado na escala comercial de grãos, na agropecuária e até em novos segmentos. O programa aborda, também, as cotações de produtos agrícolas, a previsão do tempo, as tendências do mercado, traz dicas práticas sobre pecuária, receitas da culinária do campo e as principais notícias do agronegócio brasileiro.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



LABORATÓRIO ANALISA QUALIDADE DO LEITE - Vídeos, Negócios da Terra

Clique na imagem para ver o vídeo de Negócios da Terra.




Notícias sobre agricultura, pecuária, empreendedorismo rural e muito mais você acompanha no Negócios da Terra.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Gostou desse vídeo?

Então deixe seu comentário e inscreva-se no canal 😉

https://goo.gl/FvfwYM

Assista a todos os programas da Rede Massa

https://redemassa.com.br

Acompanhe o Negócios da Terra

→ Facebook: https://www.facebook.com/NegociosdaTerra

O Negócios da Terra apresenta as novas tecnologias e oportunidades que vão influenciar o agronegócio brasileiro. Em uma linguagem descomplicada, Eugenio Stefanelo e Thaís Camargo mostram o potencial de produção do estado na escala comercial de grãos, na agropecuária e até em novos segmentos. O programa aborda, também, as cotações de produtos agrícolas, a previsão do tempo, as tendências do mercado, traz dicas práticas sobre pecuária, receitas da culinária do campo e as principais notícias do agronegócio brasileiro.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



NEGÓCIOS DA TERRA - Vídeos, Negócios da Terra

Clique na imagem para ver o vídeo de Negócios da Terra.




Notícias sobre agricultura, pecuária, empreendedorismo rural e muito mais você acompanha no Negócios da Terra.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Gostou desse vídeo?

Então deixe seu comentário e inscreva-se no canal 😉

https://goo.gl/FvfwYM

Assista a todos os programas da Rede Massa

https://redemassa.com.br

Acompanhe o Negócios da Terra

→ Facebook: https://www.facebook.com/NegociosdaTerra

O Negócios da Terra apresenta as novas tecnologias e oportunidades que vão influenciar o agronegócio brasileiro. Em uma linguagem descomplicada, Eugenio Stefanelo e Thaís Camargo mostram o potencial de produção do estado na escala comercial de grãos, na agropecuária e até em novos segmentos. O programa aborda, também, as cotações de produtos agrícolas, a previsão do tempo, as tendências do mercado, traz dicas práticas sobre pecuária, receitas da culinária do campo e as principais notícias do agronegócio brasileiro.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



FLORES QUE ATRAEM ABELHAS AO SEU JARDIM - Vídeos, Assim que Faz

Clique na imagem para ver o vídeo de assim que faz.




Elas fazem parte da engrenagem na produção de alimentos no mundo. Se elas faltam, pode ocorrer um desastre mundial .

ÁUDIO / CRÉDITOS – A música de fundo é tirada de sites livre de royalties e / ou das fontes abaixo, conforme a licença de uso apropriada especificada abaixo – “cdk – Sunday” by cdk http://ccmixter.org/files/cdk/53755 2016 – Licensed under Creative Commons

VÍDEO NOVO TODA QUARTA FEIRA

Siga o Assim que faz :

– Site – http://www.assimquefaz.com

– Twiter :https://twitter.com/assimquefaz?lang=es

– Facebook :https://www.facebook.com/AssimQueFaz/

Para receber sempre notificações de video novo, é só clicar no sIninho que fica ao lado do botão de INCREVER .

Aviso legal : As informações fornecidas neste canal e seus vídeos são apenas para fins gerais e NÃO devem ser considerados como conselhos profissionais.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



MANEJO DA CULTURA DO ARROZ É TEMA DE DIA DE CAMPO NA UEMA - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Alternativas de manejo para a cultura de arroz de terras altas foi tema da aula de campo realizada pela Embrapa Cocais e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) na manhã da última terça-feira, dia 21, na Fazenda Escola da Universidade. O evento contou com a participação da comunidade acadêmica, técnicos e extensionistas e com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão – Senar-MA, responsável pela transferência de tecnologia para o produtor rural.

A ênfase nos ensinamento foi o manejo integrado de doenças, pragas, ervas daninhas, cultivares e produção de sementes, fertilidade do solo, adubação, ciclo da cultura, densidade de semeadura, espaçamento, entre outros.




