Selecione o dia...

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

MAPA publica portarias com zoneamento de risco climático para caju, milho e café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102882.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os zoneamentos de risco climático para as culturas de caju, milho e café, ano safra 2008/2009, foram publicados ontem (17/10), no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Encerrada consulta pública do novo regulamento de inspeção de produtos de origem animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102880.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Terminou o prazo de consulta pública do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa). As propostas estão sendo analisadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária (Dipoa/SDA). Devido ao grande volume de contribuições recebidas, o diretor do Dipoa, Nelmon Oliveira, acredita que o prazo para avaliação das propostas não será inferior a 60 dias.

Algodão: qualidade superior da fibra e maior produtividade com FiberMax 910

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102877.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Alto potencial produtivo e elevada qualidade da fibra no final da safra. Estas características, tão esperadas pelos produtores de algodão e muito valorizadas pelas indústrias têxteis do mundo, são os diferenciais proporcionados pela nova variedade de algodão da Bayer CropScience: FiberMax 910. O produto é uma opção muito atrativa que pode contribuir para o aumento de produtividade e de qualidade da fibra, proporcionando mais rentabilidade ao cotonicultor no final da safra.

Destinação de embalagens vazias de agrotóxicos apresenta crescimento de 12,5%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102874.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os agricultores brasileiros se mantêm na liderança no ranking dos mais conscientes do mundo, quando o assunto é a devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Fruto dessa conscientização, de janeiro a setembro deste ano, seguiram para o destino ambientalmente correto (reciclagem ou incineração) 19 mil toneladas de embalagens vazias, volume que representa um aumento de 12,5% em relação ao total processado nos primeiros nove meses de 2007 (16,9 mil toneladas). Apenas em setembro deste ano, foram destinadas 2,2 mil toneladas.

Programa Muito Mais Florada Café apresenta resultados significativos nas lavouras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102873.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Terminada a principal florada do café Conilon em setembro, os produtores se preparam agora para a florada do café Arábica, que acontece em outubro. A fim de possibilitar que a lavoura fique livre das doenças comuns à cultura e alcance resultados expressivos de produtividade, os cafeicultores devem se atentar a medidas que possam proteger seus pés de café dos fungos que debilitam as plantas, prejudicando as floradas.

Atenção para o controle de doenças nos citros é fundamental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102872.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Manter a sanidade dos pomares das culturas citrícolas pode reduzir prejuízos de até 90% no final da safra. Por isso, é importante que o tratamento preventivo com fungicida seja feito de maneira rigorosa, principalmente nesta época do ano, quando a incidência da podridão-floral-dos-citros (PFC) e da podridão negra é muito mais freqüente, e acaba por afetar o valor comercial dos frutos e o rendimento dos produtores.

Comissão da Agricultura aprova creches e pré-escolas em assentamentos rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102871.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal aprovou no último dia 15, por unanimidade, o Projeto de Lei 6103/05, do Senado Federal, que prevê a construção de prédio para funcionamento de creche e pré-escola em assentamentos rurais.

Stephanes diz que governo deve tomar medidas para apoiar exportadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102867.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que o governo deve adotar medidas para beneficiar os exportadores brasileiros. Segundo ele, as duas reivindicações entregues ono último dia 14 por representantes das indústrias exportadoras, por meio de documento, devem ser atendidas.

A segunda onda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102866.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] A atual alta dos preços dos alimentos já foi comparada a um tsunami silencioso. A subida acentuada que começou por volta de 2006-07 parece ter pegado o mundo de surpresa, embora já em 1996 e em 2002 a FAO tivesse convocado cúpulas mundiais sobre a fome no mundo. O problema já estava colocado, ainda que não tenha recebido a atenção devida.

FAO alerta de que crise financeira pode agravar a crise de alimentos no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102864.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os governos devem evitar reduzir a ajuda à agricultura para os países em desenvolvimento e também estabelecer medidas protecionistas no comércio como resposta à atual crise financeira mundial, advertiu hoje o Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf.

