Selecione o dia...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ferrugem da soja identificada no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211995.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Consórcio Antiferrugem identificou a presença de ferrugem asiática em diversas plantas de soja (soja guaxa) na Rodovia do Café entre Londrina e Cambé, no Paraná. "A doença está em fase inicial, mas apesar das infecções serem relativamente recentes, há abundante esporulação", conta o agrônomo José Tadashi Yorinori, membro do Consórcio.

Feira em Petrolina revela potencial da agricultura familiar para o desenvolvimento do Semiárido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211993.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Tudo pronto para a Feira SemiáridoShow, que vai ser realizada em Petrolina (PE), entre os dias 5 e 8 de outubro. Em uma área de 20 hectares, mais de 100 variedades de espécies alimentares, forrageiras e energéticas estarão prontas para serem colhidas durante o evento. Comitivas de produtores, prefeitos e secretários de agricultura, técnicos da extensão rural, estudantes e pesquisadores presentes no evento vão poder circular entre as áreas de demonstração onde as plantas estão cultivadas e avaliar o potencial de produção que possuem e práticas de manejo que exigem.

Pesquisa da Senado indica que internet terá destaque nas eleições de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211991.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao lado da televisão, a internet será a grande estrela nas eleições gerais brasileiras de 2010. Pesquisa nacional do DataSenado ouviu, por telefone, 1.088 eleitores, distribuídos pelas 27 capitais. O levantamento mostrou que a internet já é o segundo meio de comunicação mais usado pelo cidadão para informar-se sobre política, atrás apenas da TV.

Prazo para entrega do ITR terminou, mas contribuinte tem de apresentar declaração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211988.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Receita Federal recebeu até o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 5.155.507 declarações. O último dia para o envio das informações foi 30 de setembro. A Receita alerta os contribuintes que perderam o prazo que a multa, nesse caso, é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido, não podendo o valor ser inferior a R$ 50, no caso de imóvel rural sujeito à apuração do imposto, além de multa e juros.

Plano de agricultura vai beneficiar mais de 2,5 milhões de baianos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211994.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em uma iniciativa inédita na Bahia, o Governo do Estado lançou, no dia 1º de setembro, no Instituto Anísio Teixeira, o Plano Agrícola e Pecuário do Estado da Bahia (PAP) 2009/2010. Denominado Agricultura Tamanho Família, o pacote de ações beneficiará mais de 2,5 milhões de baianos que vivem na zona rural. O objetivo é dotar a agropecuária de políticas públicas estruturantes, fortalecendo o setor, em especial a agricultura familiar.

Criação da Justiça Agrária pode resolver conflitos no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211992.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A criação e implantação da Justiça Agrária como remédio jurídico capaz de solucionar conflitos agrários foi defendida por unanimidade no workshop sobre reforma agrária, durante o I Encontro do Fórum Nacional para Monitoramento e Resolução dos Conflitos Fundiários Rurais e Urbanos, que aconteceu em Campo Grande (MS), no último dia 30.

Comissão do Senado vota projeto que regulamenta destinação de embalagens de produtos veterinários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211990.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal analisa, em decisão terminativa, amanhã (6/10), às 9h30, projeto de lei - PLS 134/07 - que atribui aos estabelecimentos privados e oficiais, cooperativas, sindicatos rurais e entidades congêneres a responsabilidade pela destinação final de produtos veterinários com prazos de validade vencidos, bem como de suas embalagens vazias.

4º Prêmio Emater-MG premia produtores das regiões Central e Leste do Estado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211989.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os produtores rurais mostraram que com criatividade é possível facilitar o trabalho no campo e ainda conquistar prêmios. O projeto Limpador e Esterilizador de Quadros a Vapor, criado pelo apicultor Eduardo de Oliveira, do município de Dom Joaquim, na região Central do Minas Gerais, conquistou o quarto lugar do 4º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural. E em quinto lugar ficou o produtor José Rodrigues de Resende, do município de Central de Minas, no Leste do Estado, com o invento Descamadora de Peixe.

Estudo da Esalq avalia cultivares de batata para produção orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211967.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP em Piracicaba, uma pesquisa avaliou cultivares de batata nacionais e estrangeiras para o sistema orgânico de produção. "Na atualidade, é limitado o esforço de pesquisa enfocando fertilização, adaptação de cultivares e manejo de pragas e doenças para sistemas orgânicos de cultivo da batata. Em geral, a produtividade na produção orgânica de batata é menor em comparação à obtida no sistema convencional, devido a cultura estar sujeita à inúmeras pragas, doenças e distúrbios fisiológicos", revela o agrônomo Fabrício Rossi.

Zoneamento ajuda agricultor a escolher melhor época para plantio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211987.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os agricultores familiares passarão a contar, até o final de 2010, com o zoneamento agrícola de cerca de 40 culturas. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDS), o zoneamento de risco climático ajuda a identificar a melhor época de plantio, o que reduz o risco de perdas da lavoura por causa de alterações do tempo.

Pesquisar este blog