Para o aluno do curso de Agronomia, Jefferson Fernandes Silva, “as tecnologias de manejo do arroz mostradas ampliam o horizonte da agricultura em quantidade e qualidade e com sustentabilidade”.

A chefe da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, lembrou que, desde o surgimento da agricultura há “luta” COM a natureza para produção de alimentos e, mesmo tendo a Embrapa e demais instituições de pesquisa desenvolvido um leque de tecnologias que garante produção e produtividade crescentes em menores áreas de terras e com preservação ambiental, hoje se tem o desafio de continuar alimentando a população mundial, situação essa para a qual a pesquisa agropecuária brasileira se antecipa e busca soluções. “Daqui a quatro décadas, seremos 10 bilhões de pessoas no mundo, o que demanda um aumento de 60 na produção de alimentos. Para isso, busca-se incrementar a tecnologia, à serviço da humanidade, e, nós, pesquisadores, aprendemos, a cada dia, nesse contínuo processo de descoberta. Estamos aqui para compartilhar e construir juntos esse conhecimento, com professores e alunos da Universidade e o Senar, nosso parceiro na transferência da tecnologia aos produtores”.

A professora Antonia Alice Rodrigues, que ministrou palestra sobre “Identificação e manejo de doenças do arroz”, ressaltou que o dia de campo faz parte do convênio entre Embrapa e Uema e está no segundo ano de realização. “A iniciativa nos permite avaliar os experimentos que temos em parceria com a Embrapa e mostrar os resultados para nossa comunidade acadêmica. Os alunos têm a oportunidade de ver, na prática, a cultura do arroz em suas diversas formas de apresentação (doenças, sanidade, pragas, cultivares etc) e se preparam para, no futuro, serem os pesquisadores, técnicos, professores que continuarão esse trabalho”. A professora Joseane Rodrigues de Souza, por sua vez, fez palestra sobre “Manejo de pragas e preservação de inimigos naturais”.

O pesquisador Guilherme Abreu, da Embrapa Cocais, disse que o trabalho de desenvolvimento de cultivares de arroz no Maranhão é uma ponta do Programa Nacional de Melhoramento de Arroz. “Durante o dia de campo, apresentei diferentes cultivares de arroz lançadas e adaptadas para o Maranhão que estão em uso no interior e suas características, e ainda sobre o trabalho de desenvolvimento de cultivares e produção de sementes”.

Ainda pela Embrapa Cocais, o analista Carlos Santiago abordou o tema ‘Manejo para a obtenção de altas produtividades’. “Estamos no lugar certo, que é a universidade, para a transferência dessas informações, formando profissionais lideres que, no futuro, poderão disseminar esses conhecimentos aos produtores e comunidades ligadas à produção do arroz”, afirmou.

Arroz no Maranhão – O Maranhão é o 1º estado produtor de arroz da Região Nordeste e o 5º produtor nacional, porém não é autossuficiente na produção deste cereal. O arroz tem grande potencial de desenvolvimento, áreas, solo, clima, além de ser um alimento tradicional no Estado. Nas últimas seis safras, houve uma grande evolução em produtividade no estado.

A Embrapa Cocais, em parceria com outras Unidades da Embrapa: Embrapa Arroz e Feijão, Meio-Norte e Secretaria de Inovação e Negócios – SIN, juntamente com o Governo do Estado, universidades e a Camil Alimentos vêm, desde 2014, desenvolvendo grande esforço para alavancar a cadeia produtiva do arroz neste Estado. A Embrapa e universidades buscam, por meio de pesquisa e transferência de tecnologias, alavancar o desenvolvimento regional com inclusão produtiva, melhoria da renda e redução das diferenças de eficiência produtiva em relação a outras regiões brasileiras.

No Maranhão, o cultivo do arroz é realizado em três grandes sistemas: terras altas, sequeiro favorecido e irrigado. O sequeiro favorecido é considerado um sistema emergente, tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos e consiste no uso de cultivares indicadas para o sistema irrigado, semeadas em áreas que posteriormente formam lâminas d’água naturalmente ou ficam encharcadas com as chuvas. A pesquisa sobre as técnicas de manejo desses sistemas adaptados para a realidade do Estado do Maranhão vem promovendo a gradativa elevação da produtividade dessa cultura nesses diferentes sistemas.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Pesquisar este blog