Selecione o dia...

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Governo vai lançar linha de crédito ambiental para madeireiros e pecuaristas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101444.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou ontem (26/6), no Rio de Janeiro, que o governo vai lançar, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma linha de crédito para modernizar as cadeias produtivas da pecuária, soja, madeira e mineração. O projeto chamado Empresa Âncora terá capacidade de financiamento de 100% do empreendimento com taxa anual de juros de 7,15%. O assunto foi definido durante uma reunião na manhã de hoje com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Frango congelado com excesso de água interdita abatedouros de Minas e São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101445.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Três abatedouros de aves, dois de Minas Gerais e um de São Paulo, foram impedidos ontem (26/6) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de comercializar sua produção de frango congelado. De acordo com nota, a decisão foi tomada depois que o ministério recebeu uma denúncia do Procon do Espírito Santo, acusando as empresas de colocar frango congelado com excesso de água no mercado capixaba.

Expô do centenário em Araçatuba bate recorde em número de animais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101434.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Este ano a Exposição Agropecuária de Araçatuba ? Expô 2008, acontece de 4 a 13 de julho no Recinto de exposições Clibas de Almeida Prado em Araçatuba (SP). A feira contará com leilões, julgamentos, exposições de animais, palestras técnicas, shows, restaurantes e boates para oferecer diversas atrações para o público que comparecer ao Recinto nos 10 dias de festa. Os organizadores esperam que passem pela feira cerca de 350 mil pessoas, superando as 300 mil do ano passado.

Novo Guia de Boas Práticas de Manejo da Fort Dodge aborda embarque de bovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101427.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Maior rendimento de carcaça e melhor qualidade de carne. Estes são apenas dois dos benefícios econômicos dos pecuaristas que praticam o manejo racional de embarque e desembarque de bovinos, tanto de uma propriedade para outra como da fazenda para o frigorífico. A informação é do professor dr. Mateus Paranhos da Costa, do departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias ((FACAV) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Jaboticabal (SP), e está descrita no terceiro volume do Guia de Boas Práticas de Manejo ? Embarque.

Senar-AR/MS oferece cursos gratuitos em 15 cidades de Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101455.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A partir do próximo dia 30, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional do Mato Grosso do Sul (Senar-AR/MS) coloca à disposição, de produtores e trabalhadores rurais, 19 cursos nas áreas de Educação, Agroindústria, Pecuária, Alimentação e Nutrição, Agricultura, e Atividade Agrossilvopastoril em 15 cidades do Estado. Os cursos são totalmente gratuitos e desenvolvidos em parceria com os sindicatos rurais locais.

Epamig realiza mostra tecnológica para divulgar e facilitar o acesso às novas tecnologias da empresa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101452.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizou durante a tarde do último dia 24, em Lavras, a 1ª Mostra Tecnológica, quando pesquisadores dos 10 Programas de Pesquisa da empresa apresentaram as linhas de pesquisa em desenvolvimento, falaram sobre os benefícios da tecnologia para os produtores rurais, empresários e municípios. O presidente da Epamig, Baldonedo Arthur Napoleão, mostrou como é simples o acesso dos produtores e municípios às tecnologias geradas pela empresa, ao apresentar o Programa de Desenvolvimento Tecnológico da Agropecuária (Prodesag).

Famasul e Senar-AR/MS expõem projetos na Feira do Empreendedor 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101448.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Os principais projetos da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional (Senar-AR/MS) serão apresentados no estande das instituições na Feira do Empreendedor 2008, promovido pelo Sebrae/MS, de 3 a 6 de julho, das 14 às 22 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco.

Dia de Campo na TV mostra a importância do armazenamento correto de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101447.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esta semana o Dia de Campo na TV fala sobre Prevenção contra fungos em grãos armazenados na região meio-norte do país. O assunto está relacionado ao surto de beribéri que ocorre desde o final de 2005 na região de Imperatriz, estado do Maranhão.