Sindicatos Rurais de Itaporã e Deodápolis tem novas diretorias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102863.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Sindicato Rural de Itaporã realizará, hoje (17/10), a solenidade de posse da nova diretoria, eleita no dia 9 de outubro. A nova gestão, 2008-2011, vai ter na presidência Maurício Koji e na diretoria Luciano Marques da Silva e José Simplício Neto. O vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, participa da solenidade de posse. O evento será realizado na sede do Clube de Lazer Popular, situado na Rodovia Itaporã/Dourados ? Km 01.

Embrapa Tabuleiros Costeiros realiza ações diversas na Semana de C e T

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102860.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Mostrar a importância da ciência no cotidiano e divulgar as tecnologias que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas são alguns objetivos da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju ? SE) ao programar diversas atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá de 20 a 26 de outubro em todo o país. Em Sergipe, o evento está sendo operacionalizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e a Embrapa com a participação de diversas instituições sergipanas, sob a coordenação nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

E-book da PUCRS estimula crianças a ler e criar histórias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102855.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Dia das Crianças já passou, mas uma boa dica de diversão com conhecimento é visitar o e-book Ler e Brincar. É uma história sobre a arte de criar histórias, uma narrativa apresentada em forma de hipertexto, com o objetivo de ser percebida de forma não linear pelo leitor.

TalkAndWrite humaniza relações de ensino a distância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102868.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] Quando o assunto é ensino a distância, logo vem a mente a comodidade de se estudar em qualquer lugar. Mas, daí surge o problema da restrição de contato com o professor, o que comprometerá o aprendizado Quando se pensa em aparato tecnológico é possível visualizar facilidades, rapidez, mas as relações acabam ficando entre as máquinas e as pessoas.

Ministério Público apresenta ações voltadas para as questões ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102852.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A procuradora de justiça Marigô Regina Bittar apresentou os projetos e resultados de programas voltados a preservação e conservação de matas ciliares a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), na manhã de ontem (16/10). A entidade promove uma vez por semana um café da manhã com autoridades para que a diretoria possa mostrar suas ações.

Pecuaristas mineiros terão que atualizar informações sobre rebanho bovino até 30/11

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102850.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os pecuaristas de Minas Gerais terão que atualizar as informações do cadastro do rebanho bovino junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O recadastramento deverá ser feito na próxima etapa da campanha de vacinação dos animais contra a febre aftosa, marcada para o período de 3 a 30 de novembro. O produtor terá que declarar o número de cabeças existentes da propriedade, o sexo dos animais e a faixa etária.

Antaq apresenta projetos de alternativa de escoamento agrícola de MT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102849.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) apresentou ao Governo do Mato Grosso, ontem(15/10), o trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos em prol das alternativas do escoamento de produção do Estado, especialmente via hidrovias. O diretor da Antaq, Fernando Fialho, lembrou que o Brasil ainda transporta apenas 13% de toda sua produção pelas hidrovias.

Faxina vegetal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102838.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em doutorado defendido no Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Divina Aparecida Vilhalva descreveu uma planta do Cerrado brasileiro que, além de ter alto potencial para limpar solos contaminados com metais pesados, é capaz de absorver o cádmio em grandes quantidades. O cádmio produz efeitos tóxicos aos organismos vivos mesmo em concentrações relativamente baixas.

Técnicas para Produzir mais Cordeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28455.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Um manejo reprodutivo eficiente que garante lucratividade na ovinocultura, afirmam os criadores. O objetivo deste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos,é ajudar o ovinocultor a melhorar seus índices reprodutivos, apresentando: manejo dos carneiros e das ovelhas, para acasalamento bem sucedido; estação de monta; monta a campo; monta dirigida; inseminação artificial; cuidados na gestação; cuidados na parição; e, manejo dos cordeiros do nascimento ao desmame.

Técnicas para Produzir mais Bezerros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28454.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Uma pecuária de corte rentável só é possível quando o pecuarista consegue produzir um bezerro, ao ano, por vaca. Este curso, constituído de filme, em DVD, e manual interativo, apresenta as técnicas de manejo reprodutivo para aumentar a taxa de natalidade. São abordados os seguintes assuntos: gerenciamento do rebanho; estação de monta; manejo nutricional; manejo sanitário; influência da lactação sobre a fertilidade; presença do touro como estímulo reprodutivo; e, melhoramento genético.

Pesquisar este blog