Selecione o dia...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Cobrança pelo uso de recursos hídricos é desafio após 12 anos da Lei de Águas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103807.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Doze anos após a criação da Lei 9.433, a chamada Lei de Águas, a implantação de mecanismos de cobrança pelo uso dos recursos hídricos e a articulação entre ações federais, estaduais e municipais estão entre os principais desafios da legislação. A avaliação é do diretor do Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Bosco Senra.

Os Cuidados com o Trator - Volume 1

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28629.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Brasil conta com oito tratores para cada 1.000 hectares de terra cultivada. É pouco: a França tem 72 e o Reino Unido, 82. Com esses e outros números, Gastão Moraes da Silveira demonstra que nosso processo de mecanização é lentíssimo. Mas há outros problemas. O brasileiro conserva muito mal seu trator, que é sucateado antes de atingir o período de vida útil ideal, de 10 anos, ou períodos de vida de trabalho. Assim, ele acaba por se tornar um investimento muito caro para o agricultor.

Ministério da Educação divulga hoje segunda chamada de alunos para o Fies

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103806.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os estudantes que ficaram de fora da primeira chamada para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos. Hoje (12/1), às 10h, o Ministério da Educação (MEC) divulga a segunda chamada dos alunos pré-aprovados para o programa de bolsas do governo federal.

Fontes de Financiamento - Volume 9

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28628.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro fala sobre: o passado e as perspectivas do crédito rural; fontes oficiais de crédito na pecuária; fontes informais de crédito na pecuária; novos mecanismos de financiamento; avaliação de projetos de investimentos; noções de matemática financeira (apêndice).

Produtores brasileiros de manga querem triplicar exportações em 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103808.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Cooperativa dos Pequenos Produtores de Frutas de Livramento e Região (Copefrul), na Bahia, que em novembro e dezembro de 2008 realizou sua primeira exportação de manga, num total de 150 toneladas, pretende triplicar este resultado em 2009. Para isso, de acordo com a gestora do projeto de Fruticultura na Região de Livramento, Mônica Rizério, estão sendo providenciadas as certificações GlobalCap e Produção Integrada de Frutas (PIF), acreditado pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). Com as certificações os fruticultores estarão plenamente profissionalizados.

Embrapa anuncia que tambaqui terá centro de melhoramento genético

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103809.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tambaqui, peixe amazônico de grande demanda no Estado do Amazonas, está ganhando atenção especial das pesquisas. A espécie contará com a construção de um centro referência de melhoramento genético de peixes a ser construído na Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM). A estrutura será construída com verbas da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e deverá ter suas obras iniciadas em 2009. O alvo da pesquisa é produzir uma linhagem que ganhe maior peso em um ano de cultivo.

País exportou 37 mil toneladas de orgânicos entre 2006 e 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103805.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtos agrícolas cultivados sem defensivos químicos vêm ganhando o mercado brasileiro e conquistando outros países. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) indicam que em 2008 mais de 13 mil produtores participaram de atividades de fomento à agricultura orgânica desenvolvidas pela pasta, com incentivo ao uso de insumos e processos adequados para a produção sem agrotóxicos.

Repositório Digital disponibiliza produção científica da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103810.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Desde novembro, está disponível na internet o Repositório Digital Embrapa, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com o Comitê Permanente (CP) do Ainfo da empresa. O repositório apresenta os textos integrais, em meio eletrônico, dos trabalhos técnico-científicos gerados pela área de pesquisa, desenvolvimento e inovação, editados e publicados pela Embrapa. Com esse sistema, os usuários da informação agora terão maior garantia na recuperação e acesso aos textos disponíveis na Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA).

Estudo prevê efeito devastador do aquecimento global sobre a agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103804.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O rápido aumento das temperaturas no mundo todo terá, provavelmente, um grave efeito sobre as colheitas nas zonas tropicais e subtropicais no fim deste século, prevê um estudo publicado nesta semana pela revista Science. Como resultado, se não houver uma adaptação, metade do mundo enfrentará uma grande escassez de alimentos, advertiu a publicação.

Pesquisar este blog