Mais 10 escolas em Sergipe são contempladas com o projeto Minibibliotecas da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101446.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Dez escolas públicas de Sergipe serão contempladas com o projeto Minibibliotecas da Embrapa, totalizando 32 instituições de ensino no estado. Cada escola receberá um kit que é formado por 108 títulos de publicações impressas, 40 títulos de programa de Rádio Prosa Rural e 37 fitas de vídeo do programa Dia de Campo na TV, editados pela Embrapa Informação Tecnológica. Hoje, 27 de junho, será a entrega simbólica à Escola Municipal Presidente Tancredo Neves durante as comemorações dos 33 anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju ? SE).

Empresa paranaense cria tecnologia não poluente de produção de carvão vegetal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101440.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os fornos de barro, arcaicos e altamente poluentes, e a mão-de-obra em situação similar à escravidão, já podem ser evitados no processo de produção de carvão vegetal. Isso porque a Bricarbras - uma das sete unidades que compõem o Grupo Hübner, surgido no Paraná e que atua em três estados do Brasil nas áreas de metalurgia, siderurgia, usinagem, fundição, reflorestamento e implementos rodoviários - desenvolveu uma nova tecnologia para a fabricação do produto, sem causar danos ao meio ambiente.

Sadia conclui aquisição do controle acionário da Excelsior Alimentos do RS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101439.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Sadia concluiu ontem (26/6) a aquisição de 73,9% do capital da sociedade Baumhardt Comércio e Participações Ltda., controladora da Excelsior Alimentos SA. As duas companhias haviam firmado promessa de compra e venda em 17 de janeiro de 2008 e a efetivação do negócio aguardava a conclusão do processo de due diligence. O valor da aquisição das ações da Baumhardt é de R$ 5,4 milhões.

Ministério do Meio Ambiente fecha acordo pela madeira legal e sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101435.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) irão assinar no dia 18 de julho, em Belém (PA), o Pacto pela Madeira Legal e Sustentável. O acordo foi fechado no último dia 25, em Brasília, entre o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e representantes do setor. A iniciativa é semelhante a que já vem sendo desenvolvida com os produtores de soja.

Pecuária Leiteira: Merial lança teste de DNA que seleciona vacas resistentes à mastite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101429.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Merial Saúde Animal incorporou ao painel Igenity de marcadores moleculares, tecnologia de análise de DNA da empresa, um novo teste genético que mostra no rebanho as vacas mais e menos resistentes à mastite. A partir da informação revelada pelo teste, o produtor de leite pode conduzir os acasalamentos no rebanho no sentido de priorizar a genética das fêmeas menos susceptíveis à infecção, responsável por prejuízos à produção e à qualidade do leite.

Lírios, Gladíolos e Amarillys

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28234.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estas três floríferas possuem grande valor de mercado e são propagadas comercialmente a partir de bulbos. Todas elas são comercializadas como flor cortada; e o lírio e o amaryllis também podem ser vendidos em vasos. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: características das plantas; cultivo dos bulbos: fisiologia do bulbo, técnicas de produção, colheita e processamento dos diferentes tipos de bulbos; tecnologia do cultivo: você vai conhecer o cultivo de cada espécie, desde o plantio até a colheita das flores, passando pelo preparo do solo, irrigação e adubação de manutenção; e, controle de pragas, doenças e plantas invasoras.

Linguagem Oral e Escrita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28233.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Informações importantes para o trabalho do professor envolvido no processo de alfabetização de crianças de dezoito meses a seis anos. Assuntos abordados: o início da comunicação: a linguagem oral; atividades de linguagem oral; o início da alfabetização: a linguagem escrita; o processo de alfabetização; como deve ser a mediação do professor; e, atividades com a linguagem escrita. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Luciana Fiel, graduada e Mestra pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e da professora Eneida Pereira Gondim, Mestra em Educação Infantil pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, Professora por 23 anos da UFV.

Colheita de Soja com Qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27786.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural.

Sistemas Agroflorestais - diversificação da produção na pequena propriedade agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27785.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] Alternativas para a diversificação de produção na pequena propriedade agrícola. Os sistemas agroflorestais foram a solução encontrada para florestas para reverter os danos causados pelo desmatamento intenso, a erosão e a perda da fertilidade do solo. Com a queda da qualidade das terras os produtores estão sempre a procura de novas áreas para plantio e acabam usando as matas nativas que ainda restam.

Pesquisar este blog