Selecione o dia...

segunda-feira, 1 de março de 2010

FAO defende aumento das pesquisas em biotecnologia para combater a fome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213510.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apelou, no último dia 26, aos países em desenvolvimento para expandir a pesquisa em biotecnologia para apoiar a luta contra a fome. A FAO vai realizar uma conferência sobre o tema de hoje a 4 de Março, em Guadalajara, no México, para fazer um balanço sobre a aplicação da biotecnologia nos países em desenvolvimento e identificar as opções para as autoridades a tomar decisões nesta área.

Livro disponível na internet aponta soluções para reúso da água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213512.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Um livro que mostra como aproveitar de maneira inteligente a água da chuva e a chamada água cinza, resultante de pias e lavatórios de edificações. Com o título Uso Racional de Água e Energia: conservação de água e energia em sistemas prediais e públicos de abastecimento de água, o quinto volume da série do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico (PROSAB) foi publicado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e já está disponível para download - clique aqui para baixá-lo (15,2 MB - arquivo PDF).

Programa Garantia Safra prorroga prazo de inscrição para o dia 11 de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213509.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As inscrições de agricultores familiares para o programa Garantia Safra 2009/2010 foram prorrogadas até o dia 11 de março, criando condições para que um maior número de trabalhadores tenham acesso ao benefício para a safra de inverno. O programa tem o objetivo de garantir uma renda mínima de R$ 600 a agricultores familiares que tiverem perdas acima de 50% nas lavouras de arroz, feijão, milho, algodão e mandioca por conta de estiagem ou excesso de chuvas. O pagamento do seguro é dividido em quatro parcelas iguais de R$ 150, recurso que, em geral, é aplicado no próprio município, movimentando a economia local.

Brasil organiza assentamentos para garantir condições a agricultores expulsos da Bolívia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213501.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ameaçados de expulsão de suas terras na fronteira da Bolívia com o Brasil, cerca de 550 famílias de agricultores terão condições de reconstruir suas vidas do lado brasileiro - na região próxima ao Acre. Uma ação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Agrário com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do estado do Acre e de prefeituras vai assegurar a infraestrutura para assentar pelo menos 150 famílias.

Óleo de pimenta-de-macaco será utilizado como inseticida orgânico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213511.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Acre, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), está pesquisando óleos essenciais de pimenta-de-macaco (Piper aduncum), para serem utilizados como inseticidas orgânicos. Segundo o pesquisador Murilo Fazolin, coordenador do projeto, uma das metas da Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é prospectar no mercado elementos da biodiversidade amazônica para o desenvolvimento de produtos diferenciados. A pimenta-de-macaco é uma espécie nativa da Amazônia, encontrada em abundância em áreas de capoeira, principalmente no Acre.

Produção agrícola do Paraná sobe para mais de 30 milhões de toneladas de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213508.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com a recuperação da estabilidade climática, as principais lavouras de verão no Paraná - como soja, milho e feijão - da safra 2009/10 estão apresentando excelentes índices de produtividade, superando as médias históricas do Estado. Com os bons resultados que estão sendo obtidos na safra de grãos de verão e com a estimativa já concluída para a safra de grãos de inverno, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) está prevendo para este ano uma colheita de 30,4 milhões de toneladas entre grãos de verão e de inverno, que corresponde a um crescimento de 24% em relação à safra obtida no ano passado.

Pesquisadores criam inseticida genético para mosquito da dengue

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213507.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A genética pode ser a principal ferramenta no combate à dengue. Um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu uma técnica que pode frear a reprodução do mosquito Aedes Aegypit, inseto que transmite o vírus da doença. Entre a espécie, apenas as fêmeas picam e contaminam as pessoas. A técnica criada nos laboratórios da Universidade da Califórnia Irvine, nos Estados Unidos impede a fêmea de voar e se reproduzir.

Comissão de Agricultura do Senado corrige equívoco no Estatuto da Terra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213506.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal examina, amanhã (2/3), projeto de autoria do senador Osmar Dias (PDT-PR) que altera a lei que criou o Estatuto da Terra para substituição do termo "arrendador" por "arrendatário". O projeto é terminativo na comissão.

Minas Gerais tem primeira Central de Negócios de Morango

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213505.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores de morango de Bom Repouso se unem para formar a primeira central de negócios de Minas Gerais no segmento. Juntos, eles conseguem reduzir custos na compra de insumos, eliminar atravessadores, melhorar a margem de lucro e já pensam em aumentar a produção.

OEA propõe unificar legislação sobre direitos do consumidor no continente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213502.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ministros da Justiça e procuradores-gerais de países americanos estudam a implantação de uma legislação comum que proteja o consumidor que compra produtos fora do seu país. A proposta foi discutida durante a 8º Reunião de Ministros da Justiça da América, que terminou no último dia 26 em Brasília. A reunião faz parte das discussões da Organização dos Estados Americanos (OEA) nas áreas de Justiça e cooperação jurídica internacional.

Pesquisar este blog